ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Ekonomista
Ekonomista
22 Abr, 2020 - 16:26

Posso.pt: plataforma responde às dúvidas em tempo de pandemia

Ekonomista

Plataforma dá uma resposta simples e direta às dúvidas mais frequentes dos portugueses sobre a pandemia e sobre o Estado de Emergência. O formato é de pergunta-resposta, é fácil de utilizar e é gratuita.

Plataforma Possopt

A plataforma Posso.pt surgiu da necessidade de esclarecer as dúvidas dos cidadãos acerca da COVID-19, mas também acerca da quarentena, cuidados de saúde, direitos dos trabalhadores e acesso a apoios sociais.

Foi desenvolvida por três amigos em horário pós-teletrabalho, que sentiram necessidade de simplificar a informação sobre a COVID-19, desconstruindo e descomplicando a linguagem técnica dos decretos do Governo e das comunicações dos especialistas.

Além disso, perceberam que era urgente contribuir para o combate à desinformação, desfazendo mitos e boatos. Esta, aliás, é uma das razões que levaram os autores a não criar páginas da plataforma nas redes sociais, uma vez que entenderam que o objetivo era não contribuir para o ruído à volta do tema.

“A ideia é que as pessoas recorram à nossa plataforma quando precisarem de esclarecer uma dúvida, não é partilhar mais informação genérica”, refere um dos autores numa nota de imprensa enviada às redações.

Posso.pt: como funciona?

A plataforma é extremamente simples de utilizar: ao entrar, encontrará uma barra de pesquisa, onde deverá escrever a palavra ou expressão relacionada com a sua dúvida (por exemplo, “receber subsídio”; “ir à farmácia”).

Também é possível colocar questões mais elaboradas, como por exemplo: “Trabalho a recibos verdes e estou em isolamento. Posso pedir algum apoio financeiro?” A partir daqui ser-lhe-ão sugeridos um conjunto de procedimentos a seguir.

O formato é de pergunta e resposta, sendo que basta clicar na resposta para saber mais sobre o assunto.

As respostas são diretas, claras e curtas. São escritas com recurso a fontes de informação oficiais e fidedignas, sem formalismos e sem rodeios.

Veja também