Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
26 Mar, 2020 - 13:08

Nódoas negras: saiba como melhor tratar os hematomas

Teresa Campos

Se fez um hematoma, aprenda connosco como tratar as nódoas negras em casa de forma muito simples, prática e rápida. Fique atento!

Cuidados a ter com as nódoas negras

As nódoas negras ou hematomas são, nada mais nada menos, do que a acumulação de sangue na pele. Elas podem ser causadas por uma queda ou um simples toque com mais força numa peça de mobiliário, por exemplo.

Estas marcas começam por ficar com uma cor roxa que vai passando para uma tonalidade amarelada, esverdeada ou acastanhada. Elas são mais comuns em indivíduos com pele mais fina e menos elástica, como as crianças e os idosos.

Mas, afinal, como deve tratar as nódoas negras? É certo que, na maior parte dos casos, os hematomas desaparecem por si só, sem precisarem de um tratamento específico.

Porém, se quiser que eles desapareçam mais depressa e aliviar algum incómodo que sinta, massajar o local com alguns produtos pode ajudar. Por isso, se o isolamento e as brincadeiras em casa estão a dar origem a muitos hematomas, fique a saber como tratar as nódoas negras de maneira rápida.

Como tratar as nódoas negras em casa de forma simples e eficaz

Aplicar gelo

Logo após o traumatismo que causou o hematoma deve aplicar uma pedra de gelo sobre o local dorido. O gelo irá diminuir a irrigação sanguínea na região, reduzindo o hematoma.

Aplique o gelo em movimentos circulares. Pode embrulhar a pedra num pano fino e deixar atuar no local durante 3 a 5 minutos. Passada 1 hora pode repetir o procedimento.

Usar uma compressa morna

Passadas 24 horas do traumatismo, pode aplicar sobre os hematomas compressas de água morna, de modo a aumentar a circulação sanguínea local e a remover os coágulos.

Molhe uma compressa ou pano com água morna e aplique sobre o local, deixando atuar por 20 minutos. Passa 1 hora, repita o procedimento.

Se tiver daquelas bolsas de aquecimento, pode utilizá-las, aquecendo-as no microondas entre 1 a 2 minutos. Coloque-as sobre a pele, na região afetada.

Colocar pomadas

Há, ainda, pomadas que ajudam a tratar as nódoas negras. Feitas à base de arnica e de heparinoides, produtos tópicos como o Hirudoid e o Thrombocid ajudam a remover a acumulação de sangue na pele, combatendo os hematomas.

Tomar um analgésico

Só em último recurso deve tomar um analgésico ou anti-inflamatório. Porém, caso a dor seja insuportável, pode sempre usar o paracetamol ou o ibuprofeno como forma de aliviar esse desconforto.

Mulher com nódoas negras na perna

Outras causas e formas de prevenção

Além das causas mais comuns para os hematomas – quedas ou “pancadas” -, as nódoas negras podem ser motivadas por uma injeção, colheita de sangue, uso de ventosas, procedimentos estéticos (lipoaspiração e criolipólise). Por norma, os hematomas desaparecem ao fim de duas semanas, aproximadamente.

Porém, há casos mais graves, em que os hematomas podem ser sinal de doenças da coagulação. Assim, é importante consultar um médico quando:

  • faz facilmente hematomas;
  • tem nódoas negras que não doem;
  • quando não percebe a origem e causa dos hematomas;
  • se as nódoas negras aparecerem e desaparecem de um dia para o outro;
  • se o hematoma doer muito ou for acompanhado de inchaço ou vermelhidão.

Prevenção

Evitar os hematomas mais comuns passa por ter algum cuidado na forma como nos movemos e deslocamos. Especialmente no caso das crianças, é importante supervisionar e não as deixar sozinhas. Saltar na cama ou no sofá, correr dentro de casa, sobretudo em divisões pequenas,… aumenta a probabilidade de um traumatismo.

atividades para fazer em casa em família
Veja também 10 atividades para fazer em casa e viver um tempo de qualidade

Assim, num momento em que todos somos convidados a passar mais tempo em casa e, principalmente, para quem tem miúdos, prevenir doenças ou traumas deve ser mesmo a nossa missão essencial. Se acontecer um hematoma, então já sabe como deve proceder com soluções caseiras e simples.

Veja também