A afta é, por definição, uma lesão superficial da mucosa da boca, geralmente dolorosa, com tendência a apresentar-se recorrentemente e com cura espontânea. Todos nós já tivemos uma afta em algum momento e, apesar de não ser grave, é uma lesão dolorosa e incómoda. Vamos tentar descobrir qual o melhor remédio para afta!
O que são aftas?
A mucosa oral, que cobre toda a nossa cavidade oral, tem importantes funções de proteção. Protege contra bactérias, vírus, fungos e substâncias tóxicas, controla a troca de fluidos e nutrientes e permite saborear alimentos e bebidas. Uma afta é uma ferida na mucosa oral.
Ter uma ou mais aftas na mucosa oral é uma situação muito frequente e apesar de serem consideradas benignas podem ser muito dolorosas. Podemos classificar as aftas em diferentes categorias:
a) aftas menores: pequenas úlceras que normalmente se localizam nas zonas moles da mucosa oral; são as mais frequentes e costumam curar-se em 6-14 dias sem deixar sequelas;
b) aftas maiores: costumam aparecer isoladas, geralmente nos lábios, língua, faringe, palato e zona interna das bochechas; são menos frequentes e mais profundas que as aftas menores; podem deixar cicatriz e demorar até 6 semanas a desaparecer;
c) herpetiforme ou “agrupadas”: múltiplas lesões distribuídas por toda a boca; juntam-se com frequência e formam úlceras maiores; pouco frequentes.

Causas para o aparecimento de aftas
As aftas podem dever-se à presença de estomatite aftosa, podem surgir como efeito secundário da toma de certos medicamentos ou podem dever-se à presença de outras doenças sistémicas e mais graves, como por exemplo:
- Doença celíaca;
- Colite ulcerosa;
- Doença de Crohn;
- Lúpus eritematoso;
- Doença de Reiter;
- Infeção pelo VIH;
- Tumores malignos do aparelho digestivo – estômago e intestinos.
No entanto, quase sempre surgem associadas a situações de stress emocional, mordeduras acidentais, alterações hormonais, infeções, hipersensibilidade a certos alimentos ou deficiências nutricionais.
Remédio para afta: ponha um fim às aftas!
A intensidade da dor, o tempo de cicatrização e a resposta aos tratamentos para a estomatite aftosa variam de pessoa para pessoa mas, na maioria dos casos, a cicatrização ocorre em cerca de 15 dias. O objetivo do tratamento passa por minimizar os sintomas e prevenir a sua recorrência.
Encontrar remédio para afta é relativamente simples e existe uma grande variedade de opções de tratamento disponíveis. A escolha depende sempre da gravidade da lesão e deve aconselhar-se com o seu médico e farmacêutico.
Alguns dos fármacos mais eficazes e mais comumente utilizados são os anestésicos e analgésicos tópicos, os antimicrobianos e os corticoides tópicos. Uma boa solução pode também passar por tentar alcalinizar a mucosa da boca, através de leveduras ou do bochecho com bicarbonato de sódio. Quando a boca está mais alcalina a proliferação de microrganismos que podem complicar as úlceras aftosas torna-se mais difícil.
Nos casos de maior gravidade pode ser considerado um tratamento sistémico à base de corticoides injetáveis ou orais ou mesmo com fármacos imunossupressores. É importante ressalvar que todas as lesões de duração superior a 2 semanas devem ser referenciadas ao médico.

Melhor remédio para afta é a prevenção!
É possível prevenir o aparecimento ou a frequência das aftas adotando alguns cuidados simples:
1) assegure a hidratação da mucosa oral com bons produtos;
2) evite alimentos muito ácidos, picantes ou muito quentes;
3) evite alimentos relacionados com o aparecimento das aftas orais, como morango, limão, chocolate e frutos secos;
4) adote uma dieta equilibrada de forma a evitar carências de nutrientes e vitaminas importantes;
5) utilize escovas de dentes suaves e garanta que são substituídas com frequência;
6) mantenha uma higiene oral adequada.
Veja também:
- As 3 melhores escovas de dentes elétricas do mercado
- Fio dentário: sim ou não?
- Halitose: o que é e como tratar
- Alimentos alcalinos: quais são e que benefícios nos trazem