Assunção Duarte
Assunção Duarte
18 Out, 2022 - 12:01

Como silenciar mensagens chatas no WhatsApp e no Messenger

Assunção Duarte

Não é preciso bloquear ninguém nem sair de nenhum grupo para silenciar mensagens que não param de chegar e não o deixam descansar.

silenciar mensagens

Silenciar mensagens no WhatsApp e no Messenger é simples, rápido e particularmente útil se é um utilizador que acumula conversas com quase todos os contactos que tem no telemóvel e faz parte de inúmeros grupos de conversação.

Gerir tamanha quantidade de chats pode levar qualquer um à loucura, especialmente se do outro lado estiverem contactos que são daqueles que nunca param de enviar mensagens, de dia ou de noite.

Um telemóvel sempre a tocar e a vibrar irrita qualquer um, mas desligar o som do telemóvel, desligar as notificações das aplicações de chat ou bloquear uma pessoa ou um grupo mais ativo não precisam ser as suas únicas opções.

Até porque algumas das notificações que recebe no WhatsApp ou Messenger, vindas de contactos menos irritantes, podem ser importantes de receber em tempo real. A nossa sugestão é que opte por silenciar as mensagens dos contactos que mais o incomodam.

Silenciar mensagens no WhatsApp 

Silenciar alguém no WhatsApp não significa que vai bloquear essa pessoa ou sair do grupo de conversação que foi silenciado.  Significa apenas que não vai ouvir nenhum alerta ou notificação sobre as novas mensagens que chegam dessa conversa.

Existem duas formas alternativas para o fazer:  pressionando durante algum tempo sobre a conversa que quer silenciar ou abrindo essa conversa e clicando nos três pontinhos que surgem no canto superior direito do ecrã da aplicação.

Na primeira opção, o manter o dedo durante algum tempo sobre a conversa ou o grupo que pretende silenciar vai fazer com que surjam diversos ícones no topo do ecrã.

Nos ícones mais à direita, procure pelo símbolo com um megafone riscado. É neste ícone que deve tocar para silenciar a conversa. Na segunda opção, terá de abrir a conversa escolhida e tocar nos três pontinhos no canto superior direito para escolher a opção Desativar Notificações, a opção que lhe vai permitir silenciar a conversa.

Quer a primeira quer a segunda opção, vão mostrar-lhe uma caixa popup onde pode escolher durante quanto tempo vai querer silenciar aquela conversa. As opções podem variar entre as diferentes versões da aplicação, mas costumam ser as seguintes: silenciar por 8 horas, por uma semana ou por um ano/para sempre. 

Nesta caixa popup aparece-lhe ainda a hipótese de selecionar Mostrar Notificações. Se ativar esta opção, o WhatsApp vai silenciar o som e a vibração das novas notificações, mas visualmente vai mostrar-lhe sempre que uma nova mensagem chegar.

Se é dos que deixa o telemóvel na mesa de cabeceira e não quer ser incomodado com a luz do ecrã sempre que as notificações chegam, não ative esta opção.

Quase igual no Messenger 

O processo para silenciar mensagens no Messenger é muito similar ao processo descrito para o WhatsApp. Basta abrir a aplicação, procurar a conversa que quer silenciar e pressionar mais tempo sobre essa conversa para que as opções do silêncio apareçam.

Pode optar por silenciar notificações de mensagens, silenciar notificações de chamadas ou silenciar mensagens e notificações de chamadas ao mesmo tempo.

No final, tal como no WhatsApp, tem de dar o seu OK para que as suas escolhas fiquem ativas e para que possa finalmente apreciar o descanso.

Quando quiser voltar a ouvir estes contactos, em ambas as aplicações, basta repetir o processo, mas desta vez ativando as notificações para que tudo volte a ficar como estava.

Veja também