Márcio Matos
Márcio Matos
06 Jun, 2019 - 15:05
8 praias de Cangas (Vigo) para descobrir este verão

8 praias de Cangas (Vigo) para descobrir este verão

Márcio Matos

As praias de Cangas são conhecidas pelas suas areias brancas e finas e as suas águas calmas e límpidas. Conheça 8 areais deslumbrantes.

O artigo continua após o anúncio

Cangas é um município de Espanha, situado na província de Pontevedra, uma comunidade autónoma da Galiza. Esta localidade fica no extremo sudoeste da península do “Morrazo”, entre as rias de Vigo e de Pontevedra. A cada lado da península, encontram-se as Ilhas Cíes e de Ons.

O concelho de Cangas possui cerca de 38 praias de areia branca e fina, muitas das quais com Bandeira Azul. A acessibilidade difícil a algumas das praias de Cangas é superada pela beleza destes paraísos.

Se não é tão fã de praia, saiba que Cangas possui outros atrativos como o seu património religioso, etnográfico, danças ancestrais e gastronomia, sobretudo com pratos de peixe bem fresco.

8 praias de Cangas: paraísos de areia branca e fina

1. Praia de Rodeira

Este areal fica bem no centro de Cangas, sendo a praia mais concorrida desta localidade. O longo passeio marítimo é um dos seus atrativos, ideal para um passeio, caminhada ou corrida à beira-mar. Esta é uma das praias da costa do Morrazo mais apreciadas e cujas vistas sobre a ria de Vigo são absolutamente deslumbrantes.

2. Praia de Liméns

Este areal fica na Enseada de Liméns, na ria de Vigo. A partir desta praia é possível avistar uma outra, a praia de Samil. Este areal é conhecido pelo seu complexo de dunas onde, fora dos meses de verão, se forma uma pequena lagoa com gaivotas, corvos-marinhos e outras aves.

3. Praia de Nerga

praias de cangas galiza nerga

Fonte: Bicicleando

É no Espaço Natural Cabo Homem que fica esta praia com 700m de comprimento e areia fina e branca. Em 2011, recebeu Bandeira Azul e, desde aí, é ainda mais procurada pelos fãs de sol, água e areais limpos.

4. Praia de Barra

Na comarca de Morrazo, encontramos a Praia de Barra, um local muito popular pela qualidade das suas águas e o seu areal de 750 metros, com areia bem fina e branca. No entanto, importa sublinhar que esta é uma praia nudista, das mais concorridas das Rias Baixas e da Galiza.

O artigo continua após o anúncio

5. Praia de Melide

praias de cangas galiza

Esta é uma praia em estado selvagem, situada entre Punta Fuxinho e Punta Robaleira, junto ao Cabo Homem. O areal tem um comprimento de 250 metros e uma largura média de 40 metros. A areia branca e fina e águas ondulantes quanto baste fazem deste um destino ideal para a prática do surf.

6. Praia de Area Brava

praias de cangas galiza

Fonte: César Sotelo

Este é o areal mais amplo da Ria de Aldán e é um excelente sítio para a observação da flora e fauna locais. Esta é uma praia que parece intocada, onde pode encontrar áreas de dunas, águas deliciosamente transparentes e uma areia branca e fina muito apetecível.

7. Praia de Areacova

Fique a conhecer este areal idílico, merecedor de uma Bandeira Azul, e que fica entre Punta Sartaxéns e Punta Pedra Rubia, na Ria de Aldán. Com 250 metros de comprimento, as suas águas calmas e areias finas areia são os seus principais atrativos, aos quais se junta um serviço de restauração e campismo úteis e com vistas magníficas para o outro lado da ria.

8. Praia de Menduiña

praias de cangas galiza

Fonte: Wikimedia Commons/Iago Casabiell González

Na Ria de Aldán, fica a praia de Menduiña, um areal com bandeira azul e rodeado por rochas de diferentes formas, algumas com formas bem curiosas. Por aqui encontra uma série de comodidas como serviço de nadadores-salvadores, posto de Proteção Civil, água potável, duches, quiosques, restaurantes e biblio-praias.

Preço e transportes

O Transporte Metropolitano de Vigo disponibiliza um serviço de transporte marítimo entre Cangas e Vigo, pelo preço simbólico de 1,30€. Com uma frequência de viagens de 20 em 20 minutos ou de 1 em 1 hora, esta é uma maneira bem prática e económica de se deslocar até esta localidade espanhola e ficar a conhecer as magníficas praias de Cangas.

Saiba mais, aqui.

O artigo continua após o anúncio

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp