ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
13 Jul, 2021 - 09:55

Sabe quanto custa equipar a cozinha? Vamos a contas…

Catarina Milheiro

Se está a planear umas remodelações e upgrades em casa, fique a saber quanto custa equipar a cozinha, desde os essenciais aos mais variados acessórios.

Quanto custa equipar uma cozinha

Seja numa renovação ou numa construção, a cozinha é um dos espaços mais pensados e cujo orçamento pesa mais nas contas finais. Por isso, se está a reconstruir ou se tem uma nova casa, provavelmente já se questionou sobre quanto custa equipar a cozinha, não é assim?

A verdade é que remodelar ou construir uma cozinha acaba por ser sempre um processo um pouco complexo. Desde a escolha dos equipamentos, à combinações de materiais, acessórios menos ou mais caros, tudo nos deixa confusos e com algumas dúvidas.

No fundo, tudo irá depender daquilo que pretender fazer na sua cozinha e claro, do seu gosto pessoal. Contudo, uma coisa é certa: uma generosa parte do seu orçamento para remodelações vai acabar por ir para a cozinha. Afinal, esta é uma das divisões mais importantes da sua casa e onde passa mais tempo.

Quanto custa equipar a cozinha: nem sempre o barato compensa…

10 dicas da Marie Kondo para organizar a cozinha

Os motivos que o levam a querer uma cozinha nova ou remodelada podem ser vários. Por isso, se está prestes a fazer alterações na sua cozinha ou se vai mudar para uma nova casa é importante saber quanto custa equipar a cozinha.

Na verdade, o simples desejo de mudança é por si só uma causa tão legítima como qualquer outra e fazer uma remodelação total ou construir uma cozinha de raiz não são processos assim tão diferentes.

Afinal, quando se trata de equipar uma cozinha os aspetos mais importantes que devemos ter em consideração são precisamente a qualidade, a relação de preço-qualidade e ainda a etiqueta energética de cada equipamento escolhido para integrar o nosso novo cantinho.

Por isso, quando o assunto é equipar a nova cozinha é extremamente importante que não nos deixemos levar somente pelos preços apelativos ou mais reduzidos.

De facto, e se pensarmos bem, nem sempre o que é mais barato é aquilo que compensa a longo prazo. Vejamos: se optar por um forno mais barato, mas com um certificado energético G, talvez não seja tão vantajoso assim porque gastará muito mais energia (que se refletirá na conta da luz no final do mês).

Para o ajudar reunimos um conjunto de equipamentos com uma boa relação de preço-qualidade, tendo sempre que possível, por base os respetivos certificados energéticos de modo a que consiga poupar nas contas de cada mês.

Equipar a cozinha de forma eficaz e rentável: as melhores escolhas

1

Máquina de lavar loiça

Nem todos optam por incluir uma máquina de lavar loiça nas suas cozinhas. Contudo, já que vai renovar ou equipar o seu novo espaço, aproveite para incluir este equipamento e vai ver que lhe facilita bastante a vida no dia-a-dia.

Optamos por escolher uma máquina de livre instalação, com temporizador para poder programar o início do seu funcionamento e com uma capacidade acima da média do mercado. É a máquina ideal para quem pretender tirar partido das tarifas bi ou tri-horária.

2

Micro-ondas

Ter um micro-ondas na cozinha é quase um requisito obrigatório para muitos. Por isso mesmo, esta sugestão só tem pontos positivos a favor. Além de ter uma boa eficiência energética, o equipamento é excelente para aquecer refeições bem como a grelhar, é fácil de limpar, a abertura e fecho da porta são bastante suaves e dispõe ainda de um temporizador digital.

3

Forno

Para o forno, deixamos uma dica essencial: limpeza pirolítica, que é como quem diz, limpeza automática. Esqueça as horas perdidas em volta da limpeza deste equipamento e delicie-se com centenas de assados.

4

Placa

Com uma relação preço-qualidade excelente, sugerimos esta placa de indução para integrar a sua nova cozinha. É extremamente rápida a aquecer, fácil de limpar, possui 4 focos de indução com uma potência máxima de 7000W e ainda controlos táteis Touch Control de fácil perceção.

5

Exaustor

É difícil encontrar um bom exaustor que, de facto, livre a sua casa do cheiro a refogados, fritos e assados. No entanto, são uma boa ajuda para controlar a humidade libertada pelos tachos e que, mais dia menos dia, podem pintar a sua cozinha a negro. Veja a nossa sugestão.

acessórios de cozinha
6

Frigorífico

Quando o assunto é a compra de um frigorífico, não se esqueça que este é o eletrodoméstico que consome mais energia, por isso, poupe nas restantes compras para poder investir, pelo menos, num frigorífico de classe B.

7

Processador de alimentos

Um processador não cozinha como um robot de cozinha mas faz coisas que esta não faz, nomeadamente fatiar legumes como se tivesse um samurai na cozinha. Pense bem no tempo que poupa, especialmente se tem pouca perícia com facas. Além disso, é um complemento à máquina porque, enquanto uma cozinha, o robot pode triturar sopa ou purés, fazer um bolo ou massas frescas.

8

Torradeira / sanduicheira

Por fim, torradinhas para o pequeno-almoço e tostas mistas para o lanche nunca podem faltar, não é verdade? Veja a nossa sugestão.

9

Chaleira elétrica

Este é, sem dúvida, um eletrodoméstico que não pode faltar numa cozinha! Aquece água em segundos que fica pronta para um chá, para começar a cozinhar, fazer a papa do bebé ou para adicionar a um tacho sem quebrar a cozedura. E o melhor disto tudo é que se trata de uma chaleira em inox.

10

Máquina de café

De cápsulas ou com filtro, português que é português, dificilmente vive sem um ou vários cafés ao longo do dia. Se é o seu caso, a máquina de café é mais um artigo que tem que juntar à lista para calcular quanto custa equipar uma cozinha.

11

Utensílios

Depois de escolhidos todos os eletrodomésticos para a sua cozinha, só faltam mesmo os utensílios como os pratos, copos, talheres e taças.

Conjunto de 3 facas para cortar

Tábua de cortar

Serviço de 24 peças (mate verde)

Utensílios de Cozinha (5 peças)

Copos de Vinho (6 unidades)

Copos 37cl (6 unidades)

Quanto custa equipar uma cozinha: contas finais

Contas feitas, se for gastar tudo de uma uma só vez, conte desembolsar cerca de 2.000€.

Note que os valores que indicamos podem variar de superfície para superfície, alguns deles encontram-se inclusivamente com promoção, pelo que deve sempre fazer um trabalho de comparação (utilizando, por exemplo, portais de comparação de preços online).

Veja também