Um seguro de vida é normalmente feito por duas razões: ligado ao crédito à habitação, para garantir o pagamento da hipoteca, ou pela simples vontade de proteger e prevenir os beneficiários. Fazer uma simulação de seguro de vida orienta-o no mundo complexo dos seguros, no qual existem imensas variáveis a ter em conta.
Seguro de vida: simulação de diferentes coberturas
Um seguro de vida garante, como cobertura principal, o risco de morte ou de sobrevivência de uma, ou mais, pessoas seguras. Como coberturas complementares pode incluir o risco de invalidez, acidente ou desemprego. É também muito comum que o seguro de vida seja feito no âmbito do crédito à habitação. Mas um dos principais motores na procura de seguros de vida é o desejo de proteger os beneficiários, sobretudo cônjuges e filhos.
Tipos de seguro
- Risco de morte e invalidez total e permanente: o segurador paga ao beneficiário o valor acordado se a pessoa segura perecer durante o período de tempo coberto;
- Risco de sobrevivência da pessoa segura: o beneficiário recebe o capital se o segurado sobreviver, durante o mesmo período de tempo combinado na celebração do contrato.
No caso de o seguro ser feito no âmbito do crédito à habitação, as entidades obrigam-no a isso para garantir que o valor do empréstimo é saldado pelo beneficiário ou beneficiários do seguro, indicados pela pessoa segura.

Seguro de vida: simulação é útil
A importância de fazer uma simulação de seguro de vida prende-se com a sua obrigatoriedade no crédito à habitação. Não é obrigado a fazer um seguro de vida na mesma instituição bancária onde contraiu o empréstimo e isso pode permitir-lhe uma poupança significativa.
Considere a sua situação atual para perceber que parâmetros de seguro são ideais para si, incluindo empréstimos que pode ter em seu nome e o seu rendimento anual líquido.
É sempre recomendado fazer uma ou mais simulações de seguro de vida, tanto para o orientar no crédito à habitação, como para servir de garantia de proteção para os seus familiares diretos. O seguro no contexto de crédito à habitação não é estático relativamente ao prémio. Visto que o aumento do risco de morte aumenta com a idade, o valor a pagar também aumentará.
É importante saber que não é obrigado a contratar o seguro de vida à mesma entidade bancária com quem fez o crédito à habitação. O banco exige que o seguro exista, mas não tem o poder de escolher a entidade seguradora por si.
Veja também:
- Como escolher o seguro de vida para crédito habitação
- Cuidados a ter na escolha do seguro de vida para o crédito habitação
- Poupe milhares de euros mudando o seu seguro de vida
- Seguro de vida no IRS: quem pode declarar e como