Ana Luisa Santo
Ana Luisa Santo
02 Jan, 2024 - 12:50

Superar o tédio dos primeiros dias do ano: 8 dicas

Ana Luisa Santo

Os votos de ano novo renovam o entusiasmo pela vida! Mas, passadas as festas, paira um tédio nos dias de janeiro. Há solução.

tedio-inicio-do-ano

Sente que precisa de superar o tédio que paira nos primeiros dias do ano, após tanta agitação em dezembro? Esta é uma espécie de ressaca emocional – que é física também.

A motivação para trabalhar, pensamento positivo para enfrentar o dia a dia, superar os obstáculos, conseguir produtividade são ingredientes essenciais para aproveitar ao máximo as suas qualidades e capacidades, avançando no novo ano e em novas oportunidades.

8 dicas para acabar com o tédio e dizer olá ao entusiasmo para o novo ano

O primeiro mês de 2024 surge após tantas celebrações festivas, alturas em que tamanha esperança e amor trouxeram algum calor aos nossos corações. Os votos entusiastas para uma vida nova, intenções novas, novos projetos deixam para trás o velho e o gasto e surge, então, apelo ao (re)começo – que, entre brindes e abraços, fazem virar a página para um novo ano.

E chegados ao novo ano… Tudo igual, tudo na mesma! Para além do pico do frio de janeiro, todo o contexto nos traz sensação de imobilidade e rigidez. Parece que apenas apetece ficar quieto e em casa.

Como livrar-se deste desânimo e combater o tédio nos primeiros dias de um novo ano?

homem a trabalhar pensativo a considerar as resoluções de carreira

Cuide do seu corpo e da sua saúde

Comece por rever os seus hábitos alimentares e faça as correções necessárias para ter uma alimentação saudável e equilibrada.

Não adie mais os exames de saúde de rotina que deveriam ter sido cumpridos em 2023. Procure o seu médico e faça tudo o que é necessário para estar bem de saúde.

Faça exercício físico

A melhor medida para terminar com a estagnação física e psicológica que sente é praticar exercício. Procure um ginásio ou escolas de dança, yoga ou artes marciais.

Renovar energias através do exercício físico é muito compensador e devolve um bem-estar único ao corpo e à mente.

Organize o seu espaço

Em sua casa ou no local de trabalho, a desordem e a bagunça de coisas de que não precisa pode tirar-lhe muita energia pelo desconforto em que se traduz.

Selecione, arrume, organize as coisas para tornar o seu ambiente mais acolhedor e confortável. Este processo também ajuda a organizar a mente e as ideias.

Delegue as tarefas que não se sente capaz de fazer

Não é possível fazer todas as tarefas. Algumas pode passar para alguém em quem confia e que as fará igual ou melhor, deixando-lhe tempo para fazer as tarefas de que mais gosta com mais tempo.

Procure a natureza

Dê um passeio pela natureza e procure passar umas horas, ou dias, junto de um local calmo e natural. O rio, a montanha, as florestas, os animais, as flores e as plantas são o melhor antídoto para o stress e a rotina gasta do dia a dia. O ar puro refresca estado de espirito e acalmam a mente.

Pague as suas dívidas

Não há nada melhor do que saber que não deve nada a ninguém e ninguém lhe deve a si. Pagar as contas a tempo, não deixar dívidas para trás, mesmo aquelas que ficaram esquecidas em 2023 e as quase insignificantes. A tranquilidade de ter tudo em dia vale ouro para nos sentirmos bem em consciência.

Defina uma estratégia para cumprir os objetivos e as promessas

Comece agora, não deixe para amanhã! Defina os seus objetivos e metas para o novo ano, pode ser mensalmente, trimestralmente ou o que for mais adequado.

Estabeleça um plano para cada, pense numa estratégia para conseguir vencer todos seus objetivos e cumprir todas suas promessas. Cada dia será importante e cada esforço investido trará resultados a seu favor.

Não adie os seus sonhos

Chegou a hora de se sentar frente a frente com o(s) seu(s) sonho(s). Não desperdice energia com desculpas, resistências, negociações e impossibilidades psicológicas construídas por si.

Olhe de frente para o(s) sonho(s), olhos nos olhos! Trate-o(s) por “tu”.

Seja determinado e assuma a responsabilidade pelo seu caminho! Não se lamente sobre as dificuldades. Averigue as possibilidades e coloque toda a sua energia ao serviço da realização do(s) seu(s) sonho(s).

Existem encargos? Claro! Mas são menores quando vivemos próximos dos nossos sonhos, do nosso propósito, da nossa responsabilidade, do nosso melhor do que quando vivemos na sombra do medo, da preguiça e dos obstáculos.

Veja também