ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Teresa Campos
Teresa Campos
23 Ago, 2021 - 10:43

Prazo de validade dos iogurtes: posso comer um fora da data?

Teresa Campos

Perceba o significado do prazo da validade dos iogurtes e perceba quais os riscos e quais os cuidados a ter, se ingerir um iogurte fora do prazo.

prazo de validade do iogurte

Esta é uma dúvida recorrente, quer falemos de iogurtes, quer falemos de outros alimentos. Será que devemos comer um produto fora do prazo? Bem, talvez a pergunta não seja exatamente se devemos, mas antes se podemos fazê-lo, sem que fiquemos doentes ou indispostos. No que respeita ao prazo de validade dos iogurtes, convém sublinhar que este se trata de um alimento perecível.

Isso significa que, efetivamente, ele é passível de se deteriorar e, por esse motivo, não sendo proibido consumir um iogurte fora do prazo, é sobretudo importante avaliar bem as caraterísticas do produto, antes de o ingerir. Perceba melhor.

Prazo de validade dos iogurtes: o que estar atento

De uma forma geral, não é possível responder a esta questão, já que há muitos fatores que podem interferir na durabilidade de um iogurte, como por exemplo as suas condições de conervação, as próprias caraterísticas do produto, entre outras variáveis.

No caso particular dos iogurtes, analisar o estado do produto é especialmente relevante, já que um iogurte deteriorado pode representar um perigo alimentar considerável. Portanto, após serem comprados, os iogurtes devem ser guardados no frigorífico o mais depressa possível.

Além disso, antes de comer este género alimentício, mesmo que ele se encontre no prazo, deve observar bem o estado da embalagem e atentar no odor e sabor do iogurte.  A embalagem do iogurte não deve estar aberta, rasgada ou deformada e o iogurte não deve estar liquefeito, com grumos ou muito ácido ou azedo. Se isso acontecer, deve sempre descartar o iogurte, mesmo que ele se encontre dentro do prazo de validade.

Por vezes, para não desperdiçar o alimento, pode optar por utilizá-lo em receitas que o tornam apto para consumo, como por exemplo para fazer iogurte caseiro.

iogurtes

Prazos de validade

Talvez ainda não tenha reparado, mas os prazos de validade dos produtos podem apresentar diferentes formatos, o que está relacionado com o género alimentício em causa.

Começando por falar nos iogurtes, como já dissemos, tratam-se de alimentos perecíveis que podem sofrer alterações a nível microbiológico, como acontece com os queijos frescos e a carne, por exemplo.

Nestes casos, os produtos devem apresentar a frase “Consumir até…” e indicar o dia, mês e ano limite para o seu consumo.

Porém, nem todos os produtos apresentam prazos de validade com esta formulação. Em alguns alimentos, pode ler-se: “Consumir de preferência antes de…”, também com referência ao dia, mês, ano, o que significa que é desejável que a pessoa ingira o produto antes dessa data, não significando que a sua ingestão posterior constitua um perigo para o consumidor. Neste caso, incluem-se alimentos como com validade inferior a três meses, como o azeite e os cereais.

Finalmente, existem ainda produtos que exibem a frase “Consumir de preferência antes do fim de…”, apenas com menção ao mês e ao ano, tratando-se neste caso de alimentos não perecíveis, com validade superior a três meses, como é o caso das conservas e dos congelados.

Como substituir natas por iogurte nas receitas? Seja mais inteligente à mesa
Veja também Como substituir natas por iogurte nas receitas? Seja mais inteligente à mesa

Conclusão

Assim, os prazos de validade são, acima de tudo, uma informação obrigatória por lei e que serve de referência para o consumidor. No entanto, isso não significa que após essa data o produto já esteja estragado e não possa ser ingerido.

Ainda assim, de entre os três géneros alimentícios referidos, há que ter especial cautela com os iogurtes, pois enquadram-se na tipologia dos alimentos perecíveis que, se não conservados à temperatura certa, por exemplo, é razão mais do que suficiente para pôr em risco as propriedades deste produto.

Veja também