Inês Pereira
Inês Pereira
07 Mar, 2019 - 11:00
Sapinhos na boca do bebé: causas, sintomas e tratamento

Sapinhos na boca do bebé: causas, sintomas e tratamento

Inês Pereira

Sapinhos na boca é uma infeção muito comum, mesmo em bebés saudáveis. Por isso, é importante saber as causas da doença e como a pode tratar.

O artigo continua após o anúncio

Depois de passar 9 meses a garantir que faz tudo pela saúde do seu feto, está na hora de lidar com todas as preocupações normais de uma mãe. Uma delas recai, claro, na panóplia de doenças que podem atacar o seu bebé e colocar em risco o seu bem-estar e desenvolvimento. É aqui que entram os sapinhos na boca, uma infeção contagiosa e bem mais frequente do que possa pensar.

Não é, aliás, por acaso que existem tantos cuidados no que se refere ao contacto com a boca do bebé, desde talheres à interação com outras pessoas. Descubra, então, como consegue identificar este problema.

Tudo sobre sapinhos na boca do bebé

saiba tudo sobre sapinhos na boca do bebé

Sapinhos na boca, cujo termo médico é Candidíase da boca, é uma infeção provocada pelo fungo Candida albicans e que pode facilmente afetar qualquer criança, mesmo que seja saudável. Contudo, os bebés com menos de 6 meses estão mais predispostos a sofrer deste problema dado que o seu sistema imunitário é menos desenvolvido.

A infeção manifesta-se através de manchas brancas na boca, desde a língua até ao céu da boca, que em muito se assemelham a restos de leite – o que dificulta a identificação do problema por parte dos pais.

É importante que os sapinhos na boca sejam diagnosticados rapidamente, uma vez que podem provocar dores e dificultar a alimentação do bebé. Em alguns casos, porém, a doença pode ser assintomática para além das lesões esbranquiçadas.

Esta patologia é extremamente contagiosa, pelo que tudo o que esteja em contacto com a boca da criança deve ser lavado. De facto, pode mesmo existir transmissão da infeção para a mama da mãe no caso de o bebé ser amamentado.

Causas do sapinho na boca

Sapinhos na boca é uma infeção que pode surgir em qualquer altura do ano e escolher como vítima qualquer bebé. Muito associada a um sistema imunitário enfraquecido ou menos desenvolvido, é um problema que tem na toma de antibióticos a sua causa primária, já que estes medicamentos alteram o equilíbrio bacteriológico da boca – o que resulta na patologia.

Por outro lado, a doença pode também ser transmitida pela mãe aquando do parto, por contacto com o canal vaginal. Se nele existirem fungos, é provável que passem da progenitora para a criança e originem os sapinhos na boca.

O artigo continua após o anúncio

Tratando-se de uma infeção contagiosa, a candidíase pode também surgir fruto do contacto com objetos contaminados. Por este motivo, é muito importante que esterilize biberões, chuchas e qualquer possível fonte de contágio.

Tratamento do sapinho na boca

conheça o tratamento para os sapinhos na boca

O diagnóstico desta infeção baseia-se na observação das lesões brancas que surgem na boca da criança. É, portanto, de extrema importância que consulte um pediatra caso verifique a existência de manchas na boca do seu bebé.

O tratamento, que deve ser iniciado o mais rapidamente possível para evitar problemas na alimentação do seu rebento, consiste na aplicação na boca de medicamentos com fungicidas. Estes podem ser líquidos ou ter consistência de gel. Este processo deve ser repetido várias vezes ao dia até que as lesões desapareçam.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp