ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
17 Jan, 2022 - 10:32

O que é a rótula da barra de direção e porque é tão importante?

Afonso Aguiar

Desconhecida da maior parte dos condutores, a rótula da barra de direção é fundamental para a segurança. Curioso? Descubra mais.

controlo de tração

A rótula da barra de direção, vulgarmente apelidada só barra de direção, é uma das peças mais importantes do sistema de direção automóvel.

Embora a sua importância seja desconhecida, o seu mau funcionamento afeta gravemente a sua capacidade de virar as rodas, o que consequentemente aumenta a probabilidade de ter acidentes.

O que é a rótula da barra de direção?

De forma sucinta, a rótula de barra de direção participa no movimento das rodas dianteiras, atuando diretamente sobre a direção, permitindo as rodas virarem da direita para a esquerda e vice-versa. A sua localização é fixada junto à ponteira de direção, a qual por sua vez está ligada à caixa da direção. Normalmente, cada lado tem mais do que uma rótula.

O problema reside quando a rótula de direção se encontra defeituosa. Isso faz com que que possam haver constrangimentos ao virar o carro, uma vez que o volante fica com folga. Por vezes, pode também originar movimentos imprevisíveis e perigosos das rodas. Quando se troca a rótula de direção é necessário fazer um paralelismo ou, até, geometria de direção.

Não ajustar a direção pode provocar problemas no travão dianteiro do veículo.

Causas de problemas na rótula de direção?

A rótula de direção está associada ao movimento das rodas e, portanto, também é influenciada pela falta de cuidado com estas, assim como também dos amortecedores. Apesar do desgaste natural ser o principal causador da necessidade de substituição da rótula de direção, há outros fatos que influenciam a menor durabilidade da mesma:

  • pneus e amortecedores gastos ou com defeito vão não só afetar a sua segurança, como também podem desgastar a rótula da barra de direção. É importante garantir que faz a manutenção necessária dessas peças e as substitui quando chegar a sua altura;
  • as condições meteorológicas adversas aumentam o desgaste da rótula. É essencial estar atento a problemas na rótula de direção quando está muito calor ou muito frio;
  • conduzir em estradas em mau estado naturalmente desgasta as rodas e também os amortecedores. Ora, como visto acima, estas duas componentes estão diretamente associadas a uma maior ou menor durabilidade da rótula;
  • o estilo de condução também ele afeta as rodas, os pneus e os amortecedores. Portanto, não será difícil concluir que uma condução mais agressiva diminui a durabilidade da rótula da barra de direção.

Sinais a que deve estar atento

Ãntes demais, é importante perceber que, pese embora estes sinais possam não se dever em todas as circunstâncias à rótula da barra de direção, mais vale prevenir e dirigir com cuidado e, assim que possível, dirigir-se a um mecânico. Afinal, a capacidade de virar e controlar as rodas está em causa. Logo, também a sua segurança está.

Os sinais que indicam um possível problema na rótula da barra de direção são ruídos metálicos e secos, que se assemelham a estalos, sendo mais claros quando as rodas e a suspensão ultrapassam um solavanco.

Se ouvir esse estilo de ruído, é porque algo está errado com a fixação, sendo geralmente um indicador de uma folga. Tanto pode vir das juntas esféricas, da rótula ou mesmo dos pontos onde se fixa a barra estabilizadora.

Tipos diferentes de rótulas

Há três tipos diferentes de rótulas de direção. Aquilo que os difere é a presença e ausência ou presença de juntas esféricas. Os veículos com sistema de caixa de direção não possuem juntas esféricas, já os que possuem um sistema de cremalheira têm juntas internas e externas, num total de quatro. Por último, ainda há o sistema de pinhão e cremalheira, que é o mais comummente usado.

Em qualquer caso, gastará sempre, no mínimo, umas dezenas de euros só a comprar a peça nova, sem esquecer que terá de pagar a mão de obra. Portanto, agora que sabe a importância da rótula da barra de direção e o que lhe poderá custa, mais vale prevenir-se do que remediarse.

Veja também