ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ekonomista
Ekonomista
12 Mar, 2021 - 10:49

Canceladas as provas de aferição e exames do 9º ano

Ekonomista

Governo mantém regras do ano passado. Só haverá exames no secundário para os alunos que pretendem ingressar no superior.

Estudantes do secundário numa aula

À semelhança do que aconteceu no ano letivo 2019/2020, o Governo decidiu cancelar as provas de aferição, no 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade, e as provas nacionais do 9.º ano, que estavam marcadas para o mês de junho.

Deste modo, só vão ser realizados os exames nacionais do ensino secundário pelos alunos que pretendem ingressar no ensino superior e apenas às disciplinas específicas. Recorde-se que a primeira fase dos exames passa de junho para julho e a segunda fase será em setembro, em vez de julho.

A nota dos exames, por sua vez, conta para o concurso de acesso, mas não para a média do ensino secundário. Ou seja, os alunos calculam a média de acordo com a nota interna.

No caso do Ensino Profissional e Artístico, admite-se a realização de Provas de Aptidão Profissional e Artística à distância.

Num comunicado divulgado esta quinta-feira, dia 11 de março, o Ministério da Educação explica que o objetivo destas medidas é dar

estabilidade, segurança e certeza à comunidade educativa face à imprevisibilidade decorrente da evolução e impacto da pandemia.

Veja também