Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
03 Jul, 2020 - 14:16

10 praias no Porto e arredores para fugir às multidões dos dias de verão

Teresa Campos

Se gosta de ter espaço de sobra para estender a toalha, vá até estas 10 praias no Porto e arredores para fugir às multidões e usufrua dos areais extensos.

mulher a correr na praia

No contexto atual de pandemia, vai gostar de ficar a conhecer estas praias no Porto e arredores para fugir às multidões. Se procura areais amplos e espaçosos, a tranquilidade e o silêncio, então deve espreitar a nossa lista de praias no Porto e arredores para fugir às multidões e elegê-las como os destinos preferidos para as suas férias de verão.

Garantidamente, vai conseguir descansar e respeitar as regras de distanciamento físico estipuladas pelo governo e pela Direção-Geral da Saúde, como forma de prevenção da transmissão do novo coronavírus. Nestas praias, espaço não falta e esse é um dos seus principais fatores de atração.

10 praias no Porto e arredores para fugir às multidões: areais amplos e (quase) desertos

Praia de Ofir, Esposende

Esta praia, arenosa e extensa, possui afloramentos rochosos a norte e termina no molhe a sul. Os seus passadiços em madeira permitem um acesso mais fácil ao areal, onde moinhos de vento foram transformados em habitações.

Dispõe de parque de estacionamento gratuito, restaurante e bar/cafetaria. Oferece ainda uma área de guarda-sóis, balneários, chuveiros e serviço de aluguer de toldos. A praia é vigiada e disponibiliza primeiros socorros. Há acesso para cadeiras de rodas. Aqui encontra condições para praticar atividades desportivas como windsurf e kitesurf, além de pesca desportiva.

É uma praia de grande dimensão e com duas unidades balneares. Neste momento, tendo em conta o distanciamento físico determinado pelas entidades competentes, a sua lotação máxima é de 800 pessoas.

Praia da Sãozinha, Vila Nova de Gaia

Esta praia é conhecida por ter um extenso areal de areia branca e fina. É um excelente destino para a sua época balnear, onde pode praticar pesca desportiva, entre outras atividades.

A praia dispõe de serviços de apoio, como WC equipado para deficientes, posto SOS, balneários e bar. O acesso ao areal é feito por um passadiço e há área de estacionamento nas proximidades.

Siga pela EN 109, saia para Francelos e percorra 10 minutos. Se preferir, vá de comboio pela Linha do Norte, saindo na Estação de Miramar e Apeadeiro de Francelos, a 10 minutos da praia.

Foi classificada pela Agência Portuguesa do Ambiente como uma praia grande, com uma unidade balnear e capacidade máxima para 1000 pessoas.

Praia da Barra, Ílhavo

Galardoada com a Bandeira Azul desde 1989 e, também, com a Bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos” desde 2002, as caraterísticas mais marcantes da Praia da Barra são o seu enquadramento paisagístico, composto pelo Farol (o mais elevado em Portugal e um dos mais altos do mundo, com 62 metros de altura e 66 metros acima do nível do mar).

Além disso, há a destacar o seu extenso areal dourado e a qualidade das suas águas. A praia dispõe de toldos, espreguiçadeiras, zona de duches e instalações sanitárias. Aqui, pode fazer natação, surf, windsurf, bodyboard, kitesurf e vela. As caminhadas pelo areal são também uma atividade desportiva e de lazer muito apreciada.

Praia da Amorosa, Viana do Castelo

A praia da Amorosa é a continuação do extenso areal da praia do Rodanho. É uma praia de areia fina, com um sistema dunar bem desenvolvido e muitas rochas, o que origina bonitas formas na maré baixa, onde as rochas mais pontiagudas se misturam com as mais erudidas e arredondadas.

As poças de água que se formam com a descida da maré constituem uma oportunidade de descoberta e exploração da fauna marítima. Aqui, encontra curiosas formas de vida como algas, lapas (Pattela vulgata), mexilhões (Mytilaster minimus), caramujos (Bittium reticulatum), camarões (Palaemon elegans), caranguejos (Carcinus maenas), estrelas do mar (Marthasterias glacialis L.) e vários pequenos peixes.

É uma praia pequena, com capacidade máxima para 400 pessoas.

Praias da serrada Arrábida
Veja também 9 praias da Arrábida para um relaxante passeio em família

Praia do Rio Alto, Póvoa de Varzim

Situada a norte da Póvoa do Varzim, próxima do parque de campismo de Rio Alto, de um campo de futebol e de um campo de golfe, a praia do Rio Alto possui um extenso areal, enquadrado por uma magnífica paisagem dunar.

É muito procurada pelos naturistas da região que a frequentam na zona mais afastada, cerca de 1km a sul da entrada principal, acessível a pé pelo areal ou pelas dunas e masseiras. Possui parque de estacionamento, bar/ restaurante, acesso a deficientes e instalações sanitárias.

vista sobre praia

Praia do Camarido, Caminha

A Praia do Camarido é também conhecida como Praia de Caminha ou Praia da Foz do Minho. Dispõe de um pequeno setor fluvial (no rio Minho) e outro oceânico. Este último é constituído por um crescente de 2km de areia fina, acabando a sul na Ponta Ruiva, uma ponta arenosa onde começa a Praia de Moledo.

A partir daqui, tem boas vistas para o Monte de Santa Trega (Galiza), o estuário do Minho e a ilha e forte da Ínsua (em frente à Ponta Ruiva, em território português). Os acessos à praia são bons, há restaurantes e um parque de campismo bem perto. Há a possibilidade de fazer passeios de barco no amplo estuário do Minho ou ir até à ilha da Ínsua.

É uma praia grande, com duas unidades balneares e capacidade máxima para 1600 pessoas.

Praia do Paçô, Viana do Castelo

Na freguesia de Carreço, fica esta praia pequena e muito tranquila. O seu areal é extenso e as dunas protegem do vento. O acesso é difícil, por um caminho em terra batida. É também conhecida como a praia do forte, devido a uma construção secular que se encontra nas imediações. Aí pode, ainda, encontrar pequenas embarcações.

Se vier do sul, siga pela autoestrada A28 em direção a Viana de Castelo. Depois, vire na saída 23 da EN202 até ao centro do concelho. Finalmente, siga as indicações para o forte do Paço que fica junto da praia.

Esta é uma praia com uma unidade balnear e capacidade máxima para 900 pessoas.

vista sobre praia

Praia de Vila Chã, Vila do Conde

Uma praia rochosa e espaçosa, ideal para quem gosta de apanhar banhos de sol, mas também de passear pelo areal. Esta praia guarda um lado mais selvagem, com vegetação, que deve ficar a conhecer. Por aqui também existem várias embarcações de pesca que permitem tirar fotografias bastante curiosas e atrativas.

É uma praia pequena, com uma unidade balnear e capacidade máxima para 400 pessoas.

Praia da Aguda, Vila Nova de Gaia

A extensão do seu areal é um dos seus principais atrativos. Por aqui, pode fazer várias caminhadas à beira mar, enquanto admira o mar, as dunas e também a vegetação natural envolvente. A paisagem é de tirar o fôlego e, mesmo nos dias mais ventosos, pode sempre usar os seus passadiços para passear ou andar de bicicleta.

É uma praia grande, com uma unidade balnear e capacidade máxima para 5700 pessoas.

Praia da Agudela, Matosinhos

Esta é a praia certa para quem gosta de admirar e andar pelas formações rochosas. Só tem de esperar que a maré baixa para ver as rochas dentro de água e por todo o areal. Além disso, a paisagem é marcada pelas dunas que são contornadas por agradáveis passadiços de madeira por onde pode e deve passear.

É uma praia grande, com duas unidades balneares e capacidade máxima para 1000 pessoas.

COVID-19 e praias: regras gerais para a época balnear de 2020

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, há novas regras de acesso e uso dos areais nacionais, definidas pelas entidades competentes. Eis as principais normas que deve cumprir na próxima ida à praia:

  • Distanciamento físico de 1,5 metros entre utentes;
  • Distanciamento de 3 metros entre guarda-sóis;
  • Interditas atividades desportivas com duas ou mais pessoas no areal;
  • Máximo de 5 pessoas por toldo ou barraca;
  • Interdito o uso de gaivotas ou escorregas;
  • Higienização das mãos ao chegar à praia.

Se procura uma boa praia, com espaço para circular, sossego para descansar e sem o risco de ajuntamentos, então estas praias no Porto e arredores para fugir às multidões que lhe apresentámos são os areais ideais e perfeitos para as suas férias de verão.

Evite as praias mais concorridas e apanhe banhos de sol e de água com privacidade, espaço e, sobretudo, segurança. Visite estas praias no Porto e arredores para fugir às multidões e conheça recantos cheios de beleza e tranquilidade que o vão maravilhar.

Veja também