Sofia Martins
Sofia Martins
24 Ago, 2018 - 00:00
Os 10 melhores países da Europa de Leste para visitar no verão

Os 10 melhores países da Europa de Leste para visitar no verão

Sofia Martins

Prepare-se para uma experiência rica em cultura, história e natureza. Explore os 10 melhores países da Europa de Leste para visitar no verão.

O artigo continua após o anúncio

É uma região marcada por edifícios históricos, monumentos belíssimos, parques agradáveis, ruas charmosas e por uma vida cultural agitada. Falamos, claro está, da Europa de Leste. Assim, sugerimos-lhe esta lista dos 10 melhores países da Europa de Leste para visitar no verão. Da Ásia ao leste da África, vai encontrar incríveis destinos que nunca lhe passaram pela cabeça. Pode aproveitar para conhecer as suas praias maravilhosas, património cultural e escapar aos radares do turismo de massas. Deslumbre-se pelos seus monumentos épicos e espaços naturais de cortar a respiração.

10 países da Europa de Leste para visitar no verão

1. Croácia

croácia

Durante a última década, Croácia emergiu como um dos países mais interessantes para visitar na Europa de Leste. É um dos destinos mais procurados pelos amantes do bom tempo graças à água azul-turquesa das praias da costa Dálmata. Não perca uma visita ao Palácio de Diocleciano, em Split, a segunda maior cidade da Croácia. É fácil perder-se neste labirinto de becos e ruas estreitas. E se pretende desligar-se, que tal explorar o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, o mais popular da Croácia, pintado por cascatas impressionantes e rodeado por um denso bosque? Deslumbre-se por este país encantador.

2. Polónia

polonia

Polónia é, todavia, um país desconhecido por muitos. Não obstante, este país tem cidades que parecem saídas de um conto de fadas, rios, montanhas e paisagens de cortar a respiração. É considerado como um dos melhores países da Europa de Leste para visitar no verão. Se procura uma cidade urbana, visite Cracóvia, uma das cidades mais bonitas de Polónia. Explore a Praça do Mercado, a maior praça medieval da Europa, do século XVII. Se, noutro caso, prefere um destino natural, pode encontrar percursos pedestres, montanhismo e cenários inesqueciveis em Zakopane, situado na base da Cordilheira de Tatras.

3. Turquia

turquia

Num local onde Oriente e Ocidente se tocam, marcado pelo contraste de dois mundos opostos, encontra-se a Turquia, um dos melhores países da Europa de Leste para visitar no verão e uma das maiores jóias para viajar. Montanhas, planícies, uma rica cultura e uma gastronomia intensa e variada, Turquia tem isto tudo e mais. Explore o caminho de Lícia, pintado de cores turquesas, florestas e até túmulos deixados pelos habitantes da antiga cidade há quase três mil anos! Entre numa das mais poderosas mesquitas do mundo, a Mesquita Azul, e deixe-se encantar pela arquitetura clássica otomana.

4. Albânia

albania

Se procura vivências únicas, aventuras e um dos países da Europa de Leste para visitar no verão, Albânia é o melhor destino. Edifícios coloridos, pessoas bem-dispostas e uma natureza inigualável são alguns dos ingredientes que lhe vão permitir degustar a sua estadia numa dos países mais hospitaleiros do mundo. Deixe-se deslumbrar pelas míticas cascatas em Grunas, um espetáculo digno de ser contemplado durante horas. Banhe-se no Lago Skadar, o lago que divide Montenegro e Albânia e fique maravilhado com as inúmeras cascatas e lagoas que caracterizam o país albanês. Aqui vai entender o verdadeiro significado de natureza.

5. Moldávia

moldavia

A Moldávia é um dos países mais remotos da Europa, localizado entre a Roménia e a Ucrânia, e é uma ótima opção para quem pretende fugir do turismo de massas. Em primeiro lugar, a Moldávia é um país muito verde. No verão pode aproveitar o calor, as árvores, a flora verde e contar com as maravilhosas paisagens e lugares para visitar. Não pode perder a maior atração turística da Moldávia, as Minas de Cricova, um complexo subterrâneo de túneis que alberga a maior adega do mundo, com mais de 120km de armazéns de vinho.

6. Roménia

romenia

A Roménia é um dos melhores destinos e países da Europa de Leste para visitar no verão por diversas razões. Entre elas, porque é um destino extremamente barato, surpreendente e com pessoas muito simpáticas e alegres. O país preserva uma grande influência da cultura do passado. Surpreenda-se com o “Castelo do Drácula” ou melhor, o Castelo de Bran, um monumento nacional e histórico da Roménia, e o Mosteiro de Sucevita, uma das mais importantes obras do país.

7. Montenegro

montenegro

Explorar Montenegro é como entrar num mundo encantado. Dos parques naturais às vilas protegidas pela UNESCO, dos mosteiros ortodoxos à maravilhosa cidade de Perast, este é um dos melhores países da Europa de Leste para visitar no verão. Encontre a harmonia no Parque Nacional Durmitor, onde um bosque, um pequeno lago (Lago Negro) e uma montanha são o cenário perfeito para relaxar. Visite a Baía de Kotor, um dos símbolos de Montenegro e suba para a Fortaleza de São João, para aproveitar uma das paisagens mais incríveis da Europa. E não deixe escapar a oportunidade de experimentar uma das melhores especialidades do Montenegro, os frutos do mar, e os seus deliciosos molhos!

O artigo continua após o anúncio

8. Eslovénia

eslovenia

Vai encontrar neste país um dos lugares mais bonitos e maravilhosos da Europa. Este pequeno país alberga inúmeras paisagens naturais e destinos fantásticos para visitar no verão. Visite a jovem e vibrante capital Liubliana, com um agradável centro histórico, gente festiva e bonita. Pare em Bled, uma cidade bastante acolhedora e descubra o Lago Bled, digno de um conto de fadas, com castelo, montanhas e até uma pequena ilha localizada no centro do lago azul. Vai ficar boquiaberto com tamanha beleza!

9. Bulgária

bulgaria

Bulgária é um dos melhores países da Europa de Leste para visitar no verão. Visite Plovdiv, a cidade mais antiga da Europa, conhecida pelas suas 7 colinas. Aqui vai encontrar uma fusão de cronologias, culturas e monumentos, principalmente os da época romana. Não perca monumentos romanos como o teatro, o estádio, o anfiteatro, o fórum, entre outros. Explore a cidade de Sófia, a capital da Bulgária e passeie pelas suas ruas charmosas, cafés gourmet, restaurantes e grandes centros comerciais.

10. Grécia

grecia

Embora haja algumas controvérsias geopolíticas na interpretação do Leste Europeu, em muitas referências geográficas, a Grécia está incluída entre os países da Europa do Leste. E por ser um destino fascinante e que está na moda, principalmente no verão, não podia ficar de fora dessa lista. A Grécia é um país fascinante, onde a história e a cultura igualam a sua beleza natural. É um dos países com maior influência na História do Ocidente. Foi aqui que nasceu o conceito de civilização, a democracia, os Jogos Olímpicos, a literatura, o estudo da História, a política e os princípios básicos da ciência e da matemática. Faça um cruzeiro pelas Ilhas Gregas e passe pela Ilha de Santorini, caracterizada pelas suas belas povoações, de fachadas brancas e portadas de um azul vibrante. Visite Atenas, a capital da Grécia, conheça os seus templos e aprenda mais sobre a sua história milenar que lhe dá um misticismo que nos remonta aos Deuses Gregos. Deixe-se surpreender por este país mágico!

Depois de explorar todas as ilhas Gregas, pisar em dois continentes ao mesmo tempo na Turquia e descobrir as minas de Cricovia, na Moldávia, vai perceber que estes são dos melhores países da Europa de Leste para visitar no Verão. Esperemos que, com estas sugestões, descubra o verdadeiro significado de aventura. Tenha umas boas férias e divirta-se!

Veja também: