Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
31 Jan, 2024 - 12:19

Renault Captur: nova geração renova identidade visual

Valdemar Jorge

É um sucesso da marca francesa e vai ter um look renovado. Venha conhecer o Renault Captur que chega este ano.

Renault Captur 2024

Os anos passam e o Renault Captur da 2.ª geração, no ativo desde 2019, começa a acusar o peso da idade, ainda que mostre linhas harmoniosas e construção robusta.

A verdade é que a concorrência está a ganhar terreno e o crossover compacto francês não quer deixar o seu ‘reinado’ em mãos alheias.

Outro aspeto importante é que a linguagem de estilo da Renault mudou desde então, pelo que urge atualizar um dos seus modelos mais populares.

Um conjunto de imagens de patente surgiram na internet e, para surpresa de muitos, mostram um novo modelo Renault Captur 2024. Um crossover que promete trazer um design mais agressivo, aproximando-se dos restantes modelos da gama Renault.

Captur: mudança significativa no design exterior

Como as imagens mostram, o novo Captur apresenta significativa alteração na secção frontal, com uma assinatura luminosa mais rasgada e bipartida, logótipo Renault mais pequeno, grelha mais estreita e capot mais plano.

Linhas inspiradas no remodelado Clio e nos modelos maiores, Rafale e Scénic E-Tech. Nota-se, por parte da marca francesa, um maior cuidado na harmonização do portfólio dos modelos.

Na traseira e no perfil mantém-se grande parte dos traços conhecidos da 2.ª geração. No entanto, os farolins traseiros terão nova disposição sendo mais alongados em direção ao logótipo e ao lettering CAPTUR, colocados bem ao centro do portão que dá acesso à bagageira.

O para-choques traseiro segue a inspiração do frontal, apresentando maior diferença na parte inferior. Os aros das rodas continuam marcados por aplicações plásticas em tom escuro que ajudam a definir a silhueta do automóvel.

Com estas alterações, a Renault tem como propósito distanciar mais o Captur do ‘primo’ Mitsubishi ASX, que chegou recentemente ao mercado europeu, dando-lhe ainda mais personalidade.

Habitáculo atualizado

Não sendo conhecidas imagens do habitáculo do que será o novo Renault Captur 2024, a expetativa é que este, em consonância com o design exterior, receba uma revisão, quer na ergonomia, quer nos materiais e, claro, acabamentos. O propósito será enfatizar um ambiente mais sofisticado e confortável, como é apanágio dos modelos com assinatura Renault.

Por outro lado, as mecânicas não deverão receber grandes alterações. A marca francesa deverá manter a oferta de versões a gasolina, Bi-Fuel (GPL) e híbridas, numa linha de produtos ambientalmente sustentáveis.

Deste modo, o Captur deverá continuar a usar a plataforma CMF-B, com motores tradicionais e híbridos e plug-in, nomeadamente o 1.0 TCe de 90 cv, 1.3 TCe de 140 cv ou 160 cv, com sistema híbrido-leve e um bloco 1.6 plug-in com 145 cv.

No segmento em que se insere, na Europa, o Renault Captur esgrimirá argumentos com modelos rivais como o Volkswagen T-Cross, Peugot 2008, Opel Mokka, Hyundai Kuai ou Skoda Kamiq.

Renault captur
O Captur é um dos modelos mais populares da Renault em Portugal

Renault Captur: modelo popular em Portugal

O Renault Captur é um dos crossover compactos mais populares no mercado português, graças ao design atraente, ao espaço interior e versatilidade.

Atualmente, existem quatro modelos à venda: Equilibre, Techno, RS Line e E-Tech Engineered, com preços a partir dos 24.370€.

De recordar que o Renault Captur fez a sua estreia no Salão Automóvel de Genebra em 2013 e começou a ser comercializado, em França, durante o mês de abril do mesmo ano.

Cada um destes modelos oferece diferentes níveis de equipamento, motorização e preço, estando adaptados às necessidades e preferências dos clientes.

O Captur Concept foi mostrado ao mundo, pela primeira vez, no Salão Automóvel de Genebra, de 2011.

Veja também

Artigos Relacionados