ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
28 Jan, 2021 - 10:16

Os 10 melhores vinhos verdes para provar no confinamento

Mónica Carvalho

Estes são os 10 melhores vinhos verdes de Portugal de 2020, eleitos por quem mais percebe do assunto. Confira a lista e aproveite que está em casa para saborear com tempo.

melhores vinhos verdes

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes coligiu os melhores vinhos verdes de 2020 e, com base nessa listagem, apresentamos-lhe os néctares que poderá experimentar e saborear em mais um período de confinamento.

É certo que nem todos se encontram com facilidade (pelo menos as colheitas premiadas). Porém, assim fica com a garantia de que os nomes abaixo referidos remetem para os melhores verdes e, caso se cruze com eles, é mesmo de aproveitar e degustar.

Fique, agora, a saber mais sobre as caraterísticas de cada um e delicie-se!

Saiba quais são os 10 melhores vinhos verdes de 2020

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes organiza anualmente o Concurso do Vinho Verde Engarrafado com o objetivo de promover os melhores vinhos verdes e impulsionar o consumo. Curioso para saber quais são? Confira tudo.

vinho verde
1

Quinta de Gomariz Colheita Seleccionada Avesso 2019

Este vinho recebeu o prémio Grande Medalha de Ouro e é proveniente da casta Avesso, uma das mais raras da região dos vinhos verdes que dá origem a vinhos de tonalidades citrina, nariz suave com notas de ameixa e pera.

É um vinho que acompanha bem saladas, peixe, marisco, carnes brancas, massas, tapas e comida japonesa.

2

ABC Darium Superior 2019

De cor cítrica, este vinho superior de Amarante tem um aroma frutado com notas florais e é bem fresco e irreverente.

Deve ser servido a uma temperatura ideal entre 10 a 12º e é perfeito para servir com queijo, peixe grelhado e temperado e todos os tipos de carnes grelhadas.

3

Casal da Torre de Vilar – Escolha 2019

Este vinho de cor citrina é uma bebida única, versátil, leve e bastante fresca. Como tal, apresenta um bom equilíbrio entre estrutura, acidez e persistência.

Aproveite para acompanhar com comidas leves.

4

ABC Darium – Escolha 2019

O ABC Darium é o único vinho verde rosé a constar nesta lista. Proveniente da casta Espadeiro & Touriga Nacional, tem aroma de frutos vermelhos é bastante harmonioso, revelando-se na boca, jovem, fresco e persistente.

5

Dom Diogo Colheita Seleccionada Vinhão 2019

Este vinho nasce de uma rigorosa seleção das melhores uvas da casta Vinhão e resulta de uma harmonia perfeita entre as técnicas modernas e a tradição.

O Dom Diogo Colheita Seleccionada Vinhão 2019 é um vinho de cor retinta, de aroma a frutos silvestres, vinoso, macio e seco, que pode combinar na perfeição com a gastronomia regional portuguesa, tal como, rojões, papas de sarrabulho, arroz de cabidela, lampreia, sardinhas e bacalhau.

6

Pluma Reserva Alvarinho 2017

Caracterizam este vinho os aromas frescos e minerais combinados com notas de madeira, o que lhe confere uma boa estrutura, também graças às frutas cítricas.

Por isso mesmo, pode ser combinado com qualquer tipo de peixe, marisco e saladas.

7

Quinta de Alderiz Alvarinho 2019

De sabor macio, harmonioso, de com frescura adequada e carácter longo, este alvarinho denota bastante a mistura de laranja e toranja maduras. O sabor é equilibrado, tem uma boa estrutura ácida e de textura marcada.

8

ABC Darium – Arinto 2019

Este arinto de cor cítrica apresenta um aroma muito frutado e alguma mineralidade, o que o torna num vinho jovem e fresco ideal para o verão e para as comidas mais simples que habitualmente se comem nesta altura do ano.

9

ABC Darium – Loureiro 2019

A produção da AB – Valley Wines traz mais um vinho verde para esta lista. Desta vez é um loureiro de cor cítrica, aroma muito frutado com notas florais. Deve ser servido entre 7º e 9º para melhor aproveitar as suas características.

10

Quinta da Levada – Azal 2019

Marcam este vinho um aroma complexo, fruta citrina, chá verde e notas tropicais. Parecem sabores tão distintos, mas, na verdade complementam-se na perfeição e acompanham pratos de carnes brancas marisco e peixes, ou outras pequenas refeições, como saladas.

Onde comprar os melhores vinhos verdes?

Os locais mais óbvios são os supermercados e as lojas gourmet. Todavia, com as medidas de restrição que levaram ao encerramento de algumas lojas, ao fecho antecipado de outras (20h durante a semana e 17h ao fim de semana) e à proibição de venda de bebidas alcoólicas após as 20h (sendo esta uma medida que vigora há vários meses), as compras online podem ser a solução.

Atualmente, é possível comprar vinho à distância de um clique e sem sair do conforto e segurança de sua casa. Além das lojas online dos próprios supermercados, há algumas específicas só para a comprar do néctar dos deuses. Onwine, Vinha e Wine são apenas algumas das lojas online para comprar alguns destes melhores vinhos verdes.

Que cuidados deve ter nas compras online?

Visto estarmos a viver uma pandemia à escala mundial há cerca de um ano, as compras online são o modo preferencial de muitas pessoas. E é, de facto, uma excelente alternativa, desde que tenha alguns cuidados, como usar redes seguras para aceder à Internet; certificar-se de que a página é segura; comparar várias lojas para ver onde encontra o preço mais barato; e até ter em atenção a política de trocas e devoluções.

E quando receber a encomenda em casa?

A pandemia não condicionou apenas a forma como compramos, como também a forma como lidamos com esses mesmos bens. É seguro receber encomendas em casa, visto que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde a “probabilidade de alguém infetado contaminar uma encomenda é baixa e o risco de apanhar o vírus que causa a COVID-19 num pacote que foi movido, transportado e exposto a diferentes condições e temperaturas, é igualmente reduzido.”

Ainda assim, recomendamos alguns procedimentos simples e que passam por optar pelo pagamento contactless ou no momento da compra; manter distanciamento no momento da entrega e usar máscara; desinfetar a embalagem e os produtos no interior, descartando de imediato os materiais que não são mais necessários.

Veja também