David Afonso
David Afonso
10 Jul, 2019 - 12:19
Sabe que é e o que faz o sistema ADAS?

Sabe que é e o que faz o sistema ADAS?

David Afonso

Sabia que cada vez mais a segurança é uma prioridade para as marcas? Conheça neste artigo o sistema ADAS, um conjunto de funções a pensar na sua segurança.

O artigo continua após o anúncio

Hoje em dia, as grandes marcas automóveis investem todos os anos milhões para tornar os seus carros ainda mais seguros e fiáveis.

Os chamados “sistemas de segurança” são uma prioridade quando o carro é idealizado e projetado. Embora possamos pensar que se trata apenas de um upgrade de sistema, a verdade é que cada vez mais se aposta nesta vertente para evitar sinistros nas estadas. O sistema ADAS é um deles. Saiba agora como este pode ajudar na sua condução.

Afinal, o que é o sistema ADAS?

sistema de segurança com camara

O sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) foi desenvolvido com o intuito de proporcionar uma experiência de condução segura e eficaz, de forma a evitar colisões ou acidentes graves. É um conjunto de recursos de segurança que ajuda tanto na segurança do condutor e dos passageiros do veículo, como no praticar de uma condução ainda mais segura na interação com os outros veículos na estrada.

Quais são os recursos de segurança incluídos no sistema ADAS?

O sistema ADAS depende das câmaras colocadas nos pára-brisas ou nas grelhas frontais. As câmaras vão fazer com que os recursos de segurança consigam “ler” os sinais de condução que os rodeiam. Toda esta conexão de recursos tem o objetivo de oferecer ao condutor uma experiência de condução ainda mais fiável e diferenciada. Enumeramos agora, alguns dos recursos de segurança:

  • Sistema de Travagem de Emergência Autónomo
  • Alerta de saída da Faixa de Rodagem
  • Sensores de Segurança de Veículos
  • Aviso de Distância de Travagem
  • Câmaras de Estacionamento
  • Alerta para os sinais de trânsito
  • Sensor de Estacionamento

Com a implementação destes recursos de segurança, o objetivo é de que no futuro os automóveis se tornem cada vez mais autónomos. No fundo, procurar garantir total segurança na condução ao condutor e aos restantes utentes da estrada. E é nesse sentido que as marcas têm trabalhado. Contudo, e como em tudo no mundo automóvel, é necessário realizar manutenções periódica a este sistema.

Manutenção do sistema ADAS – o que é necessário?

Tal como acontece com o seu veículo, também é necessário efetuar a manutenção do sistema ADAS. Esta manutenção é fundamental para que todos os recursos do sistema estejam na sua capacidade máxima e a funcionar plenamente. No mercado, pode encontrar marcas especializadas que fazem a manutenção do sistema, calibrando-o de acordo com as indicações da marca.

Como se calibra o sistema ADAS?

fazer a revisao dos equipamentos de segurança

Para a calibração do sistema ADAS é realizado um teste diagnóstico de todos os componentes eletrónicos do veículo, para identificar possíveis falhas ou erros. Este processo permite repor todos os parâmetros e especificações dos valores definidos pela marca para cada um dos recursos de segurança.

Por que é necessário realizar a calibração?

O facto da maioria dos equipamentos do sistema ADAS dependerem de um correto alinhamento das câmaras equipadas no pára-brisas, sempre que este é substituído ou algum dos sistemas não esteja a funcionar direito é absolutamente crítico fazer uma calibração de modo a assegurar que os sistemas equipados na viatura continuam a funcionar corretamente.

O artigo continua após o anúncio

A calibração do sistema ADAS pode ser realizada de duas formas:

Existem dois tipos de calibração, a calibração estática, realizada numa loja especializada e a calibração dinâmica feita em estrada através da condução da viatura.

Normalmente, e na maioria das lojas especializadas identifica-se facilmente uma viatura com sistema ADAS pela câmara instalada no pára-brisas. Se o pára-brisas do seu veículo precisar de ser substituído e este estiver equipado com ADAS, é necessário fazer a calibração.

Calibração ADAS em 4 passos!

1. Dirigir-se a uma loja especializada

No mercado automóvel português pode encontrar marcas que realizam a manutenção do sistema ADAS. São locais com técnicos próprios para este tipo de situações.

2. Diagnóstico do automóvel

Como já referimos, neste diagnóstico, conferem-se todos os componentes com o objetivo de identificar possíveis erros. São verificados todos os recursos de segurança que em conjunto com o sistema ADAS dão mais segurança ao seu automóvel.

3. Calibração do Sistema ADAS

Se necessário, na calibração do sistema ADAS corrige-se a leitura da câmara do pára-brisas e garante-se o funcionamento de todos os sensores do carro. Por outras palavras, todos aqueles recursos de segurança que indicados em cima, são revistos e se necessário voltam aos valores parametrizados pela marca.

4. Automóvel calibrado, segurança na condução!

Estando o seu veículo a postos, são realizados os últimos testes e se tudo estiver ok, pode ir para casa, com a garantia de total funcionamento. Dizer ainda, que a calibração ADAS demora em média 15min a 1h. A calibração tem de ser realiza da forma recomendada pelo fabricante do automóvel, pelo que o tempo de atuação pode variar de modelo para modelo. Se for necessário a substituição do pára-brisas, todo este processo demora cerca de 2h.

Com tanta evolução e revolução no mercado automóvel, todas as informações são úteis para garantir a segurança da nossa condução.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp