Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
17 Jul, 2020 - 12:10

iPhone recondicionado: saiba como garantir uma compra segura

Ekonomista

Um iPhone recondicionado não é um telemóvel novo, nem necessariamente bastante usado. É um usado como novo a um preço (muito) convidativo e 100% funcional.

Grupo de amigos com iPhones recondicionados

Um iPhone recondicionado ou refurbished não é um smartphone considerado novo em folha, mas foi pouco ou nada utilizado. Isto é, é um equipamento que, por alguma razão, foi devolvido pelo cliente ao fabricante ou revendedor. A devolução pode ter acontecido por causa de um pequeno defeito, por ser um artigo de exposição ou simplesmente equipamentos com origem em programas de retoma, renovação de contratos de leasing ou renovação de equipamentos empresariais.

O que é interessante neste processo, sobretudo para os amantes de gadgets com um orçamento limitado, é que o iPhone, depois de ser devolvido ao fabricante ou revendedor, é formatado e sujeito a uma intervenção técnica para ser posto novamente à venda, mas com um preço bem mais atrativo. Ou seja, é um iPhone “como novo”, mas muito mais barato.

COMO SE CATEGORIZAM OS IPHONES RECONDICIONADOS? 

No processo de recondicionamento os equipamentos são reparados quando necessário, limpos e reconfigurados com o software de origem para estarem operacionais e 100% funcionais antes de voltarem a ser introduzidos no mercado. 

Existem diferentes categorias de um equipamento seminovo:

  • Na Categoria A (Grade A) o telemóvel está como novo e as marcas de utilização são muito residuais ou inexistentes.
  • Na Categoria B (Grade B) o equipamento apresenta alguns sinais de uso, tais como riscos visíveis embora com pouca profundidade.
  • Na Categoria C (Grade C) o telemóvel apresenta sinais de uso acentuados, tais como o caso de riscos acentuados, mossas e alguns sinais de queda. 
  • Nas Categorias seguintes (Grades D e E) os equipamentos encontram-se partidos e é desaconselhada a sua compra.

IPHONE RECONDICIONADO: VALE A PENA COMPRAR UM?

Mulher com iPhone na mão

Sabendo de antemão que a Apple lança um novo modelo de iPhone todos os anos, dizer que um telemóvel da gigante americana foi descontinuado é muito relativo. Queremos com isto dizer que ter, por exemplo, um iPhone X é ter um smartphone com quase todas as funcionalidades de um iPhone XS. Nestes termos, comprar um iPhone recondicionado é um grande negócio, sobretudo se tivermos em conta a relação qualidade/preço. Ou seja, pode ser muito mais vantajoso do que comprar um iPhone novo.

Vantagens de um iPhone recondicionado

  • É um telemóvel praticamente novo, pouco ou nada utilizado;
  • Antes de serem colocados à venda novamente são alvo de uma série de testes para garantir que funcionam bem;
  • O preço é bem mais atrativo do que de um novo;
  • Algumas lojas oferecem garantia.

CUIDADOS A TER NA HORA DE COMPRA

Homem a nevegar na internet com o iPhone

Compre com garantia

A oferta de garantia para este tipo de equipamentos é um fator muito importante, por isso ao comprar um iPhone recondicionado, certifique-se de que o faz numa loja ou vendedor de confiança e, preferencialmente, em lojas que ofereçam garantia.

Opte por um Iphone seminovo Grade A

Os iPhones de Grade A são dispositivos usados ou seminovos que não apresentam quaisquer marcas de uso, que foram devidamente testados e estão 100% funcionais.

Ano do Modelo vs Preço

Tenha sempre atenção ao ano do equipamento, e à diferença de preços para um modelo superior. Pagar um pouco mais por um modelo mais recente pode valer a pena.

Compra segura

Se for comprar online, escolha uma loja com boa reputação. A loja online iServices, por exemplo, oferece 1 ano de garantia na compra de iPhones recondicionados. Além dos equipamentos vendidos na iServices terem um valor bastante competitivo, os equipamentos apresentam diversas vantagens:

  • são todos de Grade A;
  • incluem o cabo lightning e carregador de tomada;
  • são previamente sujeitos a um rigoroso controlo de qualidade no qual são analisados e inspecionados 40 parâmetros de controlo, nomeadamente no que respeita a todos os seus componentes, tais como: câmara, som, microfone, botões, ecrã, software, conectividade, conexões, entre outros;
  • sempre que a bateria apresenta um valor inferior a 90% da sua capacidade máxima, a iServices troca a mesma por uma bateria totalmente nova.
Veja também