Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Isadora Freitas
Isadora Freitas
29 Mai, 2020 - 09:20

Praias portuguesas com mais iodo: 9 lugares para respirar fundo

Isadora Freitas

Ir à praia faz bem à alma e, não menos verdade, ao organismo. Conheça as praias portuguesas com mais iodo para momentos de lazer com saúde.

Ericeira, uma das praias portuguesas com mais iodo

Presente em certos alimentos, como o peixe, as algas, as leguminosas e os lacticínios, o iodo encontra-se também na água do mar, pelo que uma ida a uma das praias portuguesas com mais iodo é uma excelente oportunidade para conjugar lazer e saúde. Afinal, a inalação da brisa marítima de praias com elevados índices deste micronutriente contribui também para o seu aporte e, consequentemente, para o bom funcionamento da tiróide.

Assim, colocar os pés na areia quente e respirar fundo a brisa que sopra pode ser ótimo para a sua saúde. Quem nunca o fez? Há muito que se fala no poderoso efeito que o iodo que se respira junto ao mar tem no organismo, incapaz de produzir este oligoelemento necessário na síntese de hormonas tiroideias e em défice em cerca de 13% da população mundial.

Conheça aqui as 9 praias portuguesas com mais iodo em terras lusas, onde o encanto da paisagem é também uma certeza, e faça-se à estrada!

Quais as 9 praias portuguesas com mais iodo?

1. Praia de Moledo, Caminha

praias portuguesas com mais iodo

Esta é uma das praias portuguesas com mais iodo. Situada no Norte de Portugal, em Viana do Castelo, a Praia do Moledo é um local de paisagens ímpares, onde a brisa atlântica que, muitas vezes, corre traz com ela elevados níveis de iodo. O areal, de onde se avista a pequena ilha que alberga o Forte da Ínsua, faz parte de um belíssimo enquadramento natural que inclui o monte galego de Santa Tecla e a densa Mata do Camarido.

2. Praia da Apúlia, Esposende

praias portuguesas com mais iodo

A praia da Apúlia, muito procurada por veraneantes de diferentes pontos do país e do globo, é um cenário de uma beleza ímpar, povoado por moinhos e barracas ligadas à exploração do sargaço. Estas, montadas sobre as dunas, que em tempos serviram para guardar os utensílios da apanha, relembram hoje aquela que foi uma das actividades agro-marítimas de maior expressão na Apúlia.

Entre as razões para uma visita a esta praia de Esposende, para além dos efeitos terapêuticos resultantes da presença significativa de iodo, acrescentam-se as excelentes condições para a prática de diferentes desportos de mar e a proximidade de diferentes bares para apreciar uma bebida ou um petisco ao pôr-do-sol.

3. Praia de Lavadores, Vila Nova de Gaia

Praia de Lavadores, Vila Nova de Gaia

Com enormes rochas e propriedades curativas, esta é a praia mais próxima do centro de Gaia, onde são muitas as famílias que se espraiam na areia em dias de sol. Para os mais activos, a sugestão é a de um passeio pelo passadiço de 23 quilómetros que o levará até às paisagens de Espinho.

4. Praia da Aguda, Vila Nova de Gaia

Com um vasto areal e dunas de onde espreita vegetação, a Aguda é, tradicionalmente, uma praia de pescadores onde, hoje, são muitos os surfistas que aproveitam a forte ondulação para se fundirem com o mar a perder de vista.

Para uma experiência de praia com interesse também pedagógico, fica a sugestão de uma visita à Estação Litoral da Aguda, situada junto à praia e que alberga um Museu das Pescas e um Aquário.

5. Praias da Ericeira, Mafra

Ericeira

No concelho de Mafra, são várias – e para todos os gostos – as praias que se estendem ao longo dos onze quilómetros de costa, sendo que a maior delas se situa na pitoresca vila piscatória da Ericeira, um paraíso não só de surf mas também de iodo.

A praia dos Pescadores, dos Coxos e a de Ribeira d’Ilhas, catedral para surfistas de todo o mundo, são algumas das que poderão proporcionar-lhe momentos difíceis de esquecer.

6. Praia do Magoito, Sintra

praias portuguesas com mais iodo

Integrada no Parque Natural Sintra-Cascais, a praia do Magoito apresenta vários motivos de interesse do ponto de vista da paisagem e da fauna e flora ali existente, para além da concentração interessante de iodo. É, no entanto, uma praia com mar traiçoeiro, onde se deve ir a banhos com precaução.

Está situada entre a praia da Aguda (em Sintra, não confundir com a Aguda do norte!) e a praia do Gerebele e o acesso pedonal – adequado a pessoas com mobilidade reduzida e a carrinhos de bebé – faz-se sobre uma gigante duna consolidada, considerada um dos mais importantes tesouros naturais do concelho.

7. Praia da Parede, Cascais

praias portuguesas com mais iodo parede

Conhecida e procurada pela particular exposição dos raios solares no seu areal, aliadas à grande concentração de iodo, a Praia de Paredes foi, em tempos, prescrita por médicos dadas as suas propriedades curativas.

É uma praia com bons acessos e que, ainda que não sendo o melhor sítio para um mergulho  (devido à grande quantidade de rochedos), garante momentos de lazer e bem-estar.

8. Praia de Vale Figueiras, Aljezur

Praia de Vale Figueiras, Aljezur

Poisada sobre a Costa Vicentina, a praia de Vale de Figueiras é um local de difícil acesso que em tudo vale a pena o esforço. Depois de percorrer um troço de cinco quilómetros em alcatrão e terra batida, irá encontrar uma paisagem intocada e selvagem, onde poderá relaxar e absorver iodo e, claro, muita Vitamina D.

9. Praia da Fuseta, Olhão

É já extensa a lista de praias lusitanas ricas em iodo – e ainda bem. Descemos agora até ao Sul, com a sugestão de uma visita a uma das mais protegidas praias do litoral Algarvio – a Praia da Fuseta –, que se encontra na ilha da Armona, entre a Ria Formosa e o oceano.

A ligação entre a praia e a aldeia é feita por barco, no serpentear de canais ladeados por bancos de vasa e sapal. Com águas tranquilas e cristalinas, é o sítio ideal para repousar corpo e ideias quando no sul do país.

Outras praias portuguesas ricas em iodo:

  • Praia do Cabedelo, no município de Figueira da Foz.
  • Praia da Consolação, praia do Baleal no concelho de Peniche.
  • Praia de Paçô Carreço, em Viana do Castelo.
  • Praia de Santo André, Praia da Salgueira, Praia Redonda, na Póvoa do Varzim.
Veja também