Assunção Duarte
Assunção Duarte
12 Jul, 2022 - 11:23

Como usar o Instagram para publicar noutras redes

Assunção Duarte

Sabia que as imagens, os vídeos e mesmo as histórias que publica no Instagram podem ser publicados simultaneamente noutras redes sociais onde é ativo?

posts no instagram

Instagram faz parte do grupo das redes sociais mais populares e mais ativas da atualidade. Mas como bons internautas que somos, dificilmente será a única em que estamos ativos e temos conta.

E, se somos utilizadores de várias redes sociais ao mesmo tempo, é provável que muitas vezes os conteúdos que publicamos numa ou mais dessas redes sejam repetidos. 

É importante personalizar e adaptar os nossos conteúdos com um título ou uma legenda apropriada ao ambiente de cada rede, mas, quando se trata de publicar apenas uma imagem ou um vídeo, ou mesmo uma história (Storie), que são conteúdos que falam por si, a publicação em simultâneo em diversas redes como no Facebook, Twitter ou Tumblr, vem mesmo a calhar.

Programe o Instagram para publicar noutras redes

O Instagram facilita a comunicação com as outras redes sociais, especialmente com o Facebook e o WhatsApp, uma vez que fazem parte da mesma grande empresa, a Meta, mas também com redes como o Twitter, Tumblr ou Snapchat. As contas com que poderá partilhar as publicações podem depender do seu tipo de conta de Instagram e também do país em que se encontra. 

O poder partilhar conteúdos de forma nativa, sem ter de sair da aplicação, permite ao utilizador do Instagram publicar os conteúdos criados no Instagram também noutras redes sociais sem ter de repetir essa operação de publicação nas outras redes. Para tal tem duas opções de partilha possíveis.

Primeira opção: autorize o Instagram a comunicar com as suas outras contas

Como fazer?

Passo 1

Abra o Instagram e vá para o seu perfil.

Passo 2

Toque no seu ícone de perfil e procure por >Definições (ou Configurações ou >Settings em inglês) 

Passo 3

Escolha >Conta (Account) e >Publicar noutras apps (>Share to other apps). 

Passo 4

Escolha a aplicação onde quer partilhar a partir da lista que lhe aparece disponível.

Passo 5

introduza o seu login para autorizar a ligação com o seu Instagram. Se for da Meta, essa conta já aparecerá identificada como sua. Pode fazê-lo para mais do que uma rede social onde tenha conta e que lhe apareça na lista como disponível.

Segunda opção: durante a publicação assinale quais as redes para onde vai o seu post

Como fazer?

Passo 1

Abra o Instagram e selecione o sinal de +  e escolha Publicar.

Passo 2

Selecione uma imagem, vídeo ou use a câmara para tirar uma fotografia ou filmar.

Passo 3

Avance, aplique os filtros e o texto que quiser e, no último ecrã, verá a lista das redes sociais disponíveis para publicar o seu post. Nesta lista estão as aplicações que já autorizou a comunicar com o Instagram, mas também as que não autorizou.

Passo 4

Escolha as que lhe interessam para aquela publicação em especifico. Se por acaso não tiver autorizado previamente essa rede a comunicar com o Instagram (o processo descrito na Primeira opção) terá de o fazer nesse momento. Mas se já o tiver feito, é só dar o OK e a sua publicação aparecerá em simultâneo nas redes já em comunicação com o seu Instagram.

Instagram e Facebook: publicação automática

Como o Facebook e o Instagram fazem parte da mesma empresa, é possível aceder às > Configurações avançadas (>Advanced settings) dentro do menu da nova publicação, para que essa partilha se torne automática.

Esta relação privilegiada com o Facebook, também permite que quando o utilizador do Instagram partilha uma História (Story) essa também possa ser exibida como uma História na parte superior do Feed de Notícias do Facebook se optar por isso. 

O Instagram já se assume não como uma aplicação exclusiva de partilha de fotografias, mas como uma aplicação de criação de vídeos e troca de mensagens visuais. Para isso contribuiu a criação de recursos como as Stories ou o Reels. Nesta aposta no entretenimento, só falta o último e derradeiro passo: oferecer comunicação nativa com a grande concorrente TikTok.

O Instagram ainda não tem disponível a possibilidade de partilhar diretamente os seus posts na aplicação chinesa, mas o conceito Reels aproximou-as mais do que nunca pelo que a aplicação chinesa já disponibiliza ligação nativa ao Instagram.

Veja também