Helena Peixoto
Helena Peixoto
23 Jul, 2019 - 09:40
Saiba como limpar superfícies de mármore sem as danificar

Saiba como limpar superfícies de mármore sem as danificar

Helena Peixoto

Saber como limpar superfícies de mármore não é a maior dor de cabeça, mas há que ter alguns cuidados. Conheça-os e mantenha o mármore a brilhar.

O artigo continua após o anúncio

É uma das pedras mais bonitas e elegantes e é muito utilizada para bancadas, soleiras, pisos e afins. No entanto, saber como limpar superfícies de mármore é algo extremamente importante para manter estas superfícies livres de manchas e poder prolongar o seu tempo de utilização.

Afinal, o mármore tem tanto de bonito como de sensível, por isso é preciso que se cuide dele devidamente. Saiba como.

Como limpar superfícies de mármore e mantê-las impecáveis

como limpar superfícies de mármore

A pedra mármore não é nada mais nada menos do que uma combinação de elementos naturais, daí a enorme gama de cores e padrões que possui. Este material tem a desvantagem de se manchar facilmente, pelo que a limpeza deve ser o mais eficiente e menos agressiva possível!

Neste artigo vamos partilhar alguns cuidados básicos de manutenção, dicas para remover manchas e ainda formas de manter a pedra mármore como se fosse nova!

1. Como limpar superfícies de mármore em três passos

  • Em primeiro lugar, deve aplicar uma porção de detergente da loiça ou de um outro produto, desde que seja neutro ou específico para estas superfícies (com pH neutro), com a ajuda de um pano de microfibra humedecido em água fria. Muito importante: mesmo com este tipo de detergentes, deve fazer sempre um teste num local mais escondido e pequenino antes de começar a utilizar de forma massiva;
  • Com a ajuda do pano, esfregue de forma muito suave a mármore, sempre em linha reta e na direção dos grãos. Evite ao máximo fazer movimentos circulares, pois corre o risco de danificar a pedra. Caso esteja perante alguma mancha, repita este processo o número de vezes necessário até a eliminar por completo;
  • Finalmente, passe um pano seco e bem macio na superfície de mármore para lhe dar aquele brilho final. Ao passar o pano faça-o também suavemente e também em movimentos retos.

2. Como limpar superfícies de mármore: especial pisos

Se a sua casa tem alguma área com piso de mármore, é importante que fique a conhecer os principais cuidados que deve ter com o mesmo. Não tenha medo de limpar esta zona de forma regular, desde que cumpra com as boas práticas associadas a este material sensível!

A chave está na utilização de um produto próprio para estes tipos de piso e que pode encontrar à venda em lojas da especialidade.

Como alternativa, pode encher um balde com uma mistura de água quente e umas gotas de detergente da loiça neutro. Utilize uma esfregona de cabeças suaves e garanta que está bem limpa. Faça movimentos curtos e leves e, depois de abranger toda a área, esvazie o balde e encha-o agora com água fria sem qualquer detergente. Passe novamente com a esfregona de forma delicada.

Para dar o toque final de brilho, finalize o trabalho passando um pano de microfibra limpo e seco.

O artigo continua após o anúncio

3. Como limpar superfícies de mármore com produtos caseiros

Se prefere sempre optar por produtos mais naturais em detrimento de químicos, também temos soluções para si! E não se preocupe com os resultados, pois vão ser igualmente excelentes. Aponte as nossas indicações:

  • Comece por varrer muito bem a área a limpar. Note que deve fazê-lo com uma escova ou vassoura de cerdas muito macias! Caso veja que existe alguma sujidade mais incrustada e teimosa, experimente esfregar suavemente com um pano humedecido num pouco de água morna e álcool;
  • Coloque num balde água em quantidade bastante generosa e acrescente cerca de 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 4 de álcool;
  • Passe a esfregona de cabeça limpa e macia e finalize com um pano de microfibra seco.

Resultado? Chão super limpo e cheiroso!

Como limpar superfícies de mármore: cuidados essenciais

Mais do que atuar em caso de acidente, é importante prevenir! Siga algumas boas práticas e consiga uma pedra bonita, brilhante e como nova durante anos e anos!

No caso de ter um piso de mármore, pode, por exemplo, colocar um tapete à entrada das divisões que tenham esse tipo de chão. Isto vai evitar que entrem pedrinhas e outras sujidades para esse espaço.

No caso das bancadas de mármore, nunca coloque objetos diretamente sobre a pedra. Use toalhas, individuais, proteções de mesa, o que quiser. O importante é não haver contacto direto, sob pena de ficar para sempre marcado.

Como limpar granitos e mármores: o que não fazer!

Agora que já sabe como limpar superfícies de mármore, vamos também partilhar consigo precisamente o que não deve fazer!

Existem práticas e produtos que podem estragar para sempre este material e não vai certamente querer isso. Consulte sempre as instruções de uso e segurança no rótulo de qualquer produto antes de o aplicar, e teste-o numa área pequena e escondida.

Evite também os produtos usados de forma comum para limpar pisos e pavimentos, já que eles vão rapidamente tornar a sua mármore baça e sem qualquer brilho. Soluções ácidas ou alcalinas, como o vinagre, também não devem ser utilizadas nestas pedras.

O artigo continua após o anúncio

Em termos de acessórios de limpeza, esqueça tudo o que são objetos de limpeza mais duros, como esfregões de arame ou mesmo os verdes mais duros.

Não tente também utilizador o aspirador, uma vez que há uma grande probabilidade de riscar a superfície.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp