Luís Vicente
Luís Vicente
05 Ago, 2019 - 01:38
Vila Nova de Cerveira: rota de artes, descanso e natureza

Vila Nova de Cerveira: rota de artes, descanso e natureza

Luís Vicente

Vila Nova de Cerveira é arte, é paisagem, é o local ideal para um merecido descanso. Conheça todos os encantos desta cidade minhota.

O artigo continua após o anúncio

A mistura do verde da relva com o azul do rio, casas brancas de telhado vermelho, são um excelente cartão de visita de Vila Nova de Cerveira. E apenas pelo olhar quase dá para sentir o ar puro de beira-rio desta vila minhota. A Ecopista junto ao rio, que se estende por 13 quilómetros, é um dos argumentos que fazem desta uma zona um perfeito equilíbrio entre urbanização e natureza.

Intimamente ligada à cultura, Cerveira apresenta várias trunfos. Além da Rota das Artes, não faltam bons sítios para comer, para descansar e para passear. De resto, os sinais culturais estão presentes literalmente em cada canto da vila, muito por obra do Mestre José Rodrigues. O escultor português enraizou-se durante grande período da sua vida em Vila Nova de Cerveira e a sua marca na zona é indelével.

Ao lado do país vizinho, quem quiser aproveitar também pode visitar outras cidades mais longínquas das grandes metrópoles portuguesas, como Vigo, a 53 quilómetros e Santiago de Compostela, a 128.

O que visitar em Vila Nova de Cerveira

vila nova de cerveira

Castelo

Dentro da vila está o Castelo de Vila Nova de Cerveira, composto por oito torres e com muralhas de mais de sete metros. O espaço foi aberto ao investimento público em 2016 e desde então já funcionou como restaurante e como pousada, mas actualmente encontra-se sem actividade económica adjacente. No entanto, está bem cuidado e é possível ter uma vista panorâmica sobre o rio Minho e avistar terras galegas.

Parque de Lazer do Castelinho

Como expoente máximo do ar puro e harmonia com a natureza, o Parque do Castelinho é o lugar ideal para um dia em família e com muita brincadeira e correria à mistura.

Conta com campos de práticas de vários desportos (futebol, andebol, basquetebol e voleibol), com mini golfe e ainda parque infantil. Durante os meses de verão, os naturais e visitantes de Vila Nova de Cerveira são ainda contemplados com um parque aquático dentro da área.

  • Horário
  • Parque: Segunda-feira a domingo (10h30–13h00 e 14h00–22h00)
  • Parque Aquático: Verão: 10h00 – 12h30 e das 14h00 – 19h30. Encerramento para manutenção às 2ª feiras (data de abertura varia anualmente)
  • Campo de Mini-Golf: Inverno: 10h30 – 13h00 e das 14h00–17h30; Verão: 10h30–13h00 e das 14h00–19h00

Convento de S. Paio

Historicamente em simbiose com o escultor José Rodrigues, o Convento de S. Paio (ou S. Payo, dada a proximidade geográfica e histórica à Galiza) tornou-se num museu-atelier depois das suas muitas transformações.

Edificado na altura como o quarto Convento franciscano em Portugal, com o passar do tempo acabou por cair no esquecimento da região. José Rodrigues (1936-2016) ao pegar nas ruínas e recuperar a casa acabou por torná-la no ex-libris cultural de Cerveira.

O artigo continua após o anúncio
  • Horários
  • Janeiro a Maio e de Outubro a Dezembro: Terça a Domingo e Feriados | 14h00-18h00
  • Junho, Julho, Agosto, Setembro: Terça a Domingo e Feriados | 10h00 – 13h00 / 14h00 – 18h0

vila nova de cerveira

Miradouro do Cervo

Através de uma escultura de José Rodrigues, um cervo, o lugar tornou-se num sítio de eleição para encher as vistas. O nome da colina onde está a estrutura é Alto do Castro e os 300 metros de altura não diminuem a beleza de tal vista sobre Vila Nova de Cerveira e território adjacente, para lá do Minho, até Espanha. Perto está também o miradouro da Pedro Furada.

Praça da Liberdade

É nesta praça da zona velha da vila que se reúnem dois marcos históricos de Vila Nova de Cerveira: a Igreja Matriz e o Solar dos Castros. Classificado como Imóvel de Interesse Público, o Solar remonta ao período setecentista e a edificação em comprimento é sinónimo disso mesmo.

O Solar dos Castros funciona actualmente como biblioteca e a fachada está cuidada e preservada, estando ainda ali colocado o brasão da família.

Já a Igreja Matriz é um dos edifícios mais bonitos e antigos da vila. Oriunda do século XVI, é composta por três naves rectangulares e uma capela-mor. A fachada conta ainda com duas torres sineiras em cada um dos vértices. O estilo barroco no interior é observável através do retábulo, a estrutura de madeira atrás do altar.

Onde ficar em Vila Nova de Cerveira

Vila Nova de Cerveira

Hotel Minho Belo

A 500 metros do centro, o Hotel Minho Belo é a única unidade hoteleira próximo de Vila Nova de Cerveira. As varandas dos quartos ora têm vista para a montanha ou para o rio. A estadia por noite é bastante competitiva e o valor já conta com o buffet de pequeno-almoço incluído.

Casa do Artesanato

Diferente da clássica estadia em hotel, esta é uma opção em que poupa em euros e ganha em atendimento personalizado. As críticas nos sites especializados apontam para uma anfitriã excepcional e cuidadosa. Quanto ao alojamento, trata-se de uma moradia com cinco quartos, três com cama de casal. A casa dispõe ainda de zona de estar no exterior e está muito próxima do centro da vila.

Casa do Largo do Cais

Trata-se de uma casa de férias para uma família de 4 pessoas. O alojamento, completamente renovado, tem vista para o rio e consequentemente para a margem espanhola. Parque automóvel está a 50 metros. Por se tratar apenas de um quarto/habitação completa, é comum estar reservada.

Desta forma, o melhor a fazer é planear atempadamente a visita a Vila Nova de Cerveira, de acordo com a disponibilidade do calendário. No mesmo estilo, pode sempre espreitar, em alternativa, o alojamento Casas Marias de Portugal.

O artigo continua após o anúncio

Onde Comer em Vila Nova de Cerveira

vila nova de cerveira

La Scarpetta

Tido para muitos como o melhor restaurante da zona, só se surpreende com o facto de essa distinção recair num restaurante de comida italiana quem nunca o visitou. A atenção ao detalhe, quer no serviço, quer na decoração da casa e dos pratos, somada à qualidade da comida, fazem deste um lugar obrigatório em Vila Nova de Cerveira.

Colher de Pau

Para os fãs de petiscos e tapas, a carta do Colher de Pau é o ideal. Desde o arregalo aos olhos até ao sabor na boca, esta é uma boa experiência tanto em casal como em família. É que o espaço dispõe de uma sala com brinquedos onde os mais pequenos podem ficar entretidos.

Casa do Lau

Comida típica portuguesa é na Casa do Lau, com certeza. Bacalhau, cabrito, pão recheado, puré, cebolada e grelos. É preciso dizer mais? Então nós continuamos: vinho servido em malgas e sobremesas da casa deliciosas. E como um estabelecimento não se faz só de comida, o atendimento é acolhedor e simpático e, caso esteja bom tempo, vale a pena comer na esplanada, pois a vista é imperdível.

Como chegar a Vila Nova de Cerveira

A partir do Porto

Pela autoestrada demora-se 1h08 e o melhor percurso é percorrer a A28 em direção a Viana do Castelo. Continuar na mesma estrada mais 15 minutos depois de passar a cidade vianense. Sair em direção a V. N de Cerveira, pela Nacional 113.

A partir de Lisboa

De carro a partir de Lisboa o trajecto pela A1 e A28 demora cerca de quatro horas. Ainda assim o caminho é simples: entrar na A1 em direção ao Porto e mudar para a A28 ao passar pela cidade Invicta. Depois seguir as direcções da A28 até à Nacional 113.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp