Márcio Matos
Márcio Matos
30 Mai, 2019 - 01:17
Algarve: praias a não perder entre Odeceixe e Lagos

Algarve: praias a não perder entre Odeceixe e Lagos

Márcio Matos

Todos sabemos que a região do Algarve possui praias maravilhosas. Por isso, hoje, vamos apresentar-lhe sete, as quais ficam entre Odeceixe e Lagos.

O artigo continua após o anúncio

Vai passar uns dias ao Algarve ou mora por lá perto? Certamente já conhece alguns dos seus encantos, nomeadamente os seus belos e amplos areais. Provavelmente, até já conhece algumas das suas praias mais populares.

Porém, aqui, fazemos uma seleção das melhores das melhores praias do Algarve, entre Odeceixe e Lagos. Portanto, anote cada uma delas, faça por visitá-las a todas e usufrua ao máximo das belexas naturais destas 7 magníficas.

Algarve: praias a não perder entre Odeceixe e Lagos

Algarve

1. Praia Dona Ana

Antes de chegar ao areal, usufrua do pequeno miradouro de onde é possível observar a linha costeira, as formações rochosas, as gaivotas e as garças. O recorte da arriba desenha um areal cheio de cantos e recantos.

Agora, dê um mergulho no mar e descubra algas, anémonas, estrelas-do-mar, ouriços, camarões ou cardumes. Tudo isto e muito mais fazem desta uma praia super popular e, até, considerada uma das melhores do mundo.

2. Praia da Arrifana

Esta fica numa zona de grande importância ecológica e beleza natural. O seu areal tem mais de ½ km de extensão. As suas arribas tornam-na numa pequena baía, protegida do vento e da rebentação das ondas.

No topo sul, há uma rocha vertical escura e grande, designada “Pedra da Agulha”, um verdadeiro ícone da costa sudoeste. Nas arribas, existem espécies de flora com estatuto de ameaça vulnerável, além de ser a zona de nidificação para diversas espécies, como a Cegonha-branca. A partir da Fortaleza da Arrifana, há vistas incríveis sobre a Costa Vicentina e, na Ponta da Atalaia, permanecem vestígios do maior Ribat muçulmano da Península Ibérica.

Este mar é excelente para a prática de desportos náuticos, como mergulho, surf ou bodyboard. Nas proximidades, não faltam restaurantes e cafés, onde pode apreciar o melhor peixe e marisco locais.

3. Praia de Odeceixe

Classificada como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, a praia de Odeceixe, localizada no extremo norte do concelho de Aljezur, tem a particularidade de conter uma praia fluvial, pois é limitada a nascente e a norte pela Ribeira de Seixe, que faz fronteira natural com o Alentejo. Tem por isso banhos de mar e de rio.

O artigo continua após o anúncio

4. Meia Praia

Esta praia de Lagos tem um areal extenso (5 km) que vai da Marina à ria de Alvor, sendo uma parte deste areal designada Praia de São Roque. Outras vantagens desta praia é a de possuir acessibilidades e apoios para cidadãos com mobilidade reduzida e infraestruturas de apoio, como aluguer de equipamentos para desportos náuticos e uma escola de windsurf. Ficou imortalizada pela voz de Zeca Afonso, com a música “Índios da Meia Praia”.

5. Praia de Salema

Entre Sagres e Lagos, fica esta praia, ainda ligada à faina, muito visitada, repleta de bares e restaurante e com um mar de águas límpidas. Neste areal é, ainda, possível observar as pegadas deixadas pelos dinossauros nas duas lajes aí existentes.

6. Praia da Luz

A Praia da Luz fica na vila da Luz, a 7 km de Lagos. Trata-se de uma aldeia piscatória, com vários complexos turísticos. O areal divide-se em duas partes: uma com areia fina e branca, tipicamente algarvia, e outra com rochas. A praia possui Bandeira Azul e a sua água é limpa e transparente.

Algarve

7. Praia de Alvor

Com um areal amplo e várias infraestruturas de apoio, como equipamentos para a prática de vela, esqui aquático ou windsurf, esta praia tem origem num porto bem importante da região. O centro histórico da vila é belíssimo e possui um interessante portal da Igreja Matriz, em estilo manuelino.

A ria de Alvor também merece uma visita, pois aí encontra uma zona de lagunas de importância internacional e ponto de passagem de diversas aves aquáticas, quando se deslocam nas suas rotas migratórias entre o Norte e o Sul.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp