É uma questão antiga, sabemos, mas nunca devidamente solucionada. Apesar da tendência, hoje em dia já é possível saber se leram os seus emails independentemente do software que usa. Fique a conhecer 3 formas de o fazer.
Como saber se leram os seus emails
Há, pelo menos, 3 formas de o fazer e a verdade é que não precisa de utilizar um software de email específico para saber se leram os seus emails. É algo útil de saber, sobretudo naquelas situações em que está dias à espera de uma resposta.
É sempre uma incógnita saber se, o email que enviou, foi ou não lido dado o tempo de resposta que parece não ter fim à vista. Basta adotar uma das seguintes formas para saber se leram os seus emails ou, então, todas elas.
Recibos de leitura
Os recibos de leitura são, talvez, a forma mais antiga de saber se leram os seus emails. É, em simultâneo, uma das maneiras mais fiáveis de o saber, visto receber o recibo de forma praticamente automática assim que abrem as suas mensagens.
Apesar de seguros, os recibos podem ser algo manipuláveis. Isto acontece porque, assim que o seu email é aberto pelo recetor, é pedido ao mesmo se permite que o recibo de leitura seja enviado ao emissor.
Ao negar a possibilidade, nunca irá receber o recibo de leitura do email que enviou. Por isso, esta é uma forma que pode, muitas vezes, não ser a solução mais indicada para este problema.
Outro dos problemas dos recibos de leitura é o facto de não serem transversais a todos os softwares de email, como é o caso do Gmail. Os recibos funcionam bem, no entanto, em programas como o Outlook, mas têm de ser ativados.
Para isso, só precisa de aceder às Opções do Outlook e selecionar, na caixa de verificação correspondente, que quer receber um recibo do email que está prestes a enviar.
Utilizar uma extensão
Hoje em dia, existem algumas extensões associadas a serviços como o Gmail que permitem saber se os seus emails foram lidos. Uma delas é a Mailtrack, cuja instalação é simples e fica, desde logo, associada à sua conta de email.
A versão gratuita deverá chegar-lhe caso utilize produtos da Apple porque, se quiser que a extensão funcione num Android, terá de pagar 4,99$ por mês (aproximadamente 4,47€/mês).
Depois de instalar a extensão no seu computador, é hora de a testar. Para isso, precisa de criar um novo email e, se o Mailtrack tiver sido corretamente instalado, irá surgir um ícone com dois sinais de verificação verdes no menu inferior, ao lado do botão de envio.
Carregue no ícone e certifique-se de que a extensão está ativa. Depois, proceda com a escrita do email e, no final, envie-o. Assim que o mesmo for lido, será notificado através do Mailtrack.
Utilizar um programa de tracking
A melhor forma de saber se leram os seus emails em contexto empresarial é utilizar um software dedicado de tracking, que permite seguir todos os emails que envia e saber quem os leu e a que horas.
Dois dos programas mais conhecidos são o Bananatag e o Contact Monkey. Ainda que diferentes, ambos os serviços oferecem funcionalidades semelhantes, entre elas o rastreio de emails.
Ambos representam ótimas soluções para empresas, onde várias pessoas trabalhem e estejam envolvidos no envio e receção de emails. Contudo, as vantagens deste género de softwares não termina aqui.
Funcionalidades como, por exemplo, a criação de newsletters é igualmente possível através da utilização de programas como estes, pelo que essa é uma das grandes mais mais-valias em contexto empresarial.
Depois de ler este artigo, certamente encontrou a forma ideal de como saber se leram os seus emails e, claro está, a mais indicada para si. Não perca o rasto das suas mensagens e garanta que todas são lidas e prontamente respondidas.