ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Assunção Duarte
Assunção Duarte
20 Jan, 2021 - 12:53

Saiba como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp

Assunção Duarte

Apagou conversas importantes sem querer? Talvez possa recuperar mensagens apagadas no WhatsApp acedendo ao backup da aplicação.

Recuperar mensagens apagadas no WhatsApp

Recuperar mensagens apagadas no WhasApp com sucesso vai depender de várias circunstâncias. A principal é se configurou ou não o sistema de backup automático que a aplicação pratica por defeito. É nesse sistema que poderá encontrar a mensagem apagada.

Mas importante também é a data em que a mensagem que apagou foi escrita ou apagada. Veja qual é o seu caso e perceba se o seu engano é dos que se pode restaurar.

Recuperar mensagens apagadas no WhatsApp 

Algumas estão salvas nos ficheiros de backup da aplicação 

O WhasApp faz todos as 24 horas um backup das suas conversas e grava-o localmente no seu telemóvel. Esta é a configuração de backup que a aplicação oferece por defeito a todos os seus utilizadores. Isso quer dizer que a mensagem que apagou pode estar gravada nesse backup. 

Para saber se é o seu caso, basta desinstalar a aplicação e voltar a instalá-la. Neste processo o WhatsApp vai pedir-lhe se quer ou não Restaurar as conversas que tinha na app. Se escolher RESTAURAR, a aplicação vai buscar o ficheiro de backup efectuado nas últimas 24 horas e vai disponibilizá-lo. A mensagem que apagou pode estar lá e assim vai conseguir recuperá-la. Se não estiver, continue a ler. Ainda pode haver solução.

Não conseguiu recuperar com a nova instalação: o que aconteceu?

whatsapp

A conversa não estava gravada no último ficheiro de backup

Reinstalar e RESTAURAR a aplicação faz com que o WhatsApp vá recuperar o último ficheiro do backup automático. Mas imagine que apagou a conversa que quer recuperar não agora, mas ontem ou há mais dias. Neste caso ela pode já não aparecer no backup das últimas 24 horas. Se esse é o seu caso avance para o título Restaurar backups menos recentes e tente ainda recuperá-la.

A mensagem era demasiado recente

Apagou uma mensagem que tinha sido escrita há tão pouco tempo que ainda não tinha ocorrido nenhum backup automático. Estes são criados todos os dias às 2:00am e salvos como um arquivo no seu telefone. Se a sua mensagem era desse dia e foi apagada antes dessa hora, ela estará mesmo perdida.  Veja Configure os seus backups para contornar esta situação no futuro.

Já foi apagada há mais de uma semana

O seu telefone armazena automaticamente até aos últimos sete dias de arquivos de backup locais. Se já tinha apagado a mensagem há mais de 7 dias, os backups diários da aplicação já não mostram essa conversa porque há medida que os ficheiros vão sendo criados eles vão substituindo os antigos. A mensagem está definitivamente perdida. Veja Configure os seus backups para contornar esta situação no futuro.

Faltou espaço no seu telemóvel

Se nunca entrou nas Definições para configurar a forma como o seu backup é feito ele está, por defeito, a ser guardado exclusivamente no seu telemóvel. Se na hora de fazer a gravação do ficheiro de backup houver falta de espaço para o gravar ele não é produzido. O ficheiro que ficará guardado como backup pode não ser o das últimas 24 horas, mas um anterior. É bom para recuperar mensagens mais antigas, mas mau para recuperar mensagens recentes. Veja Configure os seus backups para contornar esta situação no futuro.

como evitar que o adicionem a grupos de whatsapp
Não perca Como evitar que o adicionem a grupos no WhatsApp?

Recuperar mensagens apagadas no WhatsApp 

Restaurar backups menos recentes

Se a sua mensagem não apareceu na reinstalação da aplicação e não a apagou há mais de uma semana, vai ter de ir procurar manualmente onde está o ficheiro de backup que a guarda. Se se lembrar da data em que a apagou o seu trabalho estará facilitado. 

Estes ficheiros costumam estar armazenados na pasta >sdcard ou >WhatsApp. Procure-as nos separadores de >armazenamento interno ou >armazenamento principal. Se tiver uma aplicação de gestão de ficheiros instalada é só utilizá-la para encontrar o que procura.

>WhatsApp >Databases

Dentro da pasta >sdcard ou >WhatApp procure a pasta >Databases.  É aqui que lhe vão aparecer os ficheiros que a aplicação grava. Cada um é um backup dos últimos dias. O que não tem data no nome é o que foi feito nas últimas 24 horas e é o que é utilizado por defeito quando Reinstala e RESTAURA a aplicação. 

Acrescente um palavra no nome desse ficheiro sem data, para que ao Restaurar a aplicação não o vá buscar, e retire a data do ficheiro que quer que seja utilizado em sua substituição na reinstalação. Veja este exemplo:

  • msgstore.db.crypt12 é o nome do último ficheiro gravado
  • acrescente-lhe uma palavra: hojemsgstore.db.crypt12
  • no ficheiro com data: msgstore-2021-01-17.1.db.crypt12, apague essa data para que fique assim: msgstore.db.crypt12 (nunca mude o número da extensão crypt) 

Agora é só reinstalar a aplicação, tocando no RESTAURAR quando solicitado. Lembre-se que ao fazer isso vai perder as conversas posteriores à data que estava no ficheiro, mas pode recuperá-las no ficheiro hojemsgstore.db.crypt12, como no nosso exemplo. Elas serão recuperadas se lhe retirar a palavra “hoje” e voltar a reinstalar a aplicação.

Configure os seus backups

Se este sistema automático de backup da aplicação não lhe interessa para recuperar mensagens apagadas no Whatsapp, tende adaptá-lo melhor aos seus interesses e à sua utilização pessoal da aplicação. Toque nos três pontinhos verticais dentro da app, entre em >Definições >Conversas > Cópia de Segurança.

Sempre que quiser fazer uma cópia de segurança fora das 2:00 de cada dia, pode tocar em Efectuar Cópia. Vai ficar com um ficheiro no seu telemóvel com todas as conversas que tem na aplicação à hora que fez essa cópia. 

Pode ainda optar por fazer gravação também na nuvem. Basta tocar em >Cópia no Goole Drive se for um utilizador Android ou >Cópia na iCloud se for utilizador de iOS. Esta situação é bastante cómoda para quando tem de mudar de telemóvel. Ao escolher gravar na cloud. Pode escolher qual é a periodicidade com que esse backup é feito: diária, semanal ou mensal. Já sabe, a sua escolha de periodicidade vai ditar se terá mais facilidade em recuperar conversas mais antigas (mensal) ou mais recentes (diária) que tenha apagado por engano.

Veja também