Catarina Reis
Catarina Reis
07 Dez, 2023 - 12:47

Posso trabalhar 4 dias por semana?

Catarina Reis

Posso trabalhar 4 dias por semana? Se já fez esta pergunta, não está sozinho. Tire todas as suas dúvidas neste artigo.

Será que posso trabalhar 4 dias por semana? Se, desde que vieram as primeiras notícias sobre a semana de trabalho reduzida, esta questão não lhe sai da cabeça… Decerto não é caso único. Essa dúvida, provavelmente, paira para muitos de nós neste momento. 

Reduzir a semana de trabalho para 4 dias parece tornar-se cada vez mais uma possibilidade de ser instituída a nível global. 

De facto, cada vez mais vozes se levantam a apoiar esta ideia e o efeito que isso produz já é notório – o assunto já tem sido discutido na praça pública um bocadinho por todo o mundo – e Portugal não é exceção.

Será que já sabia que, pelo menos por cá, a nossa lei já prevê para todos esse direito? Vamos saber mais sobre o tema.

Posso trabalhar 4 dias por semana em Portugal? O que diz a lei?

A legislação portuguesa já consagra a possibilidade de reduzir o número de dias de trabalho semanal, ao contemplar o “horário concentrado”.

O problema é que, atualmente, trabalhar 4 dias por semana só é possível se se cumprir 40 horas semanais, no mínimo. Isto quer dizer que teríamos que trabalhar das 9h às 19h nesses quatro dias, ao invés de fazer o horário 9h – 17h por exemplo.

Portanto, respondendo diretamente à questão pertinente “posso trabalhar 4 dias por semana?”, a resposta é sim, se forem acordados os termos referidos no parágrafo anterior entre o trabalhador e o empregador.

O futuro próximo parece apontar para que seja possível trabalhar 4 dias por semana, reduzindo o número de horas semanais de 40. Aguardemos por uma mudança efetiva na lei o mais célere possível.

Posso trabalhar 4 dias por semana na Europa?

Alguns países europeus caminham claramente no sentido de proporcionar cada vez mais uma maior conciliação entre trabalho e vida pessoal, incentivando horários de trabalho mais flexíveis. 

Por exemplo, na Alemanha, existe o modelo de trabalho em tempo parcial, conhecido como “Teilzeit”, que permite aos funcionários trabalhar menos de cinco dias por semana. Na Holanda, também é comum encontrar acordos de trabalho de quatro dias.

O exemplo veio de um país longínquo

Depois de o governo da Nova Zelândia ter tomado esse passo, já em 2020, em plena pandemia, a discussão parece ter alastrado à Europa. No entanto, é preciso ressalvar que havia um contexto particular para esta medida, diretamente relacionado com a pandemia. Era o de estimular a recuperação do turismo, uma das maiores vítimas económicas da pandemia de covid-19.

5 vantagens de poder trabalhar 4 dias por semana

1

Mais tempo livre

Trabalhar quatro dias por semana significa ter um dia inteiro adicional de folga. Isso proporciona mais tempo livre para descansar, cuidar da saúde, passar com a família e amigos, realizar atividades pessoais ou hobbies, viajar, entre outros. Ter mais tempo livre pode melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, reduzir o estresse e aumentar a satisfação geral.

2

Melhor qualidade de vida

Ao ter um dia livre a mais por semana, é possível aproveitar melhor a vida fora do trabalho. Isso quer dizer equilibrar de forma mais eficaz a vida profissional e a pessoal.

Menos um dia de trabalho na semana permite dedicar tempo a atividades que trazem felicidade e bem-estar, como exercícios físicos, hobbies, lazer, relaxamento e conexão com entes queridos.

Ter tempo para cuidar de si mesmo e das relações pessoais pode contribuir para uma melhor qualidade de vida.

3

Produtividade e eficiência

Embora possa parecer contraditório, muitas pessoas relatam que trabalhar menos dias por semana as torna mais produtivas e eficientes. Com menos tempo no trabalho, há uma maior motivação para ser produtivo e concluir as tarefas essenciais em menos tempo.

Além disso, ter um dia extra para descansar e recarregar as energias pode aumentar a produtividade nos dias de trabalho.

4

Melhor saúde e bem-estar

Trabalhar menos dias por semana pode ter impactos positivos na saúde e no bem-estar geral. Ter tempo extra para descansar e se recuperar do estresse do trabalho pode reduzir o risco de esgotamento e melhorar a saúde mental.

Além disso, ter mais tempo para se dedicar a atividades físicas, hobbies relaxantes e cuidados pessoais pode contribuir para uma vida mais saudável e equilibrada.

5

Sustentabilidade e meio ambiente

Reduzir o número de dias de trabalho pode levar a uma menor pegada de carbono, pois implica em menos deslocamentos e menos tempo gasto no local de trabalho.

Menos dias no escritório também podem incentivar a adoção de práticas de trabalho remoto ou flexível, reduzindo a necessidade de viagens diárias e contribuindo para uma maior sustentabilidade ambiental.

Qualquer trabalhador, de qualquer empresa, pode aderir a este regime do horário?

Sim, desde que haja um acordo entre o trabalhador e o empregador para a mudança de horário.

Se estiver interessado em trabalhar quatro dias por semana, recomenda-se verificar as políticas da empresa ou discutir essa possibilidade com o empregador durante o processo de contratação ou numa negociação posterior.

Uma boa opção poderá ser procurar um emprego que já ofereça uma semana de trabalho de quatro dias.

Alguns setores ou empresas podem já estar a adotar políticas de horário de trabalho mais flexíveis, e assim permitir que seus funcionários trabalhem menos dias por semana, embora com jornadas de trabalho mais longas por dia.

Veja também

Artigos Relacionados