Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
08 Nov, 2019 - 14:51

São Martinho, pão, castanhas e vinho. Lendas e magustos

Ekonomista

Sabe quem foi São Martinho? Está associado a castanhas e vinhos, mas foi um clérigo. E pelo caminho conheça os melhores magustos do país.

Castanhas para magusto

São Martinho é um dia associado a castanhas, vinho e jeropiga. O que nem todas gente sabe é que se trata de num festa litúrgica, celebrada a 11 de novembro, em honra de Martinho de Tours.

E quem foi este personagem? Terá nascido por volta do ano 316, na Hungria e foi um soldado romano que acabou por fundar um mosteiro em Ligugé, em França, onde levou uma vida monástica, acabado por chegar a bispo.

Segundo a lenda, São Martinho de Tours encontrou-se com um mendigo durante uma tempestade de neve e com a espada cortou o seu manto ao meio para partilhar com o pedinte e protegê-lo da chuva. Na mesma altura, sonhou com Jesus Cristo vestido com a metade da sua capa, facto que viria a marcar a santidade do soldado feito monge.

São Martinho: magustos pelo país fora

Castanhas assadas no são martinho

Festejado durante a época da colheita da castanha, as festividades em honra de São Martinho acabaram por ficar associadas ao ritual dos magustos, onde a tradição manda acender-se uma fogueira, beber jeropiga e, claro, o vinho novo das colheitas.

É sempre mais um motivo para juntar familiares e amigos numa celebração de alegria, havendo mesmo algumas festas mais ou menos tradicionais e que podem ser uma boa opção para im dia bem passado.

Em Oeiras, por exemplo, as Festas de São Martinho são já um ex-libris do concelho. Nos dias 10 e 11 de novembro, os festejos têm lugar no Largo 5 de Outubro (entre as 11:00 e as 22:00), transferindo-se a animação para Jardim Palácio Anjos, em Algés, no dia 16.

No coração do Alentejo, também se celebra o São Martinho. Na Vidigueira, quem visitar a Ribafreixo Wines tem à disposição um pacote que inclui uma visita à adega, prova de vinho novo, prova de três vinhos da Ribafreixo e produtos regionais. Para o final, está reservado um almoço com uma ementa especial alusiva à data.

Subindo na direção de Trás-os-Montes, Carrazedo de Montenegro, no concelho de Valpaços, promove uma prova de castanha, com muita animação, tasquinhas e restaurantes.

Claro está que os magustos não vão faltar, estando ainda prometido um bolo de 600 quilos, que terá a castanha como ingrediente base.

Voltando a descer, agora na direcção da capital, o grande magusto de Lisboa decorre no dia 9, numa festa carregada de castanha e vinhos alentejanos da Adega Mayor.

O evento de São Martinho terá lugar no Espaço Brasil, na LX Factory, e tem entrada livre para os concertos.

Finalmente, e novamente de regresso ao Alentejo, durante todo o fim de semana, a Feira da Castanha em Marvão vai distribuir cinco toneladas desta iguaria em diversas artérias da localidade.

Uma boa oportunidade para provar um produto da região, certificado como Denominação de Origem Protegida.

Veja também