Helena Peixoto
Helena Peixoto
24 Mar, 2020 - 12:18

10 atividades para fazer em casa e viver um tempo de qualidade

Helena Peixoto

Nesta altura de quarentena, em devemos ficar em casa pelo bem de todos, não é preciso desesperar. Anote as nossas sugestões de atividades para fazer em casa e disfrute do seu lar!

atividades para fazer em casa em família

Não tem de encarar esta quarentena como um exílio doloroso! Existem mil e uma atividades para fazer em casa, para todos os gostos e feitios e que o vão ajudar (e muito) a passar o tempo.

Não há mesmo volta a dar. Vivemos tempos muito complicados e a solução é mesmo ficar em casa. Seja em regime de teletrabalho, para assistência a filhos menores ou outro motivo, é nossa obrigação cumprir com o isolamento social para que o novo vírus seja o mais rapidamente combatido.

Muitos profissionais de saúde, se pudessem, não sairiam de casa, mas vão, diariamente, lutar por todos nós, pelo que o mínimo que podemos fazer é mesmo seguir as recomendações superiores.

Mas, para fazer deste tempo em casa algo mais produtivo e divertido, temos dez diferentes sugestões de atividades para fazer em casa para partilhar consigo. Curioso? 

As 10 atividades para fazer em casa que o vão ajudar nesta temporada 

mãe e filha a fazer exercício físico em casa
1

Dedicar mais tempo aos pequenos

É uma “queixa” comum a praticamente todos os pais:a falta de tempo para passar com os filhos. Pois bem, agora o que não lhe falta é tempo!

Brinque com os pequenos, desenvolva atividades e centre-se verdadeiramente neles. Sem telemóveis e interferências, desfrute dos filhotes!

2

Exercício e meditação

Finalmente mas não menos importante, uma sugestão de atividades para fazer em casa e manter-se saudável: mexa-se! Descarregue apps gratuitas de exercícios, acompanhe vídeos no youtube ou siga em casa o seu plano de treino habitual. Mas faça-o!

Outra questão importante: não se esqueça de si. Tire 10 minutos do seu dia para refletir um pouco. Pense nas coisas boas que aconteceram e no que pode melhorar no dia seguinte. Medite, pense, relaxe, seja feliz!

3

Organizar a casa

Acredite: não vai haver melhor altura do que esta. Arregace as mangas, ponha mãos à obra e comece com aquelas organizações de casa que há tanto tempo anda a adiar!

Comece por uma divisão e não vá para outra até a terminar completamente. Aproveite para selecionar, destralhar e ficar com aquilo que realmente usa, gosta e o faz feliz. 

4

Ler um livro

É tempo de parar. Ou pelo menos de desacelerar. E por isso mesmo, nada como aproveitar o tempo que temos a mais em casa para ler um bom livro.

Escolha um local bem agradável em sua casa e termine aquele livro que está a meio e aventure-se em novas histórias e obras. Não se vai arrepender e a sua mente vai viajar bem longe, apesar do corpo não conseguir. 

5

Dedicar-se a um projeto de bricolage

Uma das atividades para fazer em casa que o vão ajudar a passar o tempo e a sentir-se ao mesmo tempo mais útil é o de bricolage e tarefas manuais.

Pegue naquele móvel que está na garagem e não sabe bem o que lhe fazer e restaure-o. Não é difícil! Só precisa de lixa, uma boa tinta e alguma imaginação e dedicação. O resultado vai ser incrível!

6

Visitar museus virtuais

Felizmente, muitas empresas e organizações se tem mostrado sensível ao tempo que vivemos e tem procurado alternativas para satisfazer os clientes.

E não são poucos os museus que pode visitar através da internet e sem qualquer custo! Exemplo disso é a visita ao Museu do Vaticano, que pode apreciar em todo o seu esplendor. 

7

Fazer aquele curso online que anda a adiar

Aproveite este tempo de maior ‘folga’ em termos de volume de trabalho para apostar na sua formação e no seu crescimento pessoal e profissional: faça um curso online!

Uma excelente sugestão é o Atelier digital da Google, 100% online e gratuito e muito útil tanto para quem trabalha por conta de outrem como para quem possui o próprio negócio.

8

Chamadas em dia

Todos nós temos aquela lista de pessoas a quem “devemos” um telefonema mas que, na correria do dia a dia fica sempre adiado. Agora é altura de não adiar mais e de deixar todos estes contactos em dia.

Além de fazer alguém feliz, vai sentir-se melhor consigo mesmo!

9

Dedicar-se às receitas que há tento quer experimentar 

Todos temos aquela lista gigantesca de receitas guardadas no telemóvel, tablet ou computador que vamos vendo e queremos fazer, mas com a correria diária nunca mais nos lembramos de o fazer.

Pois, faça-o agora! Envolva as pessoas que vivem consigo e transforme esse momento de culinária num excelente convívio e tempo de descontração.

10

Maratona de séries

Atualmente, se há coisa que não falta, são opções de séries para ver. E por isso mesmo esta é uma das atividades para fazer em casa que pode e deve fazer!

Prepare as pipocas, uma boa manta e uma bebida e delicie-se com uma maratona da sua série favorita ou de outra que esteja curioso para conhecer.

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins.