Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
10 Out, 2019 - 15:34

Caminho dos Santuários: a pé do Sameiro ao Bom Jesus

Márcio Matos

O Caminho dos Santuários liga alguns dos principais espaços religiosos de Braga. Do Bom Jesus até ao Sameiro, a fruir a paisagem.

Caminho dos Santuários

O Minho é uma região encantadora e repleta de tesouros fantásticos. Tem um património encantador, uma história maravilhosa, tradições fantásticas, uma cultura ímpar e uma gastronomia do melhor que podemos encontrar em Portugal.

São várias as cidades importantes que compõem esta região, como Braga, Guimarães, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Barcelos e Fafe. Se todas merecem ser destacadas e enaltecidas, hoje concentramo-nos numa atração em particular: o caminho dos Santuários, em Braga.  

Caminho dos Santuários: mais do que religião

Santuário do Sameiro em Braga
O Sameiro é um dos principais miradouros de Braga

No total, são três os emblemáticos santuários que merecem todo este protagonismo, integrando uma bela paisagem. Três santuários num caminho de uma elevada beleza que liga, de forma única, história, património e Natureza.

Os santuários em questão são o Santuário de Nª Srª do Sameiro, o Santuário de Santa Maria Madalena e, por fim, o Santuário do Bom Jesus do Monte. Estes três espaços icónicos da cidade de Braga são muito mais do que meros locais destinados ao culto religioso.

São sítios especiais – verdadeiras bandeiras da cidade –, muito procurados para passear, descansar, observar a riqueza da arquitetura e da arte religiosa presente no seu interior e vivenciar momentos de puro lazer.

O percurso até eles é extremamente agradável, acessível e convidativo. Estes trilhos florestais podem ser facilmente percorridos, enquanto se deixa maravilhar pela paisagem e vai calcorreando sobreiros e carvalhos.

O meio

Estes três excecionais exemplares de arquitetura religiosa de excelência são autênticos símbolos de Braga e da sua história. Estão todos inseridos num contexto de pura integração da Natureza envolvente, existindo uma perfeita comunhão entre a arquitetura e a Natureza.

A mata do Bom Jesus possui uma riqueza ímpar e os santuários contribuem para elevar ainda mais os níveis de beleza.

Os números do Caminho dos Santuários

O Caminho dos Santuários é uma experiência distinta de qualquer outra. Uma caminhada com uma extensão de 6 km. Uma distância que se pode percorrer com uma dificuldade moderada.

Numa escala de avaliação de dificuldade, consideramos que o grau de exigência desta caminhada é de 04 em 10 (sendo 10 a dificuldade máxima). Este percurso pode ser realizado num tempo de 2h10m.

Santuário do Bom Jesus em Braga
O Bom Jesus tem a sua monumental escadaria como imagem de marca

Pontos de elevado interesse turístico

Ao longo do Caminho dos Santuários, há diversos pontos de elevado interesse turístico, além dos três santuários acima mencionados (Santuário do Bom Jesus do Monte, Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, Santuário de Santa Maria Madalena). A Natureza também enche a alma. A Mata do Bom Jesus do Monte e a Floresta autóctone são referências imperdíveis.

Os Parques de Merendas permitem um piquenique que, além de proporcionar um bom momento de refeição, pode servir para um saudável convívio. O Alto do Monte Frio e o Sobreiral também contribuem para colocar os níveis de encanto no máximo.

Onde comer

Não faltam boas opções para usufruir da ótima gastronomia local. Entre as melhores, poderá encontrar restaurantes como Cruz Sobral (Campo das Hortas 7-8), Cozinha da Sé (Rua D. Frei Caetano Brandão 95), Place – Restaurant & Cocktail Bar (Rua D. Paio Mendes, 89), Reflexo (Rua Professor Doutor Carlos Lloyd Braga Nº 12), Ai o alho – Vinhos e petiscos (Rua Rafael Bordalo Pinheiro n. 56), Restaurante O Jacó (Praceta Padre Diamantino Martins Nº20 | Maximinos), São Frutuoso (Rua Costa Gomes, 168) e Retrokitchen (Rua do Anjo | No 96).

Onde dormir

Braga é uma cidade cosmopolita, com uma vida económica e estudantil vibrante, pelo que não é difícil encontrar acomodação. Desde hostels a soluções de alojamento local, até hotéis de cinco estrelas, a oferta e vasta e acessível à generalidade das carteiras.

Veja também