Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
03 Jan, 2020 - 16:09

Vigo: escapadinha à porta de entrada da Galiza

Márcio Matos

É já aqui ao lado e um dos destinos preferenciais dos portugueses que vão até à Galiza. Conheça os encantos de Vigo e programe uma escapadinha até lá.

Vista aérea de Vigo

Vigo é a maior cidade da Galiza e possui uma riqueza ímpar que, todos os anos, leva muitos portugueses a visitar este local de rara beleza. A paisagem extraordinária faz parte do charme único desta cidade.

Mas, além da beleza natural, há o clima, a luz, a temperatura e a gastronomia local de excelência. É também um local repleto de cultura, tradições e arte. Prepare-se para conhecer parte dos incontáveis encantos de Vigo.

Vigo, um fabuloso destino aqui tão perto

Esta encantadora cidade marítima da Galiza é um autêntico tesouro. No coração da ria de Vigo existem praias absolutamente memoráveis. À entrada da ria ficam as deslumbrantes ilhas Cíes.

Um dos destinos mais impressionantes para quem ama desfrutar do melhor que a Natureza tem. A vida noturna é, seguramente, outro dos inúmeros motivos que levam muitos turistas a visitar esta cidade.

ilhas cies de vigo

Um tesouro bem guardado

As “Ilhas dos Deuses”, como os romanos lhes chamavam, são o maior tesouro da ria de Vigo. As Ilhas Cíes proporcionam uma experiência absolutamente encantadora de fruição da Natureza. Monte Agudo, Faro e San Martiño são os nomes das três ilhas que compõem o arquipélago das Cíes.

Absolutamente a não perder

Quem gosta de arte não pode perder a oportunidade de ver arte contemporânea no MARCO. No centro da cidade, pode também visitar a Casa das Artes. O talento do escultor Francisco Leiro está bem presente numa das esculturas mais emblemáticas da cidade, o Nadador, que se encontra na margem da ria de Vigo e assume-se como uma bela homenagem do escultor aos nadadores.

O centro histórico de Vigo é, naturalmente, o coração da cidade. Esta zona antiga possui um carisma muito próprio. É, popularmente, conhecido por Casco Vello. As suas vielas e ruas são de uma beleza muito particular, por onde pontificam a Igreja de Santa Maria, a Praça ou a Praça da Pescadería.

Também simplesmente imperdível é atravessar de carro a Ponte de Rande e deixar-se encantar pela deslumbrante paisagem sobre as Ilhas Cíes, a imensidão da ria e a ilha de San Simón.

Esta ponte, que conta com a circulação diária de 50.000 veículos, possui uma beleza sui generis, tendo sido aberta ao tráfego no ano de 1981.

Rua das cestas em Vigo

O que fazer

A cidade de Vigo é também ótima para todos aqueles que adoram fazer turismo sem prescindir do seu lado mais desportivo. Além de poder realizar diversos desportos aquáticos nas belas águas das praias da região, nomeadamente surf, kitesurf, windsurf ou outros, há muito mais que pode fazer por aqui.

Existem inúmeros parques florestais onde se poderá entregar à prática de trekking e realizar passeios de bicicleta. Além de se manter ativo, pode ainda contemplar a deslumbrante paisagem sobre a ria. Os montes da cidade proporcionam vistas de suster a respiração…

O que comer

A gastronomia de Vigo é um sucesso, pois congrega a tradição da cozinha galega, com a diversidade e o excecional produto disponível no porto local. Na cidade, poderá mergulhar num mar de sabores ímpares. A gastronomia local coloca na mesa o melhor que o mar tem à disposição.

Uma das opções obrigatórias é usufruir do melhor marisco da ria, até porque a cidade coloca este belo produto a bons preços. Lagostins, camarões, navalheiras, santolas, peixe, polvo, ostras, mexilhão estão entre os produtos de excelência, presentes em muitos dos restaurantes locais.

Ora, estando em Espanha, há ainda espaço para as tapas. A gastronomia local é tão fabulosa que não faltam festas gastronómicas em Vigo. Nelas poderá encontrar os produtos galegos e pratos típicos como o polvo à feira.

Marisco em Vigo

Diversão noturna

Vigo é uma cidade com uma vida noturna bastante atrativa, seduzindo muitos estrangeiros a viver uma experiência memorável. Esta cidade que nunca dorme é a capital do lazer noturno na Galiza. A diversão é garantida, havendo programas para todos os gostos, para todas as idades e para todas as carteiras…

Os segredos da Vigo mais noturna são tantos que exigem tempo para irem sendo desvendados. Esta cidade possui inúmeras discotecas onde pode mostrar os seus dotes de dançarino. Há ainda espaços onde pode usufruir de um bom concerto. Existem também locais onde pode ir com a família e os amigos e, simplesmente, confraternizar de forma descontraída.

Existem ainda locais indie, casas de cocktail elegantes e bares gay-friendly, tornando-se uma cidade que agrada mesmo a toda a gente.

Veja também