Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Graça
Ana Graça
08 Out, 2018 - 15:14

Raça Bengal: conheça estes felinos tão diferentes!

Ana Graça

O gato da raça Bengal é diferente e especial. De aspeto selvagem, muito energético, ativo e brincalhão, faz as delícias das crianças. Descubra tudo!

Raça Bengal: conheça estes felinos tão diferentes!

O gato da raça Bengal, também conhecido como gato de Bengala ou pequeno leopardo, tem um aspeto selvagem proveniente do cruzamento entre um gato doméstico e um tipo de gato selvagem oriundo da Ásia, cujo aspeto se assemelha ao de um leopardo.

Conhece a raça Bengal?

Originário dos Estados Unidos da América, o gato da raça Bengal, cujo peso varia entre os 5 e os 9 kg, é um felino exuberante, de pelo macio e fino, que pode ter diferentes padrões:

1. Leopard spotted: Pelo dourado com padrão preto ou cor de canela. As suas manchas e pontos assemelham-se às de outros felinos maiores e selvagens;

2. Mármore: padrão em forma de concha, com desenhos largos;

3. Snow/Leopardo das neves: de pelo branco, com manchas castanhas ou pretas. De olhos azuis.

Ao nível do temperamento, o gato de Bengala mostra ser equilibrado, afável, sobretudo quando não tenham existido cruzamentos com o seu antepassado selvagem nas gerações anteriores próximas. O seu instinto de caça está bem presente, são gatos muitos ativos, que adoram saltar e correr e que, quando pequeninos, podem causar alguns estragos em casa.

Vivaços, os gatos da raça Bengal, podem ter alguns comportamentos mais selvagens. São dominadores, muito confiantes, e podem desentender-se com facilidade com os outros gatos da vizinhança. Todavia, os machos tendem a ser mais sociáveis e agradáveis, enquanto as fêmeas são habitualmente mais independentes e temperamentais.

Os gatos da raça Bengal podem ter alguns comportamentos mais selvagens

Principais características físicas dos gatos da raça Bengal

a) Cabeça

  • Larga, comprida e arredondada;
  • Maçãs do rosto pronunciadas;
  • Nariz grande e largo.

b) Orelhas

  • Pequenas;
  • Pontas arredondadas.

c) Olhos

  • Grandes;
  • Ovais;
  • Bem afastados um do outro;
  • De várias cores.

d) Membros

  • Patas de tamanho médio;
  • Patas traseiras mais altas que as dianteiras;
  • Estrutura óssea e musculatura robustas;
  • Pés grandes e arredondados.

e) Cauda

  • Comprida;
  • Grossa;
  • Vai ficando mais fina até à ponta;
  • Ponta arredondada.

Complicações de saúde associadas à raça Bengal

Habitualmente saudáveis, não costumam requerer cuidados de saúde muito específicos. Todavia, há algumas condições que podem surgir nestes felinos:

a) Intoxicações alimentares

Alguns criadores da raça Bengal referem notar uma maior sensibilidade face a mudanças nos hábitos alimentares, estando mais propensos ao surgimento de intoxicações alimentares.

b) Cardiomiopatia hipertrófica

Esta patologia parece ser mais prevalente nesta raça, quando comparada com outras, e caracteriza-se pela hipertrofia do ventrículo esquerdo. Tem como consequência o aumento da rigidez ventricular e a redução da capacidade de relaxamento do miocárdio.

c) Peritonite infeciosa felina

Provocada pelo coronavírus felino, vírus muito frequente nos gatos, cujo contágio é bastante comum por via orofecal. Esta doença é grave e pode mesmo ser fatal.

d) Degeneração da retina

Grupo de doenças degenerativas, de origem hereditária, que atingem a retina e que pode levar à cegueira.

e) Luxação da patela

Luxação hereditária da rótula que pode apresentar diferentes graus de gravidade, havendo casos em que é necessário recorrer à cirurgia.

f) Neuropatia distal

Distúrbio do sistema nervoso que provoca fraqueza e que pode ocorrer logo no primeiro ano de vida. Geralmente, grande parte dos gatos recupera por si mesmo.

Habitualmente saudáveis, não costumam requerer cuidados de saúde muito específicos

7 cuidados importantes a não esquecer!

1. O pelo dos gatos da raça Bengal é de fácil manutenção, no entanto, deve passar um pano de vez em quando, de forma a mantê-lo mais brilhante;

2. Apesar de se adaptarem bem ao interior das habitações, estes felinos gostam de ter acesso ao exterior. Tenha isso em consideração;

3. As unhas do gato de Belgala devem ser cortadas de forma periódica;

4. Estes felinos são grandes, compridos e de musculatura forte, portanto, querem uma alimentação de qualidade e adaptada ao seu desenvolvimento;

5. As visitas ao veterinário, a vacinação e a desparasitação não devem ser negligenciadas;

6. Estes gatos adoram água! Se quer que o seu gato da raça Bengal esteja feliz deixe-o molhar-se à vontade;

7. Os jogos e os mimos habituais nos restantes gatos domésticos podem não ser suficientes para satisfazer a necessidade de atividade dos felinos da raça Bengal. Estes felinos guardam algumas características de seus ancestrais selvagens, e portanto devem ter asseguradas condições que lhes permitam brincar, escalar objetos e treinar os seus rápidos reflexos.

Em suma

A raça Bengal é única e muito interessante. De aspeto selvagem, adapta-se bem à vida em família e aprecia o convívio e a brincadeira com crianças. Extremamente inteligente e divertido, é um felino que não requer complicados cuidados de saúde e de alimentação.

Veja também: