Isadora Freitas
Isadora Freitas
16 Mai, 2019 - 13:52
Praias portuguesas com mais iodo: 9 lugares para respirar fundo

Praias portuguesas com mais iodo: 9 lugares para respirar fundo

Isadora Freitas

Ir à praia faz bem à alma e, não menos verdade, ao organismo. Conheça as praias portuguesas com mais iodo para momentos de lazer com saúde.

O artigo continua após o anúncio

Colocar os pés na areia quente e respirar fundo a brisa que sopra. Quem nunca o fez? Há muito que se fala no poderoso efeito que o iodo que se respira junto ao mar tem no organismo, incapaz de produzir este oligoelemento necessário na síntese de hormonas tiroideias e em défice em cerca de 13% da população mundial.

Presente em certos alimentos, como o peixe, as algas, as leguminosas e os lacticínios, o iodo encontra-se também na água do mar, pelo que uma ida a uma das praias portuguesas com mais iodo é uma excelente oportunidade para conjugar lazer e saúde. Afinal, a inalação da brisa marítima de praias com elevados índices deste micronutriente contribui também para o seu aporte e, consequentemente, para o bom funcionamento da tiróide.

Conheça aqui as 9 praias portuguesas com mais iodo em terras lusas, onde o encanto da paisagem é também uma certeza, e faça-se à estrada!

Quais as 9 praias portuguesas com mais iodo?

1. Praia de Moledo, Caminha

praias portuguesas com mais iodo

Esta é uma das praias portuguesas com mais iodo. Situada no Norte de Portugal, em Viana do Castelo, a Praia do Moledo é um local de paisagens ímpares, onde a brisa atlântica que, muitas vezes, corre traz com ela elevados níveis de iodo. O areal, de onde se avista a pequena ilha que alberga o Forte da Ínsua, faz parte de um belíssimo enquadramento natural que inclui o monte galego de Santa Tecla e a densa Mata do Camarido.

2. Praia da Apúlia, Esposende

praias portuguesas com mais iodo
Fonte: Wikimedia Commons/PedroPVZ

A praia da Apúlia, muito procurada por veraneantes de diferentes pontos do país e do globo, é um cenário de uma beleza ímpar, povoado por moinhos e barracas ligadas à exploração do sargaço. Estas, montadas sobre as dunas, que em tempos serviram para guardar os utensílios da apanha, relembram hoje aquela que foi uma das actividades agro-marítimas de maior expressão na Apúlia.

Entre as razões para uma visita a esta praia de Esposende, para além dos efeitos terapêuticos resultantes da presença significativa de iodo, acrescentam-se as excelentes condições para a prática de diferentes desportos de mar e a proximidade de diferentes bares para apreciar uma bebida ou um petisco ao pôr-do-sol.

3. Praia de Lavadores, Vila Nova de Gaia

Praia de Lavadores, Vila Nova de Gaia
Fonte: Wikimedia Commons/Vitor Oliveira

Com enormes rochas e propriedades curativas, esta é a praia mais próxima do centro de Gaia, onde são muitas as famílias que se espraiam na areia em dias de sol. Para os mais activos, a sugestão é a de um passeio pelo passadiço de 23 quilómetros que o levará até às paisagens de Espinho.

4. Praia da Aguda, Vila Nova de Gaia

Com um vasto areal e dunas de onde espreita vegetação, a Aguda é, tradicionalmente, uma praia de pescadores onde, hoje, são muitos os surfistas que aproveitam a forte ondulação para se fundirem com o mar a perder de vista.

O artigo continua após o anúncio

Para uma experiência de praia com interesse também pedagógico, fica a sugestão de uma visita à Estação Litoral da Aguda, situada junto à praia e que alberga um Museu das Pescas e um Aquário.

5. Praias da Ericeira, Mafra

Ericeira

No concelho de Mafra, são várias – e para todos os gostos – as praias que se estendem ao longo dos onze quilómetros de costa, sendo que a maior delas se situa na pitoresca vila piscatória da Ericeira, um paraíso não só de surf mas também de iodo.

A praia dos Pescadores, dos Coxos e a de Ribeira d’Ilhas, catedral para surfistas de todo o mundo, são algumas das que poderão proporcionar-lhe momentos difíceis de esquecer.

6. Praia do Magoito, Sintra

praias portuguesas com mais iodo
Fonte: Adamina

Integrada no Parque Natural Sintra-Cascais, a praia do Magoito apresenta vários motivos de interesse do ponto de vista da paisagem e da fauna e flora ali existente, para além da concentração interessante de iodo. É, no entanto, uma praia com mar traiçoeiro, onde se deve ir a banhos com precaução.

Está situada entre a praia da Aguda (em Sintra, não confundir com a Aguda do norte!) e a praia do Gerebele e o acesso pedonal – adequado a pessoas com mobilidade reduzida e a carrinhos de bebé – faz-se sobre uma gigante duna consolidada, considerada um dos mais importantes tesouros naturais do concelho.

7. Praia da Parede, Cascais

praias portuguesas com mais iodo parede
Fonte: Wikimedia Commons/Jorge Franganillo 

Conhecida e procurada pela particular exposição dos raios solares no seu areal, aliadas à grande concentração de iodo, a Praia de Paredes foi, em tempos, prescrita por médicos dadas as suas propriedades curativas.

É uma praia com bons acessos e que, ainda que não sendo o melhor sítio para um mergulho  (devido à grande quantidade de rochedos), garante momentos de lazer e bem-estar.

8. Praia de Vale Figueiras, Aljezur

Praia de Vale Figueiras, Aljezur
Fonte: Wikimedia Commons/Fermion

Poisada sobre a Costa Vicentina, a praia de Vale de Figueiras é um local de difícil acesso que em tudo vale a pena o esforço. Depois de percorrer um troço de cinco quilómetros em alcatrão e terra batida, irá encontrar uma paisagem intocada e selvagem, onde poderá relaxar e absorver iodo e, claro, muita Vitamina D.

O artigo continua após o anúncio

9. Praia da Fuseta, Olhão

É já extensa a lista de praias lusitanas ricas em iodo – e ainda bem. Descemos agora até ao Sul, com a sugestão de uma visita a uma das mais protegidas praias do litoral Algarvio – a Praia da Fuseta –, que se encontra na ilha da Armona, entre a Ria Formosa e o oceano.

A ligação entre a praia e a aldeia é feita por barco, no serpentear de canais ladeados por bancos de vasa e sapal. Com águas tranquilas e cristalinas, é o sítio ideal para repousar corpo e ideias quando no sul do país.

Outras praias portuguesas ricas em iodo:

  • Praia do Cabedelo, no município de Figueira da Foz.
  • Praia da Consolação, praia do Baleal no concelho de Peniche.
  • Praia de Paçô Carreço, em Viana do Castelo.
  • Praia de Santo André, Praia da Salgueira, Praia Redonda, na Póvoa do Varzim.
Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp