Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Graça
Ana Graça
14 Jun, 2018 - 10:21

Sofrologia: a ciência que nos ensina a viver em harmonia

Ana Graça

A sofrologia procura a harmonia e o equilíbrio entre o corpo, a mente e a consciência. Ensina a tomar consciência das capacidades de que cada um dispõe.

Sofrologia: a ciência que nos ensina a viver em harmonia

Estamos constantemente expostos a imensas situações que podem desencadear stress físico e mental. As representações mentais que fazemos de determinadas realidades, muitas vezes, potencializam o stress e dificultam várias dimensões das nossas vidas. A sofrologia é a ciência que procura compreender o stress e desenvolver ferramentas capazes de criar harmonia entre o corpo e a mente.

Compreender a sofrologia

Desenvolvida em 1960 pelo neuropsiquiatra Afonso Caycedo, a sofrologia é utilizada em várias áreas de conhecimento, nomeadamente na medicina e na psicologia. Deriva do grego sos (harmonia); phren (espírito); logos (estudo).

A sofrologia estuda as modificações dos estados de consciência, obtidos por meios psicológicos, físicos ou químicos. Segundo alguns autores, não é apenas uma ciência mas também uma forma de arte, uma terapia e uma filosofia.

Fomenta a autodescoberta, a inovação e o desenvolvimento. Ou seja, através da sofrologia obtemos um melhor conhecimento de nós mesmos, o que facilita muito a compreensão do outro e o desenvolvimento harmonioso das relações humanas.

Através da sofrologia, o indivíduo é capaz de compreender o seu sistema de pensamento e atuar no sentido de o modificar da melhor forma possível, com o intuito tornar sua existência cada vez mais positiva.

Importa ressalvar que, apesar de poder ser utilizada como complemento às terapias médicas, não as substitui.

sofrologia

Quais as técnicas usadas na sofrologia?

O campo de aplicação da sofrologia é muito vasto e engloba várias técnicas capazes de provocar modificações na consciência humana. Muitas das técnicas utilizadas são inspiradas em sistemas orientais de treino que se praticam há milénios, como o budismo, o ioga, a meditação, entre outros.

Também se inspirou em algumas técnicas ocidentais, como a hipnose clínica, a psicologia, técnicas de relaxamento, a fenomenologia existencial e a filosofia. As técnicas aplicadas na sofrologia podem ser utilizadas em diversas situações, quer no tratamento de doenças, quer como método pedagógico, terapêutico, entre outros.

Consiste numa série de técnicas de relaxamento dinâmico e estático, exercícios respiratórios, movimentos físicos e estratégias de orientação positiva do pensamento que ampliam o campo da consciência, sobretudo, no que diz respeito à perceção corporal e à consolidação da relação corpo-espírito.

Os exercícios de relaxamento utilizados na sofrologia são ferramentas importantes para promover o equilíbrio entre o corpo e a mente, reduzindo o stress e os problemas psicossomáticos.

Muitos profissionais de saúde utilizam a sofrologia como terapia complementar, preparando seus pacientes psicologicamente para o tratamento. No entanto, a sofrologia vai mais além. Para além da aprendizagem de técnicas de relaxamento, também permite desenvolver uma atitude mais positiva perante a vida.

Principais benefícios

a) Conquista de uma forma diferente de estar no mundo: atitude positiva da pessoa para consigo mesma e face ao mundo;

b) Tornar-se mais consciente da sua própria pessoa;

c) Maior sensação de vitalidade e relaxamento;

d) Sentimento de serenidade, bem-estar físico e mental e diminuição do stress;

e) Despertar as emoções positivas;

f) Estimulação de alguns valores considerados importantes para uma vida mais feliz: tolerância; liberdade; abertura; responsabilidade; paz;

g) Estimulação da concentração e criatividade.

Veja também: