Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Bárbara do Carmo
Bárbara do Carmo
03 Set, 2019 - 16:20

Braga: onde tradição e modernidade se encontram

Bárbara do Carmo

Do Sameiro ao Bom Jesus, Braga está nas portas do Gerês e cheia de vida a pulsar-lhe nas veias. Espetáculos, bons restaurantes e muitas atividades nas ruas.

Braga: onde tradição e modernidade se encontram

Além dos tradicionais e obrigatórios pontos a visitar, Braga tem cada vez mais uma oferta diversificada, para todos os gostos e idades, assumindo-se como uma cidade jovem, versátil e dinâmica.

É um bom entreposto para parar dois dias antes de seguir viagem para o interior exuberante do Gerês. Siga as nossas sugestões e divirta-se, sozinho, em casal ou em família pelas ruas bracarenses.

Braga, mais antiga que a Sé

Braga

Um bom passeio por Braga deve começar sempre no centro histórico da cidade que cresceu em torno da famosa Sé de Braga, uma obra arquitetónica barroca classificada como Monumento Nacional. Caminhe pela Rua do Souto e aproveite para fazer umas compras nas inúmeras lojas de artesanato. Tome um café no antigo Café Viana e sinta-se a viajar no tempo.

Antes de começar a subir pela cidade, almoce no Retrokitchen, um restaurante com pratos de dia bem acessíveis, num ambiente vintage que lembra a casa da avó.

Depois de um moscatel e uma banana, no histórico Casa das Bananas, seguindo a tradição bracarense da véspera de Natal, siga até à zona alta da cidade e visite O Bom Jesus de Braga, classificado recentemente como Património Cultural Mundial do Unesco. Visite a igreja e veja aa panorâmica incrível que as varandas do Bom Jesus proporcionam. Suba mais um bocadinho até ao Santuário do Sameiro e aí deleite-se com a paisagem exuberante de uma cidade que parece adormecida aos seus pés. Aqui visite o santuário e demore-se nos jardins em redor.

Como o dia já vai longo, quando a fome apertar, desça novamente à cidade e jante no Delicatum, um tapas & wine bar com um ambiente familiar e uma carta de vinhos surpreendente – são centenas e referências de todo o mundo a preços muito interessantes. A acompanhar um bom vinho, sempre boa comida – desde queijos, a comida mais tradicional, até a alguns pratos do mundo, há espaço para tudo neste restaurante.

braga

Depois do jantar, se tiver oportunidade não perca um espetáculo no Theatro Circo. Do teatro, ao cinema, passando pela música, o Theatro Circo tem uma agenda vasta e diversificada, por onde já passaram artistas de renome internacional, é de caráter obrigatório parar, contemplar o edifício magnífico e desfrutar de um espetáculo, numa das mais bonitas e bem conservadas salas de espetáculo do país.

Depois de um dia em cheio acabe a noite com um copo entre amigos num dos muitos bares que a cidade oferece. A zona da Sé tem bares para todos os gostos – seja apreciador de jazz, ou de rock, vai encontrar um local à sua medida. O Barhaus é uma excelente opção para os fãs de música eletrónica – tem uma agenda que vai desde concertos ao vivo a dj set. O Juno, para quem gosta de sítios calmos, onde possa conversar e beber um copo é o ideal, ao fim de semana o som dispara, com música eletrónica, mais alternativa.

Mais pontos de interesse em Braga

O que também deve incluir no seu roteiro é uma visita ao Mosteiro de Tibães e aos seus jardins, um local incrível, onde pode também pernoitar.  O Palácio do Raio também merece uma visita pela sua riqueza arquitetónica. Para os fãs de arte contemporânea, uma visita à Galeria Mário Sequeira é imperdível.

Sugestões que vão desde a cultura, à história, passando para vida nocturna intensa e animada e por ótimos restaurantes, Braga é uma excelente opção para quem quer desfrutar de uns dias de descanso, a cerca de 40 minutos do Porto, ou para quem quer explorar a Serra do Gerês. Verifique os fins de semana livres e faça uma visita a esta cidade onde a tradições e a modernidade se encontram.

Como ir?
Para chegar a Braga de carro deve apanhar a A3, A28 ou A11. Existem também comboios e Autocarros que o levam diretamente a Braga sem que tenha que preocupar-se em conduzir.

Onde comer?
Para além do Delicatum e da Retro Kitchen, o Oboé Restrobar, é uma excelente opção para quem procura algo mais sofisticado e uma comida mais requintada.

Onde dormir?
O Hotel Senhora a Branca oferece quartos a partir dos 50€, mesmo no centro histórico da cidade. Se prefere algo mais turismo rural, ou turismo de habitação, como a Casa da Assudra, em Vila Verde.

Veja também: