ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Assunção Duarte
Assunção Duarte
19 Jan, 2021 - 15:19

Como salvar fotos no Instagram?

Assunção Duarte

Um bilião de utilizadores ativos por mês torna o conteúdo desta rede fugidio. Saiba como salvar fotos no Instagram antes que desapareçam.

Filtros para fotos no instagram

Salvar fotos no Instagram pode ser a única maneira de conseguir voltar a rever uma publicação que adorou. A produção diária de conteúdo na rede é tão elevada que os utilizadores que seguem vários perfis acabam por se perder dentro de tanta publicação. 

O próprio algoritmo que seleciona o conteúdo a aparecer no seu feed, não facilita o reencontro com alguma foto, vídeo ou história de que gostou muito. Parece bem mais fácil ver, gostar e guardar de imediato para rever mais tarde e sem complicações. 

Como o Instagram não permite o download direto das publicações, veja como pode contornar esta dificuldade sem ter de recorrer apenas ao screenshot que acaba por não servir de nada se o que lhe interessa é também guardar alguns vídeos.

Salvar fotos no Instagram: guardar dentro da app

Pode arquivar facilmente as publicações que gostou dentro da própria aplicação. Basta tocar no símbolo que parece um mini estandarte no canto inferior direito por baixo da publicação.

Essa publicação será guardada numa secção privada, que facilmente pode rever. Para isso deve aceder ao seu perfil, tocar nos 3 traços horizontas no canto superior direito do ecrã e depois tocar de novo no mini estandarte. 

Se nesse local já criou várias bibliotecas de publicações e se quiser colocar a nova publicação na biblioteca certa, basta tocar e manter pressionado o símbolo do mini estandarte. Vai-lhe aparecer em popup uma lista das suas bibliotecas para escolher ou pode guardar a publicação numa nova biblioteca tocando no símbolo +.

Simples e rápido, funciona para fotos e vídeos, com a certeza dada pelo Instagram de que ninguém vai aceder às suas bibliotecas e de que quando guarda a publicação de alguém, essa pessoa não sabe que a guardou. Mas e se eu quiser guardar essas publicações fora rede, no meu telemóvel ou computador?

Publicar no instagram a partir do computador

Salvar fotos no Instagram: guardar fora da app

Respeite sempre o autor original

A questão de direitos autorais é uma das razões mais válidas que o Instagram aponta para dificultar tanto a vida a quem queira fazer download das publicações dos seus utilizadores. Mas também sabemos que na internet é inevitável o conteúdo extravasar para fora dos locais onde originalmente é publicado. 

Cabe à ética de cada utilizador saber apreciar e respeitar o trabalho e as publicações dos outros, referenciando sempre a sua autoria quando efetua republicações ou reutilizações de conteúdo de que não é autor. 

Utilize uma aplicação gratuita para fazer download

É fácil encontrar online uma aplicação gratuita que o ajude a fazer download das publicações do Instagram que mais lhe interessam. Estão acessíveis nas Stores oficiais para utilizadores Android e iPhone e algumas oferecem downloads ilimitados na sua versão gratuita. 

Funcionam quase todas através de um sistema simples. Descarrega a aplicação para o seu telemóvel e, quando encontra uma publicação do Instagram que gosta, foto ou vídeo, basta tocar nos 3 traços horizontais que aparecem no canto superior direito, logo por cima dessa publicação. Depois é só tocar no >Copiar Ligação ou >Copiar Url ou >Copiar link. Vai depender o seu sistema.

De seguida, abra a aplicação de download que escolheu instalar, cole o endereço copiado do Instagram e o download começa. Deixamos-lhe aqui algumas sugestões das aplicações mais utilizadas para Android, o Downloader e o InsTake Downloader, e para iOS, o Insaver ou o Regrammer.

Recorra a um truque de programador

Um processo mais complexo, mas que pode ser a opção para aqueles que estão mais habituados à estrutura e programação de páginas. Entre no Instagram através do seu computador. Clique com o botão direito do rato sobre a publicação que quer guardar. Selecione >Mostrar código da página.

Isto vai fazer com que apareça um separador que exibe o código fonte da página de Instagram que está a visualizar. Agora é só fazer scroll down pelo código e procurar a imagem. Pode estar associada a um ficheiro com a extensão .jpg e deve estar dentro de uma linha de código que corresponde um endereço de URL. Uma vez encontrado é copiar esse URL e abri-lo numa nova janela do seu navegador. Quando a imagem aparecer, ao clicar com o botão direito do rato sobre a mesma, já vai encontrar disponível a função do Guardar que nunca aparece no Instagram.

Salvar as fotos no Instagram: criou no seu perfil e quer guardar fora da rede

Se calhar ainda não deu conta, mas é muito fácil salvar na galeria do seu telemóvel as suas próprias publicações, criadas e editadas dentro do Instagram. Basta aceder ao seu perfil, tocar no ícone em forma de pessoa e depois tocar nos 3 traços horizontais do menu no canto superior direito do seu ecrã.

Clique a seguir em >Definições, >Conta e depois >Fotografias originais ou >Publicações originais. Aqui pode ativar a opção para guardar sempre as suas publicações originais localmente, na biblioteca do seu telemóvel. Pode fazê-lo só para as fotos ou só para os vídeos. 

Obter um cópia do que partilhou

Se é um utilizador muito ativo, que já tem conta há vários anos e só agora se lembrou que quer guardar o que publicou nesta rede, o Instagram criou um novo recurso para isso. Basta aceder ao seu perfil, clicar ou tocar em >Definições, >Privacidade e Segurança e descer até encontrar >Descarga de Dados ou >Pedir para descarregar.

Aqui aparece-lhe a descrição do serviço. Poderá obter uma cópia do que partilhou no Instagram via email. A rede promete resposta ao seu pedido até 48 horas, o tempo necessário para recolher e enviar para o seu email um link que dá acesso esses dados.

Veja também