Em alguma altura da sua condução já deixou, certamente, o carro ir abaixo, como por exemplo, num sinal luminoso, numa fila de trânsito ou mesmo numa subida íngreme. É aqui que surge, então, a questão sobre o ponto de embraiagem e como fazê-lo corretamente.
Este é um dos grandes dilemas dos recém encartados. Isto porque, na maioria dos casos, fazem a instrução em viaturas com motor de combustão a diesel. Posteriormente, acabam por conduzir o carro do pai, da mãe ou de um amigo, que poderá ser a gasolina.
E o drama começa aqui, porque, nos carros a gasolina, como têm menos binário, e funcionamento mais suave, é necessário mais aceleração e maior prática no que por norma se chama “encontrar o ponto de embraiagem”.
Se é o seu caso e tem dificuldade em encontrar o ponto de embraiagem no seu carro, saiba que a tranquilidade é crucial para realizar os vários passos que tem de fazer em simultâneo.
Por isso, se o carro for abaixo, o primeiro passo é sempre respirar fundo, dar à chave, colocando o motor em marcha e lembrar-se das dicas abordamos ao longo do artigo.
A embraiagem e o seu funcionamento
Antes de avançar com a dica para fazer o ponto de embraiagem corretamente, importa saber o que é a embraiagem e como funciona.
A utilização da caixa de velocidades manual obriga a que o condutor controle a ação da embraiagem, o pedal colocado à esquerda do pedal do travão. E, como em tudo num automóvel, a embraiagem tem um modo correto de funcionamento.
Trata-se, portanto, de um mecanismo que transmite a rotação do volante do motor às engrenagens da caixa de velocidades que, por sua vez, a transfere para o diferencial através do eixo.
A embraiagem faz a ligação entre o motor e a caixa de velocidades do automóvel. É uma das peças com maior desgaste num automóvel, uma vez que está em constante utilização, quando este está em circulação.
Fazer o ponto de embraiagem corretamente
O ponto de embraiagem é o processo necessário para que um automóvel com caixa de velocidades manual comece a andar. Sente-se sempre que a viatura dá uma tremida, quando se engrena a primeira velocidade e se solta o pedal da embraiagem devagar. Nesse momento o carro começa a ganhar força para se movimentar.
Esse momento é importante, pois se o condutor perder o ponto ou passar demais, o motor pode ir abaixo. É esse momento não queremos que aconteça.
Por isso, aqui fica a dica de como fazer o ponto de embraiagem corretamente:
- Depois de colocar o motor em funcionamento, pise o pedal de embraiagem a fundo e engate a primeira velocidade. O pé direito deverá estar a pressionar o pedal do travão;
- De seguida, vá levantando o pé esquerdo na embraiagem, bem devagar, até sentir que o carro treme ligeiramente e sente-se a tração;
- Nesta fase já encontrou o ponto de embraiagem;
- Mantenha a pressão necessária para suster o pedal nesse sítio. Tire o pé direito do travão e passe-o para o acelerador (movimento deve ser feito rapidamente), pressionando-o suavemente;
- À medida que acelera, liberte, suavemente, o pé esquerdo da embraiagem e deixe vir o pedal para a sua posição normal. Nesta fase o carro estará em andamento de forma perfeita, sem solavancos.
![foco nos pés de um condutor a fazer o ponto de embraiagem](https://cdn.e-konomista.pt/uploads/2019/09/ponto-de-embraiagem-condutor.jpg)
Travão de mão poderá ajudar no processo do ponto de embraiagem
Embora algumas pessoas não aconselhem, em alguns casos, pode até dar mais segurança ao condutor.
Para fazer o ponto de embraiagem numa subida, recorrendo ao travão de mão, deve acelerar devagar até sentir o carro tremer e a parte traseira levantar. Nesse momento, solta-se o travão de mão e acelera-se. Assim, o automóvel inicia a marcha.
Reforça-se ainda, como já referimos, que dependendo da viatura ter motor a gasolina ou diesel o processo de encontrar o ponto de embraiagem é diferente. No primeiro caso, tudo tem de decorrer de uma forma mais suave. No segundo, como os motores têm mais binário, o processo torna-se mais fácil.
Além disso, nos modelos movidos a gasolina, a embraiagem tem tendência a ser mais dura e precisa de aceleração mais cedo.
Num carro a diesel, à medida que se vai soltando levemente a embraiagem, o veículo, regra geral, começa a deslizar imediatamente, sendo também mais fácil encontrar o ponto de embraiagem.
O que fazer para melhorar a performance como condutor
Neste caso específico de “fazer/encontrar o ponto de embraiagem” enumeramos algumas sugestões que podem ajudar a melhorar a sua performance enquanto condutor.
O treino/a prática é extremamente importante. Quanto mais treinar, mas capacitado estará para lidar com esta situação. Por isso, sugere-se que treine o que acima lhe transmitimos, numa garagem ou num parque de estacionamento.
Ligue o motor do carro e siga passo a passo a dica que lhe demos. Sinta o carro, saiba interpretar o movimento. Verá que em poucos minutos intuirá a forma de fazer o ponto de embraiagem.
Os semáforos e as filas de trânsito podem também constituir um problema e “acordar” o estigma do “ponto de embraiagem”.
No caso dos semáforos, é sempre uma ajuda estar atento ao momento em que o semáforo dos peões se prepara para mudar para vermelho. É nessa altura que deverá engrenar a primeira velocidade e preparar-se para arrancar.
Se estiver em filas de trânsito, tente vislumbrar, através do carro que está à sua frente, se o carro que este precede arranca. Se isso acontecer, prepare-se para engrenar a primeira velocidade. Nessa altura, o carro que está à sua frente deve estar a arrancar possibilitando também que inicie a sua marcha.
Numa subida o processo é idêntico, necessitando só que a embraiagem não seja tirada tão rapidamente e que deve acelerar de uma forma mais decidida, embora não bruscamente.
Carros de caixa automática e elétricos
No caso dos carros com caixa automática não necessita preocupar-se com a embraiagem, pois o pedal não existe. Nestas viaturas existem apenas dois pedais: o acelerador e o travão.
Também nas viaturas elétricas não tem de se preocupar com o pedal da embraiagem, pelo simples facto de estes modelos não terem embraiagem, nem caixa de velocidades. Na mesma linha, também só existem dois pedais: acelerador e travão.
Acresce nos carros elétricos que, como no momento do arranque o motor dispõe da totalidade do binário, exige-se o doseamento do acelerador, principalmente nos primeiros metros após arrancar.
Com tempo e treino adquirirá a tão necessária experiência e tornar-se-á um ás do “ponto de embraiagem”, passando a realizar este processo de forma intuitiva. Não se esqueça: encare com descontração o processo pois, mais facilmente conseguirá superá-lo.