ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
01 Set, 2021 - 12:30

Portela do Homem: no topo do Gerês, paredes meias com Espanha

Mónica Carvalho

As cascatas da Portela do Homem são uma obra de arte da Natureza e uma das grandes atrações do Parque Nacional do Gerês. Descubra connosco.

portela do homem

Portela do Homem é um pequeno pedaço de terra partilhado por Espanha e Portugal, na bela serra do Gerês, mais propriamente no limite do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Do lado de cá fica no concelho de Terras de Bouro e do lado lá em Lobios. Logo ao lado, à distância de um passo, estamos em território espanhol.

O local é também conhecido como Cascata do Rio Homem e caracteriza-se pela sua grande beleza natural e muito procurada especialmente no verão pelas águas cristalinas. Um sucesso para quem a visita, mas ainda uma zona desconhecida para tantos outros.

Alertamos para o facto de ser necessário muito cuidado neste percurso. Apesar de pequeno, trata-se de um piso acidentado e cheio de rochas escorregadias. Um esforço que vale a pena para o prémio final.

As cascatas estão situadas a 822 metros de altitude e estão cercadas pelas rochas graníticas polidas pela erosão milenar, formando bem lá no fundo, um quadro natural, isto é, uma piscina cristalina de cor verde-azulado.

Qual a melhor altura para ir visitar a Portela do Homem?

quedas de água portela do homem

Naturalmente que são os meses de maior calor que fazem deste local uma zona muito atrativa. É um local pequeno, pelo que é frequente a presença de um grande aglomerado de pessoas.

Todos a procuram pela beleza, mas também por possibilitar banhos refrescantes nos dias quentes de verão, sendo, assim, uma excelente alternativa às praias do litoral ou às praias fluviais.

Todavia, o local pode ser visitado em qualquer altura do ano, visto que o Gerês e um excelente destino para realização de trilhos ou caminhadas, rodeadas de belas paisagens, permitindo usufruir de umas longas horas longe da azáfama da cidade.

Ainda assim, em época de outono e inverno, quando os períodos de chuva são mais intensos, tenha em atenção que as mesmas pode duplicar a propulsão da queda de água e, consequentemente o caudal do rio, dando mais força à corrente.

O que vai precisar de levar para visitar a Portela do Homem?

Tudo depende de quanto tempo deseja passar naquela zona: se vai apesar visitar ou pretende ficar umas horas por lá. Damos uma ajuda e indicamos-lhe o que levar.

Em primeiro lugar deve saber que nas cascatas da Portela do Homem e nas suas envolvências não conta com apoio de bares ou restaurantes. Como tal, lembre-se de levar lanche e bebidas.

Recomendamos fruta rica em água e hidratos de carbono simples, barritas de cereais, cereais integrais, bolachas simples, sem recheios nem coberturas e preferencialmente secas. Para um piquenique, poderá ainda adicionar saladas frescas, sanduiches e até ovos cozidos, sendo que estes alimentos devem estar devidamente acondicionados.

Quando à hidratação, a preferência deve ser sempre água, um mínimo de dois litros por pessoa.

No que aos acessórios diz respeito, estes também dependem, claramente, do tempo de permanência no local e até da época do ano. Opte por uma mochila leve e confortável, para transportar os seus bens, com capacidade térmica se levar alimentos que necessitem desse tipo de acondicionamento.

Leve ainda calçado que seja adequado a caminhada de montanha e que providenciem a tração necessária para não escorregar ao longo do percurso, assim como roupa confortável. Em época de verão, não se esqueça do chapéu e óculos de sol e, claro, do biquíni ou fato de banho, assim como uma toalha para se secar depois do banho e para relaxar.

Rezam ainda as boas práticas que não se deve esquecer de levar um saco para guardar o lixo que fizer. Só podemos continuar a preservar devidamente a beleza e pureza dos locais se assumirmos que somos meros convidados e nos comportemos como tal.

cascatas da portela do homem

O que fazer em Terras de Bouro

As cascatas da Portela do Homem localizam-se em Terras de Bouro, uma bonita vila rural e local de férteis solos e grande beleza natural, bem no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Esta região é habitada pelo Homem desde tempos pré-históricos, pelo que é rica em vestígios e legados arqueológicos, representativos de ocupação Romana, Sueva, Visigótica e Mourisca do território. De tal forma que se aponta o termo “Bouro” como tendo origem em “Búrios“, o povo Suevo de fortes tradições religiosas que viveu nesta região.

Um ponto histórico importante é a Via Romana que ligava Braga a Astorga, uma das mais importantes da Península Ibérica e onde é visível mais de 30 marcos miliários Romanos, o que faz de Terras de Bouro uma vila dotada de um rico legado património arquitetónico. Ali, os materiais locais e ruralidade de uma paisagem serrana conseguem ainda manter-se imponentes e destacados, secundarizando a modernidade.

Na vila, visite a Igreja de Nossa Senhora da Abadia e o antigo Mosteiro Beneditino. Dedique ainda algum tempo a visitar as lojas locais, de modo a poder apreciar a tradição ainda presente nas peças artesanais produzidas na região, com maravilhosos trabalhos feitos em linho, lã, cerâmica, cestaria ou madeira.

Veja também