É seguro afirmar que praticamente toda a gente conhece aquela sensação dolorosa, semelhante a um choque, que atinge os dentes quando se trinca um gelado. O problema é que não é só a comida fria que requer cuidados: os alimentos quentes podem desencadear exatamente a mesma sensação. Este desconforto tão comum chama-se sensibilidade nos dentes e leva muitas pessoas ao dentista.
Mas será que sabe quais são as causas que estão na origem desta dor ou de que forma a pode aliviar? Fique a conhecer o tema de A a Z e descubra como pode melhorar a saúde dos seus dentes.
Sensibilidade nos dentes: o que é e causas
Não lavar os dentes antes de dormir, não usar fio dentário, fugir a sete pés do consultório do dentista. Não é segredo para ninguém: são muitos os erros cometidos no que se refere à saúde oral. O problema é que ao relegar a preocupação com os seus dentes para segundo plano pode estar a arriscar-se a sofrer consequências graves.
A sensibilidade dentária ocorre quando o tecido poroso dos dentes, a dentina, fica exposto. Geralmente, este fenómeno acontece devido à perda do esmalte dos dentes ou, ainda, devido à recessão do tecido das gengivas.
Ora, a dentina possui canais microscópicos que funcionam como caminhos de acesso aos nervos, que, graças à exposição, podem ser mais facilmente ativados por estímulos exteriores. Resultado? Surge a dor tão incomodativa.
Causas da sensibilidade nos dentes
Ao contrário do que se possa pensar, sensibilidade nos dentes não é uma doença mas sim uma condição. A verdade é que este é um problema que pode aparecer e desaparecer ao longo do tempo, já que está relacionado com os seus comportamentos e, como tal, tem variadíssimas causas:
- Lavar os dentes com força a mais;
- Usar uma pasta de dentes branqueadora;
- Usar uma escova de dentes com cerdas demasiado rijas;
- Comer muitos alimentos ácidos;
- Ranger os dentes (também conhecido como bruxismo);
- Ter o dente em causa partido;
- Fazer um tratamento dentário que tenha deixado o dente mais sensível;
- Ter tártaro nos dentes.
Posto isto deve estar atento à saúde dos seus dentes e marcar uma consulta com um especialista para perceber qual o tratamento mais adequado ao seu caso. Sim, tem mesmo de perder o medo da cadeira do dentista.
Como aliviar a sensibilidade dentária
Manter os dentes e as gengivas saudáveis nem sempre é tarefa fácil, especialmente quando não temos consciência de que estamos a cometer erros como os descritos em cima.
Contudo, existem algumas práticas que deve seguir para garantir que não prejudica a sua saúde oral nem dá origem a problemas como a sensibilidade nos dentes.
No caso de já lidar com este problema, não se preocupe. Temos um conjunto de dicas que vão ajudar a aliviar o desconforto. Tome nota.
1. Deve mesmo incluir o fio dentário na sua rotina;
2. Evite escovar os dentes na horizontal. Incline a escova para que não desgastar os dentes;
3. Escolha marcas de dentífricos especialmente formulados para a sensibilidade dentária;
4. Não lave os dentes vezes sem conta (o ideal são 2 ou 3 vezes por dia);
5. Evite cerrar ou ranger os dentes;
6. Faça uma dieta equilibrada e variada, sem exagerar nos alimentos ácidos (como o vinagrete ou alguns sumos de fruta);
7. Utilize uma escova de dentes adequada e troque-a a cada 3 meses.
Veja também: