Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
23 Mar, 2021 - 17:10

Semana Santa de Braga: devoção adapta-se aos novos tempos

Mónica Carvalho

A Semana Santa de Braga é um acontecimento único no calendário religioso nacional, mas a pandemia obriga a novos procedimentos. Conheça o programa.

Procissão na Semana Santa em Braga

Não há indicação de quando se começou a assinalar a Semana Santa de Braga. O que é certo é que esta é uma das épocas do ano mais especiais, ou não fosse Braga uma cidade devota e cheia de fé.

Sabe-se que esta tradição multissecular tenta, ao máximo, conservar o sentido original de comemoração dos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, ao mesmo tempo que se tentam incorporar elementos inovadores e exclusivos que enriqueçam as celebrações da Semana Santa de Braga.

E se noutros tempos esta fosse uma excelente altura para visitar a cidade, a pandemia obrigada a novos procedimentos e a uma interpretação deste período de forma mais segura para todos.

Calendário de eventos da Semana Santa de Braga

Apesar da proibição de sair do concelho de residência entre os dias 26 de março e 5 de abril, poderá continuar a acompanhar os eventos que marcam a Páscoa em Braga. Como? Online, pois claro. Os eventos vão ser transmitidos em direto no Facebook de modo a evitar aglomerados de pessoas e assim todos poderem assistir às celebrações.

Atente ao programa.

braga-semana-santa
Facebook: Semana Santa de Braga

27 de março

28 de março

  • 11h: Benção e Procissão dos Ramos, na Sé Catedral. O Domingo de Ramos é ponto de partida da Semana Santa. Nesta data, a Igreja comemora a entrada de Jesus em Jerusalém, para consumar o seu mistério pascal.
  • 17h: Procissão dos Passos. A Procissão dos Passos é organizada anualmente no Domingo de Ramos pela Irmandade de Santa Cruz e representa o primeiro grande cerimonial da Semana Santa de Braga. Instituída no ano de 1597 pelo Arcebispo D. Frei Agostinho de Jesus, é a segunda mais antiga do género em Portugal. O objetivo desta procissão é reconstituir o caminho feito por Jesus Cristo desde o Pretório até ao Calvário.

30 de março

  • 21h30: Requiem, Op. 23 de João Domingos Bomtempo (1775-1842), concerto da Orquestra do Norte

31 de março

  • 16h: Lançamento do livro “A Semana Santa em Braga”. Este livro pretende ser mais um contributo no processo de valorização deste período especial em Braga e apresentá-la à comunidade como uma manifestação indispensável no âmbito do património cultural imaterial português.
  • 21h30: Cortejo bíblico “Vós sereis o meu povo” – Procissão de Nossa Senhora da “burrinha”. Este evento tradicional é organizado pela Junta de Freguesia e pela Paróquia de São Victor. Na sua origem está a evocação da procissão de Nossa Senhora das Angústias que marcou o quotidiano da freguesia, desde a segunda metade do século XVIII, e que integrava uma imagem de Nossa Senhora montada numa burrinha – o que a tornou numa das mais populares da cidade de Braga.

01 de abril

  • 10h: Missa Crismal e Bênção dos Santos Óleos, na Sé Catedral.
  • 16h: Lava-Pés e Missa da Ceia do Senhor, na Sé Catedral. Antes da Missa da Ceia do Senhor, o Arcebispo que a preside lava os pés a doze pessoas que representam os doze Apóstolos, numa bonita representação da ação de Jesus.
  • 21h30: Procissão do Senhor “Ecce Homo”. A procissão é organizada pela Irmandade da Misericórdia e trata-se de uma das manifestações mais significativas que compõem as solenidades bracarenses da Semana Santa, visto que evoca o julgamento de Cristo. Os locais conhecem-na como a procissão do Senhor da Cana Verde ou dos Fogaréus.

02 de abril

  • 15h: Celebração da Morte do Senhor, na Sé Catedral. A esta hora em doze locais da cidade, haverá lançamento de morteiros, assinalando a morte de Jesus, seguindo-se de um minuto de silêncio em sua memória.
  • 21h30: Procissão do Enterro do Senhor. Esta é a mais imponente e solene manifestação pública da Semana Santa de Braga, na qual se recorda a morte e a deposição de Jesus Cristo.

03 de abril

  • 21h: Vigília Pascal e Procissão da Ressurreição, na Sé Catedral. Para a Vigília Pascal convergem todas as celebrações da Semana Santa e mesmo de todo o Ano Litúrgico. Nela será lembrada a grande noite de vigília do povo hebreu no Egipto e assinala-se a redenção dos cristãos pelo mistério da Ressurreição de Cristo.

04 de abril

  • 11h30: Missa Solene do Domingo de Páscoa, na Sé Catedral

Poderá consultar online toda a programação da Semana Santa de Braga.

Veja também