Olga Teixeira
Olga Teixeira
03 Dez, 2021 - 11:15

Toyota RAV4 plug-in: tire proveito das vantagens fiscais deste PHEV

Olga Teixeira
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Além de uma condução silenciosa e baixa em consumos, com a versão plug-in do topo de gama híbrido da Toyota tem acesso a vários benefícios fiscais.

Quem gere um negócio sabe que não basta tomar decisões. É preciso tomar as decisões certas, que lhe permitam obter mais por menos.

Na altura de escolher ou renovar a frota de automóveis, aliar a poupança à sustentabilidade é, seguramente, uma boa opção. E, por isso, um híbrido plug-in como o Toyota RAV4 é uma escolha acertada.

Ao optar por veículos híbridos plug-in não só garante uma redução de consumos e de emissões, como também tem benefícios do ponto de vista fiscal. Ou seja, a sua empresa reduz o impacto ambiental, poupa nas despesas de combustível e ainda paga menos impostos.

Os plug-in são veículos menos poluentes do que os que só possuem motores de combustão. Assim, as empresas que optem por este tipo de viaturas podem tirar partido das vantagens fiscais criadas para incentivar a mobilidade sustentável.

Benefícios fiscais dos híbridos plug-in em 2021

Se está a pensar em adquirir automóveis mais sustentáveis para o seu negócio, é importante saber que nem todos os híbridos plug-in dão direito a benefícios fiscais.

Para que a sua empresa possa tirar partido desta redução nos impostos terá de escolher automóveis que tenham uma autonomia superior a 50 quilómetros em modo totalmente elétrico e emissões inferiores a 50 g/km de CO2.

O Toyota RAV4 plug-in cumpre estas condições relativamente a autonomia e emissões, pelo que, se pretende aproveitar os benefícios fiscais, é uma opção a ter em conta.

A autonomia é, aliás, bastante superior ao mínimo exigido por lei. A bateria de íon de lítio de 18,1 kW permite fazer até 98 quilómetros em cidade em modo totalmente elétrico. Além disso, consegue uma carga completa da bateria em 2,5 horas.

Vejamos então, em detalhe, quais as vantagens do ponto de vista fiscal na compra de um RAV4 plug-in.

Desconto no Imposto Sobre Veículos (ISV)

O Imposto Sobre Veículos (ISV), embora seja pago apenas uma vez, tem um peso significativo no preço dos veículos, pelo que beneficiar de um desconto é sempre uma boa notícia para a tesouraria da sua empresa. Ou para si, enquanto contribuinte.

O cálculo deste imposto é feito através de uma tabela com duas variáveis (cilindrada e emissões), existindo ainda a aplicação de uma taxa intermédia a determinados veículos. No caso dos ligeiros de passageiros equipados com motores híbridos plug-in esta taxa é de 25% (60% para híbridos normais).

O que significa que, em termos práticos, ao escolher o Toyota RAV4 plug-in beneficia de um desconto de 75% no ISV.

Dedução do IVA

Outro dos benefícios fiscais na aquisição de um híbrido plug-in é o facto de poder deduzir a totalidade do IVA, desde que o seu valor base de aquisição, antes dos impostos, não ultrapasse os 50.000 euros.

Mas a poupança continua ao longo da vida útil do automóvel. Isto porque as empresas podem deduzir, em sede de IRC, 100% do IVA da eletricidade usada para os carregamentos da bateria.

Já se escolher um automóvel tradicional, não é possível a dedução de qualquer montante de IVA.

Redução da Taxa de Tributação Autónoma (IRC e IRS)

Os veículos plug-in beneficiam também de uma redução nas taxas de tributação autónoma. Estas taxas variam consoante o custo da aquisição e o tipo de veículo.

Vejamos uma comparação entre as taxas a que estão sujeitos os híbridos plug-in e os automóveis tradicionais:

Custo de aquisiçãoTA veículos a combustãoTA híbridos plug-in
inferior a 27.500€10%5%
entre 27.500€ e 35.000€27,5%10%
igual ou superior a 35.000€35%17,5%

Na aquisição de um Toyota RAV4 plug-in a taxa de tributação autónoma aplicável é de 17,5%, enquanto que num automóvel convencional da mesma categoria é de 35%, ou seja, o dobro.

Depreciações em IRC

O valor de aquisição das viaturas pode ser amortizado ou depreciado, no lucro da empresa, a uma taxa máxima de 25% por ano. No entanto, os limites fiscalmente aceites para efeitos de depreciações variam consoante o tipo de veículo.

Para os híbridos plug-in é aceite fiscalmente o valor de aquisição até ao limite de 50.000 euros. Já para os veículos a gasóleo ou gasolina, o limite é de apenas 25.000 euros.

Assim, no que respeita a depreciações em sede de IRC, um híbrido plug-in continua a ter mais vantagens fiscais do que um carro com um motor tradicional.

Saiba quanto pode poupar

Veja um exemplo comparativo entre o RAV4 Plug-In e um automóvel convencional
da mesma categoria e saiba quanto pode poupar na fatura do seu negócio.

Diferenças entre híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV)

Apesar de parecer um detalhe, a designação plug-in faz toda a diferença. Não só para poder tirar partido das vantagens da chamada fiscalidade verde, mas também porque os híbridos HEV são, em vários aspetos, diferentes dos PHEV (ou plug-in).

Os híbridos PHEV, como o Toyota RAV4 plug-in são, em termos de benefícios fiscais, bastante mais vantajosos, porque são mais amigos do ambiente.

Dois motores, diferentes automias

As diferenças a nível ambiental estão relacionadas com o funcionamento dos veículos. No caso dos híbridos plug-in, pode recarregar a bateria ligando-a a uma fonte de energia. Apesar de o carro ter também um motor normal, a bateria tem maior autonomia. Ou seja, pode fazer mais quilómetros em modo totalmente elétrico.

Além de mais “verde”, um híbrido plug-in é também mais económico. Numa distância curta (até 50 quilómetros) pode viajar sem usar o motor de combustão e, logo, sem gastar combustível. A escolha do motor a usar é feita pelo condutor, que tem assim a possibilidade de, a cada momento, escolher a melhor opção.

Já no caso dos híbridos normais (HEV), a bateria carrega-se através da travagem regenerativa. Isto é, o motor elétrico precisa do motor de combustão para poder funcionar e é através dele que consegue gerar energia. Não é possível recarregar a bateria de outra forma.

A autonomia é, por isso, bastante mais baixa e a escolha do motor a usar em cada situação é feita pelo próprio sistema do veículo. Pode usar apenas um ou os dois em simultâneo.

Na altura de comprar um híbrido, pense no que é melhor para o ambiente, porque será também melhor para as finanças da sua empresa.