Viviane Soares
Viviane Soares
16 Abr, 2020 - 16:27

Assistente Virtual COVID-19 esclarece dúvidas online

Viviane Soares

O Assistente Virtual COVID-19 é capaz de responder a dúvidas, dar recomendações, assim como fazer processos de triagem.

Mulher a recorrer ao Assistente Virtual COVID-19

O projeto é português e visa apoiar os cidadãos em tempo de pandemia. Recorrendo a um sistema de inteligência artificial, o Assistente Virtual COVID-19 é capaz de responder a dúvidas, dar recomendações, assim como fazer a triagem da população com base na recolha de uma série de parâmetros disponibilizados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Assistente Virtual COVID-19: INFORMAR E APOIAR EM TEMPO DE PANDEMIA

Mulher a colocar questão ao Assistente Virtual COVID-19

Resultante de um consórcio entre a Escola de Medicina da Universidade do Minho, a Faculdade de Medicina Universidade do Porto, a startup bracarense Automaise e a spin-off HLTSYS, o Assistente Virtual COVID-19 é capaz de fazer uma primeira triagem da população ao novo coronavirus. Isto é, apesar de não ser seu objetivo substituir a opinião de um médico, esta é uma ferramenta útil para fazer uma avaliação inicial do estado de saúde de um qualquer cidadão, antes de telefonar, por exemplo, para a linha de atendimento do SNS24.

Este assistente virtual é gratuito, de livre acesso a toda a população e pode ser integrado em qualquer página web – sendo que, para tal, basta integrar o código HTML disponibilizado na página do projeto.

Assistente Digital COVID-19

Avalie os seus sintomas

Como funciona?

Ao abrir o Assistente Virtual COVID-19, terá imediatamente acesso a três opções: Triagem; Perguntas Frequentes e Recomendações.

Na primeira, terá de responder a um breve questionário, que basicamente se resume a identificar as suas condições de saúde (prévias e adquiridas), tal como se teve contacto com alguém infetado. No fim, o sistema identifica se os seus sintomas são ou não frequentemente associados à COVID-19 e dar-lhe-á algumas instruções sobre como proceder.

Na secção de “Perguntas Frequentes“, o sistema apresenta um conjunto de perguntas e respostas associadas à COVID-19 e, nas “Recomendações“, são apresentadas algumas orientações para casos específicos, como por exemplo: “Como ajudar as crianças a lidar com a ansiedade?” Trata-se, no fundo, de um conjunto de recomendações sobre como evitar o contágio e manter-se saudável.

O Assistente Virtual COVID-19 permite ainda colocar perguntas de forma direta. Se o utilizador perguntar, por exemplo, “Como se transmite?”, o assistente vai indicar as formas de transmissão e recomendações básicas sobre como evitar o contágio.

Avalie os seus sintomas online

Assistente Digital COVID-19

Veja também