É importante saber como encontrar a posição ideal de condução, pois só ela poderá garantir um maior controlo sobre o veículo, assim como uma maior segurança na condução, permitindo que o condutor se sinta sempre em alerta de forma a intervir repentinamente, conseguindo proteger o corpo de mazelas em caso de colisão.
Na verdade, quando um condutor se torna mais experiente, começa a ter hábitos de condução que podem ser comprometedores. Se, por um lado, um aluno nas aulas de condução é ensinado a percorrer uma lista de ações pré-definidas, antes de iniciar a marcha, a maioria dos condutores experientes coloca de lado esses ensinamentos, limitando-se a agarrar o volante e prosseguir a sua viagem logo de imediato.
Tendo em conta que os automóveis modernos são dotados de novos parâmetros de conforto na segurança passiva, pode parecer estranho falar-se sobre alcançar a posição de condução perfeita. Contudo, a posição ideal de condução não está diretamente relacionada com a sensação de conforto momentânea, mas sim com uma postura que, a longo prazo, comprove ser a mais correta, mas também ideal, para a sua configuração ergonómica na condução.
Desde como o condutor manuseia o volante, à forma como encosta a cabeça ou coloca os pés nos pedais, estas ações devem estar em perfeita harmonia para que a condução não se torne algo penoso para o corpo no fim de cada viagem.
Nesse sentido, antes de irmos às dicas para encontrar a posição ideal de condução, é importante preparar o “ambiente perfeito” para conduzir. Para isso, verifique sempre estes elementos.
Elementos a ter em conta para uma melhor condução
Verificar a altura do assento
Uma vez alcançada a distância ideal do assento, é tempo de ajustar a altura do assento. Os automóveis modernos incluem agora um ajustador de altura no banco do condutor. Este tipo de ajuste é essencial para evitar que as pernas estejam demasiado próximas do volante, uma situação que pode interferir com a condução.
Também é recomendado conduzir com o assento o mais baixo possível, visto que isto proporciona maior estabilidade e o condutor é menos afetado pelos movimentos do corpo. Mas deve sempre dar prioridade à boa visibilidade.
O controlo da altura do assento é um elemento muito importante para alcançar a postura correta de condução, que muitas vezes é esquecida.
Ajuste da inclinação do encosto
A inclinação do encosto também deve ser tida em conta. Não se incline demasiado para trás. A posição ideal é aquela em que, com as costas encostadas ao encosto e o braço estendido, o pulso repousa contra a parte superior do volante. Desta forma, os seus braços estarão ligeiramente dobrados para poder conduzir confortavelmente e manobrar com confiança.
Ajuste da altura do volante
O ajuste do banco, mencionado acima, vai de mãos dadas com um bom ajuste do volante. Todos os automóveis têm ajuste da altura do volante, mas nem todos incluem ajuste de profundidade, o que é altamente recomendado para uma posição de condução ótima. O ajuste da profundidade ajuda-o a ajustar o volante conforme a inclinação do encosto, para que o seu pulso assente perfeitamente no volante.
Ao ajustar a altura, certifique-se que tem uma boa visão do painel de instrumentos e da estrada à sua frente.
Encostos de cabeça, a parte esquecida da melhoria da postura de condução
Após ajustar o banco e o volante, encontramos agora uma posição de condução confortável, mas ainda não é totalmente segura. Os encostos de cabeça são frequentemente esquecidos, embora a sua função seja reduzir os ferimentos no pescoço em caso de acidente. Para o posicionar corretamente, o topo do apoio de cabeça deve estar à mesma altura que os seus olhos. Será eficaz na prevenção do efeito chicote.
Cinto de segurança
Mesmo que o ajuste seja correto, será de pouca utilidade se não usar o cinto de segurança.
Espelhos retrovisores, por dentro e por fora
Finalmente, precisamos de falar sobre o ajuste dos espelhos retrovisores, tanto exteriores como interiores. Comece por centrar o espelho retrovisor interior com a janela traseira, de modo a obter o mais amplo campo de visão sem ter de mover a cabeça.
A principal função dos espelhos retrovisores exteriores é evitar os ângulos mortos e mostrar ao condutor o que acontece com a traseira do veículo no campo de visão do condutor. Aponte-os para o corpo e abra-os. Saberá que estão corretamente ajustados quando um veículo o ultrapassa e o vê primeiro no espelho interior e, ao desaparecer do espelho interior, aparece no espelho exterior.
Com efeito, após garantir esta checklist, existem outras variáveis que poderão ajudar a descobrir como encontrar a posição ideal de condução.
Como encontrar a posição ideal de condução: 7 aspetos a ter em conta
Ao serem adotados determinados hábitos de condução menos corretos e seguros, questões ligadas à saúde do condutor, assim como à sua segurança ao volante, podem ficar condicionadas.
Desta forma, caso seja um condutor que sente frequentemente dores no pescoço, costas ou região lombar, talvez seja altura de verificar e analisar a postura que assume durante a condução.
É importante lembrar que, a médio e longo prazo, uma postura incorreta poderá causar efeitos secundários na coluna. Mesmo que pareça trivial associar-se à condução, a verdade é que como encontrar a posição ideal de condução pode tornar-se num desafio técnico e complexo, embora tudo consista num ajuste às suas exigências ergonómicas, sem nunca comprometer a sua segurança. Portanto, atente nos seguintes 7 aspetos.
Posição das mãos no volante
Recomenda-se que a posição das mãos no manuseio do volante seja feita na posição das 9h15 (como nos ponteiros do relógio). O motivo é muito prático e simples. Uma vez que a maioria dos comandos do volante se encontram nestas zonas, o condutor não necessita retirar as mãos do mesmo para os utilizar.
Para efetuar as curvas, o recomendado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) é que a mão do condutor deva subir na direção do lado para onde vai curvar até ao topo do volante e erguer o volante até à posição mediana (3h ou 9h, de acordo com os ponteiros do relógio). A mão oposta deve permanecer sempre no sítio.
O IMT refere que esta posição oferece menos fadiga muscular e garante maior precisão e rapidez no controlo do veículo, por exemplo, numa situação de emergência.
Posição dos braços
Quanto à posição dos braços, aconselha-se que se conduza sempre com os mesmos fletidos e nunca esticados. Com esta posição, será mais fácil manobrar o volante, obtendo mais força e precisão sobre o mesmo.
Posição das costas
As costas devem estar direitas, reguladas de acordo com o banco. Desta forma, será de esperar que os ombros não necessitem deslocar-se do banco para efetuar as curvas. Procure não posicionar drasticamente o banco, tanto na vertical como na horizontal.
Posição das pernas
A forma como posiciona as pernas é também fundamental para quem procura saber como encontrar a posição ideal de condução. Tal como os braços, também as pernas devem estar fletidas durante a condução. Se sentir que exerce demasiada força na zona superior da perna, deverá rever a posição. Para uma postura desejável, o pé esquerdo deve conseguir pressionar corretamente o pedal de embraiagem por completo.
Posição da cabeça
Em caso de acidente, a distância da cabeça ao encosto do banco pode fazer toda a diferença. Desta forma, atente particularmente na forma como ela fica posicionada. O encosto da cabeça deve estar ajustado pelas orelhas, sendo que o limite do mesmo deve coincidir com a linha dos olhos.
Posição da zona lombar
Por sua vez, a zona lombar deverá estar encostada ao banco, de forma a compor um ângulo de 90 graus. Esta recomendação torna-se ainda mais relevante quando as viagens se tornam longas e permanecemos na mesma posição muito tempo, contraindo por defeito a zona lombar.
Correta utilização dos pedais
Para saber como encontrar a posição ideal de condução é ainda importante que faça uma correta utilização dos pedais, principalmente se conduz um veículo com uma caixa de velocidades manual. É importante que tenha por hábito uma posição de “alerta” iminente, sempre que necessite de carregar no travão ou acelerar, para evitar um acidente ou para fazer uma ultrapassagem eficaz.
O condutor deve manter o calcanhar do pé direito apoiado no chão, próximo do pedal do travão. Por outro lado, o pé esquerdo deve manter-se igualmente apoiado no chão, à esquerda dos pedais ou no suporte específico para ele.
É ainda importante lembrar que o pé esquerdo apenas deverá entrar em contacto com o pedal da embraiagem sempre que seja necessária a engrenagem de uma troca de mudança. Esta é uma prática comum entre muitos condutores, mas atenção: opte por nunca deixar o pé esquerdo encostado sobre o pedal da embraiagem, uma vez que resultará num desgaste iminente da mesma.
Relembramos que as sugestões supramencionadas são sempre adaptáveis à estatura, peso e fisionomia corporal de cada condutor. Contudo, para todos os efeitos, cabe a cada um de nós determinar um equilíbrio entre o que é recomendável pela ergonomia automóvel e o que lhe é mais confortável neste processo de como encontrar a posição ideal de condução no seu veículo.