Pedro Andrade
Pedro Andrade
31 Dez, 2018 - 11:00
Quanto tempo demora a vir um cartão multibanco?

Quanto tempo demora a vir um cartão multibanco?

Pedro Andrade

Quer saber quanto tempo demora a vir um cartão multibanco? Então, confira neste artigo a resposta a esta e outras dúvidas.

O artigo continua após o anúncio

Já ninguém vive sem os cartões de pagamento. Conhecidos por cartões multibanco, mudaram as nossas vidas há mais de 30 anos. Hoje em dia, permitem realizar diversas operações e existem mais de 20 milhões em todo o país. Se quer saber quanto tempo demora a vir um cartão multibanco, então este artigo é para si.

Quanto tempo demora a vir um cartão multibanco?

quanto tempo demora a vir um cartão multibanco

Seja por roubo, perda ou pela simples necessidade de emissão de um novo cartão, todos os dias são processados centenas de pedidos para a criação de cartões multibanco.

Estes instrumentos de pagamento são emitidos pela sua instituição bancária e são válidos apenas durante o período estipulado no prazo de validade. O cartão pode ser usado, por norma, até ao último dia do mês mencionado no mesmo.

Não se preocupe: a sua instituição bancária encarregar-se-á de enviar para a sua morada um novo cartão antes do final do prazo de validade, facilitando o processo de renovação.

Contudo, se necessita de trocar ou pedir um novo cartão, deverá dirigir-se a uma das agências do seu banco para efetuar o respetivo pedido (alguns bancos também disponibilizam esta opção através das suas apps para smartphone).

Por norma, o novo cartão chega à sua morada em cerca de cinco dias úteis. Não se esqueça, ainda, de conferir o preçário do seu banco e de confirmar os prazos acordados na altura em que faz o pedido.

Se o cartão não chegar a sua casa no tempo estabelecido, deverá apresentar uma reclamação ao seu banco. Para mais esclarecimentos, poderá ligar para o seu banco. De seguida, poderá saber quais os números à sua disposição e que irão ajudá-lo a saber quanto tempo demora a vir um cartão multibanco:

Caixa Geral de Depósitos
218 422 424

O artigo continua após o anúncio

Millennium BCP
214 704 402

Montepio – das 08h00 às 00h00
217 241 635
707 102 626

Santander Totta
217 807 364
707 212 424

BPI
217 207 700
226 072 266

Novo Banco
707 247 365
218 557 705

Que tipos de cartões de pagamento existem?

Agora que já sabe quanto tempo demora a vir um cartão multibanco, é importante saber que tipos de cartões de pagamento existem no mercado.

Cartão de débito
Está associado a uma conta de pagamento e permite levantar dinheiro, fazer pagamentos, consultar o saldo e realizar transferências bancárias (entre outras operações). Quando é utilizado, o valor é subtraído de imediato à conta associada.

Cartão de crédito
Este cartão tem associado um plafond (limite máximo de crédito) previamente contratado e permite efetuar pagamentos de bens e serviços e, em alguns casos, levantar dinheiro a crédito (o chamado cash advance).

O artigo continua após o anúncio

A utilização de cartões de crédito para levantamentos de dinheiro é feita, por norma, dentro do limite máximo de crédito atribuído, ainda que implique a cobrança de comissões.

Quando o cartão de crédito é utilizado, o titular beneficia do crédito que é reembolsado na data e nas condições acordadas com a instituição financeira.

Cartão de débito diferido
É um sub-tipo de cartão de crédito e está associado a uma conta de pagamento (normalmente uma conta à ordem), permitindo levantar dinheiro e efetuar pagamentos de bens e serviços.

Os movimentos efetuados não são contabilizados de imediato na sua conta: os valores em causa são debitados posteriormente, na data acordada por si e o emitente deste cartão. A principal vantagem deste cartão é a ausência de pagamento de juros.

Cartão pré-pago
Este cartão tem disponível um montante antecipadamente entregue pelo titular ao respetivo emitente. Desde que disponha de saldo, o cartão pré-pago permite fazer pagamentos e levantamentos de forma semelhante à do cartão de débito.

Cartão dual ou misto
Este tipo de cartão combina as funções de débito e de crédito. O cartão dual ou misto permite realizar operações a débito na conta de pagamento associada e movimentos a crédito.

Este é um cartão multimarca de pagamento que combina, por norma, uma marca de pagamento a débito e uma marca de pagamento a crédito, como é o caso do Multibanco e Visa ou Visa Electron e Visa.

Cartões de pagamento: uma história de sucesso

Foi em 1985 que Portugal recebeu os primeiros equipamentos da rede de caixas automáticas. A operação, a cargo da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), colocou nove máquinas em Lisboa e no Porto. Hoje, são cerca de 13 mil em todo o território nacional e estão disponíveis 24 horas por dia.

O artigo continua após o anúncio

Seja para efetuar pagamentos ou transferências, estes cartões vieram para facilitar as nossas vidas e já contabilizam 70 milhões de operações todos os meses – um número gigantesco e que prova o sucesso destes cartões.

Recentemente, o Multibanco também “migrou” para os telemóveis e conta já com um milhão de utilizadores do serviço MB Way. Esta solução interbancária permite fazer diversas operações através de uma aplicação móvel para qualquer smartphone.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp