Márcio Matos
Márcio Matos
10 Ago, 2019 - 12:00
O Grove e o melhor que a Galiza tem para oferecer

O Grove e o melhor que a Galiza tem para oferecer

Márcio Matos

O Grove possui inúmeras razões para ser escolhido como o seu próximo destino de férias. Saiba porquê, conhecendo as principais atrações locais.

O artigo continua após o anúncio

O Grove pode tornar-se num destino de férias inesquecível. Localizado na província de Pontevedra, fazendo parte da comunidade autónoma da Galiza, o Grove é um município espanhol encantador.

Um destino que possui inúmeras razões para se tornar memorável, desde as praias, às águas termais, à gastronomia, às pessoas… São muitos os argumentos que tornam o Grove num dos pontos de interesse turístico mais emblemáticos da região da Galiza.

O que ver e fazer em O Grove

Grove

Existem diversos locais para visitar e muito para ver e ficar deslumbrado. Conhecer e fotografar a Rede de Esculturas (mais de 50 obras de arte espalhadas pelas ruas, número que aumenta todos os anos) é uma ótima forma de valorizar a arte e a criatividade humana.

A Capela de A Toxa é uma ermida dedicada à Virgem do Carmo e a São Caralampio. Fazer uma visita aos espaços protegidos é outra boa maneira de ocupar o tempo (por exemplo, ir a Con Negro, ver a Lagoa A Bodeira ou a Rede Natura, uma área de proteção de espécies autóctones).

Verão cultural

A Câmara de o Grove prepara sempre um programa (Verão Cultural) repleto de surpresas, a que convém estar atento. Entre as diversas atividades que podem ser feitas, estão os percursos pedestres (Percurso dos Lagarteiros, Passadiços de Madeira) e as atividades ligadas à água. Passear de barco é um dos modos mais descontraídos de conhecer o Grove.

A necrópole Adro Vello é outro ponto inesquecível, uma antiga vila romana que nos permite conhecer um pouco como se vivia em tempos já muito distantes.

Praias

Ir ao Grove e não visitar as suas praias é ficar a não conhecer O Grove, na sua essência. É como regressar, sem ter chegado a ir… Existem belas praias que se revelam preciosas para quem pretende estender uma toalha e aproveitar os dias mais solarengos do ano, para adquirir aquele bronzeado de fazer inveja quando se regressa ao trabalho.

São 10kms de areais de que pode usufruir.

O artigo continua após o anúncio
  • Existem praias com bandeira azul (tais como, A Lanzada, Area de Cruz, Area das Pipas, Raeiros, Area de Reboredo, Area Grande);
  • outras sem bandeira azul, mas encantadoras (como, O Carreiro, Mexiloeira, Confín);
  • e, também, pequenas enseadas (como, Barreiriño, Barreiro, A Barrosa, Burato da Londra e Porto dos Padroneses), onde pode ter toda a tranquilidade;
  • há até praias que são mais indicadas para levar os cães, como Portiño, localizada ao lado de Puerto Deportivo de Pedras Negras.

Agenda: Festas e Eventos

Existem algumas datas especiais a que o Grove dedica festas ou eventos que merecem ser tidos em conta, se estivermos por lá.

  • A festa do Marisco, por exemplo, tem vindo a ser celebrada desde o ano de 1963 (no mês de outubro);
  • já as jornadas da santola são uma possibilidade de degustar as delícias deste crustáceo, a um preço acessível (dezembro);
  • a 11 de novembro, decorre uma festa em honra do padroeiro de o Grove, San Martiño, uma forma de ficar a conhecer o tradicional magusto fora de portas;
  • La Festa da Salga é uma celebração com raízes antigas, celebrando as gentes do mar e o processo de salga das sardinhas (último fim de semana de agosto).
Grove

Onde comer

O mexilhão é uma das especialidades locais e há muitos restaurantes que o servem da melhor forma. D. Mexillón 2 (Av. de Beiramar, 51) é um desses restaurantes. Entre outras possibilidades, estão restaurantes como Pousada do Mar, El Crisol (Avenida Beiramar 6), Taberna Lavandeiro (San Antonio, 2 | Nuevo Nombre de la Calle, 36980, O Grove) entre outras possibilidades.

Onde dormir

O Eurostars Gran Hotel La Toja é uma opção de luxo para quem procura os melhores locais para dormir. É um hotel 5 estrelas localizado próximo da Península de O Grove.

O Hotel Norat Marina & Spa é de 4 estrelas e revela-se uma boa alternativa, tal como o Hotel Spa Atlantico.

Também existem apartamentos (como Lofts Complejo Playa Mar ou Nuevo apartamento en Isla de la Toja) e casas de férias (Four-Bedroom Holiday Home in Sanxenxo, Five-Bedroom Holiday Home in Vista Alegre ou Casa Balbina) que asseguram as melhores condições a quem pretende passar dias esplendorosos. A Villa Raeiros Casa 45 é uma excelente alternativa.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp