Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
29 Abr, 2019 - 10:04

Acne cística: 6 soluções caseiras para ajudar no tratamento

Teresa Campos

A acne cística é um problema de pele que afeta a derme e a auto-estima de muitas pessoas. Conheça produtos naturais que ajudam no tratamento desta doença.

Acne cística: 6 soluções caseiras para ajudar no tratamento

Antes de mais, é importante fazer um ponto prévio e realçar que a acne cística deve ser diagnosticada e tratada através do acompanhamento de um especialista, neste caso, um dermatologista.

Posto isto, é certo que se há produtos ou comportamentos que podem agravar os sintomas da acne cística, existem também produtos naturais capazes de neutralizar essas manifestações e, assim, auxiliar na cura deste problema de pele. Fique a conhecer 6 exemplos, tendo em mente que não deve misturar vários produtos ao mesmo tempo, sob pena de provocar reações adversas.

Acne cística: 6 remédios caseiros do tempo da avózinha

acne cistica

A acne cística corresponde a uma manifestação grave e severa de acne, mais comum nas zonas do rosto dos adolescentes. Carateriza-se por pústulas vermelhas, inchadas e inflamadas que afetam as várias camadas da pele.

Normalmente, as borbulhas e espinhas apresentam pus e são dolorosas. O seu tratamento deve ser prescrito e acompanhado por um dermatologista, podendo ser necessária a aplicação de produtos, como cremes, ou mesmo a administração de comprimidos.

Todavia, há produtos de origem natural que podem auxiliar neste processo de cura, aliviando o desconforto e os sintomas indesejados, acelerando a cicatrização e limpeza da pele. Fique a par de 6 exemplos.

1. Óleo de coco

Devido às suas propriedades antimicrobianas, hidratantes e reparadoras, o óleo do coco é muito aconselhado a quem pretende melhorar o aspeto geral da pele, diminuindo em especial as manifestações de acne e algumas imperfeições.

Como aplicar?

  1. Aplique uma pequena quantidade de óleo de coco nas áreas afetadas.
  2. Deixe atuar, sem enxaguar, repetindo o procedimento durante algumas noites.

2. Mel

Está comprovado que o uso regular do mel assegura poros livres de óleo e impurezas, ao mesmo tempo que ajuda a regularizar a atividade das glândulas sebáceas (principais responsáveis pelo aparecimento da acne cística). As propriedades antibióticas e anti-inflamatórias deste produto são um ótimo complemento para curar este problema de pele.

Como aplicar?

  1. Comece por aplicar uma pequena quantidade de mel sobre as áreas afetadas, deixando atuar por 30 minutos.
  2. Enxague com água morna e enxugue a pele com uma toalha macia.
  3. Repita o procedimento diariamente, até ver resultados.

3. Vinagre de maçã

Os ácidos naturais deste vinagre ajudam a regular o pH cutâneo, logo diminuem o excesso de oleosidade e bactérias, causadoras da acne cística.

Como aplicar?

  1. Misture partes iguais de vinagre de maçã e de água.
  2. Embeba algodão no preparado e aplique sobre as marcas de acne.
  3. Ponha em prática esta rotina, diariamente, duas vezes por dia.

4. Aloé vera

As vantagens desta planta para a pele já são sobejamente conhecidas. Ela possui propriedades hidratantes e antioxidantes que estimulam o trabalho celular, contribuindo para a regeneração da pele. No caso da acne cística, se aplicar diariamente aloé vera sobre a pele, ela irá ajudar a acelerar a recuperação da derme, enquanto previne o surgimento de cicatrizes, manchas ou rugas.

Como aplicar?

  • Extraia o gel de uma folha de aloé vera e aplique nas áreas da pele afetadas.
  • Deixe secar durante 30 minutos, enxaguando depois com água morna.
  • Repita o procedimento todas as noites, antes de dormir.

5. Curcuma

Pois é, as propriedades antibactericidas e antioxidantes da curcuma podem participar positivamente no tratamento da acne crónica. A sua aplicação tópica diminui a presença de impurezas nos poros e desinflama a acne, diminuindo o volume e nível de inflamação das erupções.

Como aplicar?

  1. Humedeça um pouco de curcuma em pó em água e óleo de gergelim.
  2. Misture até criar uma pasta, a qual deverá aplicar nas regiões afetadas, até as cobrir completamente.
  3. Deixe atuar por 30 minutos e enxague.
  4. Repita o procedimento 3 vezes por semana.

6. Aspirina

Sabia que a aspirina pode, também, ser benéfica para a pele? Talvez não… Então fique a saber que a sua alta concentração de ácido salicílico ajuda a diminuir a acne, protegendo ainda a pele das toxinas e raios do sol. O seu uso externo remove as células mortas, acalma a inflamação e equilibra a atividade das glândulas sebáceas.

Como aplicar?

  1. Triture várias aspirinas e humedeça-as em água.
  2. Aplique a pasta obtida sobre a acne e deixe atuar por 30 minutos.
  3. Enxague com água morna e repita o procedimento 3 vezes por semana, à noite.

Veja também: