Embora comum, a acne é uma patologia dermatológica capaz de deixar, para toda a vida, marcas profundas na pele. Além de inestéticas, essas marcas tornam-se desconfortáveis e memória de toda aquela época de borbulhas e espinhas. Se é o seu caso, saiba como tratar cicatrizes de acne e dizer adeus a essas marcas indesejadas.
Contudo, não se esqueça de consultar um dermatologista e pedir aconselhamento médico sobre qual o método mais adequado para o seu caso. Alguns destes procedimentos devem mesmo ser postos em prática por profissionais de saúde, devidamente certificados e especializados para o efeito.
7 métodos que ensinam como tratar cicatrizes de acne

1. Cremes para o rosto
Há cremes que promovem a formação de colágeneo e devem ser aplicados no rosto diariamente, após limpar bem a pele.
Indicado para: adolescentes e jovens que ainda tenham espinhas e cravos no rosto, mas onde já se vislumbrem algumas marcas e cicatrizes.
2. Dermoabrasão ou Microdermoabrasão
Este é um tipo de esfoliação feito com pequenos equipamentos com ponteira adiamantada ou com cristais de óxido de alumínio, que ‘lixam’ a pele, removendo sua camada mais externa, e deixando-a mais lisa e uniforme. Tal aumenta também a atuação dos fibroblastos e a produção de colágeneo, o que dá firmeza à pele. Esta descamação deve ser complementada com cremes, cujos ácidos penetram melhor depois da esfoliação.
Indicado para: pessoas, cujas cicatrizes de acne formam pequenas ondulações na face. O tratamento deve ser feito semanalmente e a sua duração é incerta. todas as semanas e o tempo total de tratamento é incerto.
3. Peeling com ácidos
O peeling consiste na aplicação de substâncias ácidas diretamente na pele, deixando atuar por alguns minutos. Tal, provoca a descamação da pele e o nascimento de uma nova camada de pele: mais firme, sem manchas e lisa. Este é um tratamento forte que elimina definitivamente todas as cicatrizes.
Indicado para: pessoas com mais de 30 anos, já sem espinhas ou cravos no rosto, mas com muitas cicatrizes no rosto, com diversas profundidades. O número de sessões necessárias são, no máximo, 15, realizadas 1 vez por semana.
4. Microagulhamento com DermaRoller
Este tratamento consiste em passar o DermaRoller (um pequeno rolo com agulhas enfileiradas) pela zona com cicatrizes, nas direções vertical, horizontal e diagonal. As pequenas agulhas penetram na pele e causam pequenas feridas que, ao cicatrizarem, irão formar uma pele mais uniforme e lisa, dado o aumento de novas fibras de colágeneo na pele lesionada.
Indicado para: pessoas com cicatrizes de acne de grau leve ou moderado, sem cravos ou espinhas, e que suportam bem picadas de agulhas.
5. Laser
Há vários tipos de laser capazes de remover as cicatrizes de acne, como os de CO2, Erbium-Yag e o Nd:Ag. O terapeuta posiciona o laser na área a tratar e emite alguns disparos, que provocam uma pequena dor ou desconforto. O laser irá provocar uma alteração nas fibras de colágeneo, as quais irão deixar a pele mais lisa, logo ao fim da 3ª sessão. Os resultados duram mais de 1 ano.
6. Preenchimento da pele com ácido hialurónico
Este procedimento é feito através de injeções na face, a fim de remover os pontos de fibrose originadores da cicatriz e de uniformizar a pele. Estas injeções possuem substâncias preenchedoras como ácido hialurónico, acrilato ou a gordura do próprio paciente.
7. Injeção de plasma
Outro tratamento à base de injeções mas, neste caso, com sangue e plasma do próprio paciente. O sangue não é totalmente absorvido pelo corpo formando um coágulo, que irá formar uma reorganização do hematoma, produzindo novas fibras de colágeneo e fibrina. O resultado é que os pequenos furinhos do rosto vão sendo preenchidos e a pele fica mais uniforme e firme.
Veja também:
- Envelhecimento da pele: causas, sinais e dicas
- Tudo o que sempre quis saber sobre a esfoliação da pele
- Melhores cremes de rosto: 5 escolhas até 30€