ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
06 Jul, 2021 - 09:00

Saiba como limpar tachos queimados de forma eficaz

Catarina Milheiro

Com as nossas dicas, saber como limpar tachos queimados vai ser muito mais fácil. Não acredita? Fique atento!

limpar tachos queimados

Deixou um tacho ou uma panela demasiado tempo ao lume e agora não sabe como limpar? Não se preocupe, temos as dicas ideais para saber como limpar tachos queimados.

Normalmente acontece porque nos distraímos com o telemóvel, ou recebemos um e-mail importante ou até porque estamos a tentar fazer várias coisas em simultâneo. E quando damos por ela, deparamo-nos com um tacho totalmente queimado, não é assim?

São muito pequenas as distrações que fazem com que este “drama” aconteça: está a cozinhar e a campainha toca, o pequenino começa a chorar ou simplesmente acabou por se distrair mais um pouco. Resultado? Tacho completamente preto no fundo e com uma camada bem grossa que parece impossível remover.

Se pensa que não é possível dar uma nova vida àquela peça de cozinha que tanto estima, mas que queimou de tal forma que sempre achou que não havia volta a dar, desengane-se. Há mesmo solução – várias aliás, e vamos dar-lhe a conhecer isso mesmo.

Como limpar tachos queimados: 4 regras de ouro

Estas dicas servem para saber como limpar um tacho queimado, seja ele qual for. Inox, alumínio ou outro material qualquer – diferentes materiais requerem, claro está, cuidados especiais. Mas existem algumas dicas que pode (e deve) implementar em qualquer um deles que garantidamente não vai estar a cometer nenhum erro.

esfregar tacho queimado
1

Rapidez

Uma das regras mais importantes quando o assunto é saber como limpar tachos queimados é o facto de dever atuar o mais rápido possível – de preferência ainda quando o tacho está quente, com cuidado para não se queimar.

Para conseguir remover os restos de comida queimada no fundo do tacho, utilize por exemplo uma colher de pau ou de plástico e nunca uma faca, escova ou esfregão abrasivo. Afinal, estes últimos podem riscar e danificar a superfície, arrancando parte do seu revestimento.

2

Produtos de qualidade

Outra questão muito importante na hora de saber como limpar um tacho queimado é a utilização de produtos de qualidade. É do senso comum que se existe área onde não é aconselhável poupar sem olhar a qualidade é nos produtos de limpeza, caso contrário pode colocar em risco a eficiência dos mesmos.

Prefira sempre detergentes de qualidade e que sejam poderosos na remoção de gorduras. E apesar dos seus múltiplos benefícios e alternativas de utilização na limpeza, não deve usar bicarbonato de sódio em tachos antiaderentes ou de alumínio.

Além disso, saiba que a lixívia por exemplo, pode danificar os tachos em aço inoxidável. Por isso já sabe, opte sempre por um produto com qualidade e adequado ao material.

3

Testar

Por mais confiança que tenha num produto ou por mais que tenha lido sobre o assunto, existe sempre a possibilidade de no seu caso não correr como planeado. Nesse sentido, deve sempre aplicar o produto ou mistura em causa numa pequena área do tacho e analisar a sua reação.

Desta forma, estará a prevenir possíveis danos no seu tacho ou panela e claro, a comprovar se o produto é realmente o mais indicado para o tipo de tacho em questão.

4

Água quente

Utilizar água fria para remover os restos de comida queimada no tacho não deve ser uma opção. Na verdade, a água fria e o sal podem corroer os metais e danificar as panelas ou tachos em questão.

Para que nada disso aconteça, a regra geral para limpar tachos queimados é mesmo a utilização de água quente (seja qual for o seu tipo de tacho).

Aprenda a limpar tachos queimados de acordo com o material

tacho queimado

Como limpar tachos queimados de inox

O inox é dos materiais mais usados nos tachos tradicionais. Contudo, por não ser antiaderente, pode sempre deparar-se com um cenário pior quando deixa queimar a comida.

Normalmente, quando se trata da limpeza de tachos queimados de inox, a utilização de um detergente líquido e água quente resulta muito bem.

No entanto, se vir que esta solução não está a resultar, pode sempre optar por colocar o tacho “de molho” com água quente e um pouco de um produto abrasivo (por exemplo: Cif Creme). Depois, basta que lave normalmente com líquido da loiça.

Caso pretenda que os seus tachos voltem a brilhar ao máximo, basta que borrife a parte inferior (da base) com bicarbonato, junte um pouco de água quente e esfregue suavemente com o lado áspero da esponja de cozinha.

Como limpar tachos queimados de ferro fundido

Mais típicos nos trens de cozinha mais antigos, estes tachos são dos mais duradouros também. Para saber como limpar um tacho queimado deste material, experimente seguir os seguintes passos:

  • Coloque no tacho queimado água quente e sabão e ferva ao lume por cerca de um minuto;
  • Se continuar a visualizar restos de comida agarrados às paredes do tacho queimado, opte por utilizar uma colher de pau ou uma espátula de silicone para os remover – tudo isto enquanto a água ferve;
  • Retire o tacho do lume e despeje a água suja;
  • Seque com papel absorvente ou um pano seco, e aplique uma camada de azeite para manter o interior liso e brilhante;
  • Por fim, lave com água e detergente da loiça.

Como limpar tachos queimados de alumínio

Para começar, deve ter em conta que os tachos de alumínio são por norma menos resistentes do que aqueles feitos em aço inoxidável e por isso são também mais fáceis de queimar. Assim, para saber como limpar um tacho queimado de alumínio, experimente cobrir a parte queimada com água quente e com umas gotas de detergente da loiça, deixando atuar durante uns minutos antes de lavar normalmente.

Assim que o tacho estiver limpo, poderá ainda borrifar com um pouco de azeite para obter um resultado brilhante. Mas lembre-se: evite por completo o uso de vinagre e esponjas abrasivas (muitas vezes utilizados de forma errada nas nossas limpezas).

Como limpar tachos queimados com cobertura antiaderente

Os tachos com uma cobertura antiaderente dão-nos um alívio na cozinha. Afinal, eles permitem que os alimentos cozinhem sem que nos preocupemos se agarram ao fundo.

No entanto, se deixarmos um tacho deste tipo demasiado tempo ao lume, ele vai acabar por queimar também e acumular a sujidade dos vestígios de comida queimada.

Sempre que isto aconteça, saiba que na maioria dos casos basta que utilize uma esponja suave com água quente e um detergente da loiça eficaz, para o problema ficar resolvido.

Como limpar tachos queimados de cerâmica

De uma forma geral, o processo de limpeza é idêntico ao dos tachos com cobertura antiaderente. Ou seja, deverá deixar o tacho de molho com água quente durante alguns minutos e em seguida, utilizar uma esponja macia e detergente líquido da loiça para remover a sujidade.

Contudo, muitas vezes os tachos de cerâmica ficam marcados com as manchas dos alimentos queimados. Para acabar com essas manchas basta que:

  • Remova os restos de comida queimados da superfície do tacho;
  • Adicione bicarbonato na panela (o suficiente para cobrir apenas o local das manchas);
  • Adicione água quente e deixe descansar durante cerca de duas horas;
  • Por fim, lave o tacho com água quente e detergente líquido e enxague bem.

Alguns produtos para ajudar numa limpeza eficaz

Agora que já sabe como limpar tachos queimados de forma rápida e eficaz, é importante que fique também a par de alguns produtos que o vão ajudar neste processo.

1. Cif Creme

2. Bicarbonato de Sódio

3. Esfregão Ultra Fresh Fibra Azul

4. Detergente Manual de Loiça Cif

Independentemente da limpeza que efetuar no seu tacho queimado, o importante é que evite ao máximo deixar queimar quer o tacho, quer os alimentos. Para que consiga prolongar a vida dos seus utensílios na cozinha, assegure-se de que quando coloca um tacho ao lume estará atento.

Mesmo que tenha mil e uma coisas para fazer enquanto coloca o jantar ao lume, lembre-se que mais vale perder dois minutos e ir monitorizando o seu cozinhado do que perder 30 minutos ou mais a lavar um tacho queimado.

Veja também