Ekonomista
Ekonomista
05 Dez, 2022 - 11:06

Porque Portugal é popular entre investidores americanos?

Ekonomista

Luis Horta e Costa e outros especialistas veem Portugal como um destino desejado entre investidores americanos. O que os atrai?

Imagine este cenário: ondas rebeldes do Oceano Atlântico chocam-se contra as falésias rochosas do Cabo da Roca, o ponto mais ocidental de Portugal e da Europa, criando “a borda do mundo” (como os locais o chamam).

O que foi descrito acima é a epítome da personalidade visual de Portugal. Este país, do tamanho de um pequeno estado americano, ao ostentar 837 quilômetros, ou 520 milhas, de costa acidentada que inclui algumas das principais praias de surf do mundo, está a atrair veraneantes e, cada vez mais, investidores americanos que querem chamar Portugal de lar.

Esta nação margeada atrai, anualmente, milhares de recém-chegados idealistas em busca de brisas oceânicas, ar puro, dias quentes de inverno, cozinha deliciosa, acessibilidade econômica – e um visto se eles qualificarem.

Vista no Paço de Arcos, Oeiras
Um dos próximos projetos da Square View tem endereço no Paço de Arcos, em Oeiras.

O que as estatísticas revelam

Luis Horta e Costa, ator de longa data no âmbito de investimento e fundador da Square View, promotora imobiliária e gestora de ativos, percebe o porquê das estatísticas estarem muito ao favor de Portugal.

A busca por consolo nos custos de vida e moradia de seu país, um ambiente considerado degradante – particularmente na Costa Oeste – e um sistema de saúde mais eficiente, estão entre os vários motivos revelados no relatório do Serviço Português de Imigração Estrangeira de agosto de 2022.

O relatório apontou também que os americanos se tornaram a nacionalidade número um ao escolherem investir em Portugal, no segundo trimestre de 2022, superando os chineses como a principal fonte de requerentes de visto. O número de americanos que investem em Portugal triplicou em relação a 2021.

Segundo um artigo recente no L.A. Times, “Welcome to Portugal, the new expat haven. Californians, please go home”, a população em Portugal diminuiu na última década, enquanto o número de estrangeiros cresceu 40%.

Quais os lugares escolhidos

Viaje connosco por mais um cenário: Palmeiras esguias alinhadas nas charmosas ruas de Lisboa, onde as pedras inspiradas em mosaicos romanos criam uma estética única nascida da tragédia.

O terremoto que abalou o centro da capital portuguesa, acrescentou características mais atraentes que fazem de Lisboa a cidade mais procurada de Portugal, ao oferecer imóveis mais baratos do que outras capitais europeias de sofisticação semelhante. Logo a seguir destacam-se seguida por Loulé, Albufeira, Cascais e Porto.

Os americanos escolhem comprar imóveis em Portugal por várias razões, nomeadamente a semelhança das costas oeste e leste dos Estados Unidos.

AZO, um projeto imobiliário da Square View em Cascais.

Quais são os principais atrativos

Onde mais poderiam ser encontradas as maiores ondas de surf do mundo, perto de uma cidade de 500.000 habitantes? Elas estão na Ericeira, a apenas meia hora a nordeste de Lisboa.

Ao buscar o sonho americano, os norte-americanos conseguem encontrar em Portugal atrativos dos mais diversos e com características que se assemelham ao local de origem.

Na cidade litorânea de Cascais, as ondas batem nas falésias do tipo Big Sur. Este ambiente familiar atraiu à Jamie Dixon e sua família da Califórnia, como relatado no artigo do L.A. Times mencionado anteriormente. Dixon diz: “As coisas estavam se tornando demais lá em casa, mas eu não queria deixar tudo de L.A. Com Portugal, podíamos ficar com as partes que gostávamos e deixar o resto”.

O clima do norte de Portugal é mais parecido com o de São Francisco e São José, tipicamente mais frio e nublado. O Porto atrai investidores americanos, especialmente porque é apenas 30 minutos de carro até o Vale do Douro, que se assemelha ao Vale de Napa, na Califórnia. Na costa sul de Portugal, o Algarve se parece com a praia de Laguna da Califórnia, com falésias e enseadas, acomodações de luxo e campos de golfe premiados.

A região do Alentejo fica entre o Algarve e o rio Tejo. Ali, povos encantadores cercados por vastos campos e mar, como Melides, tem sido comparados com os Long Island Hamptons, onde o luxo tem sido a moda há muito tempo.

O câmbio e o visto Golden

Pela primeira vez em 20 anos, as moedas da América e da Europa mantiveram a paridade, tornando as compras em euros benéficas para os americanos. Para os americanos que já estavam de olho em Portugal para comprar uma casa de férias ou para se aposentar, a proporção próxima de 1 para 1 significa que eles terão um maior poder de compra no mercado imobiliário.

Por enquanto, os imigrantes americanos ainda são elegíveis para o Programa Visto Golden, através da compra de imóveis residenciais ou comerciais do país, embora existam atualmente restrições que dizem que os novos residentes só podem comprar propriedades em áreas interiores designadas ou nas ilhas autônomas da Madeira e dos Açores.

Mesmo com estas mudanças, Luis Horta e Costa diz que o programa português de vistos para investimentos continua crescendo. E os investidores americanos são os primeiros da fila.

Veja também