ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ekonomista
Ekonomista
17 Dez, 2020 - 15:57

Vacinação contra COVID-19 começa entre 27 e 29 de dezembro

Ekonomista

A ministra da Saúde anunciou esta quinta-feira que a vacinação contra a COVID-19 vai começar mais cedo do que o previsto.

Frascos de vidro com vacinas contra a COVID-19

Depois de Ursula von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia, ter anunciado que o processo de vacinação na UE contra a COVID-19 vai começar entre 27 e 29 de dezembro, a ministra da Saúde, Marta Temido, deu indicação que esse calendário de vacinação também será válido para Portugal.

Ou seja, os portugueses vão começar a ser vacinados entre os dias 27 e 29 de dezembro.

Na conferência de imprensa que teve lugar após uma reunião com responsáveis do planeamento da vacinação, a governante confirmou que Portugal vai receber 9750 doses da vacina da Pfizer ainda este mês. Em janeiro chegarão cerca de 300 mil doses, com a ministra a estimar que no fim do primeiro mês de 2021 estejam administradas 312.975 vacinas.

Marta Temido disse ainda que, de acordo com as informações que tem em sua posse, a Agência Europeia do Medicamento pretende emitir a 23 de dezembro a autorização condicional de introdução no mercado e que as primeiras doses de vacina poderão chegar a Portugal já no dia 26.

“No mês de Janeiro chegarão, a partir de dia 4, as demais doses, cerca de 300 mil vacinas”, disse a ministra da Saúde, anunciando que estão a ser definidas prioridades de vacinação.

A ministra fez questão de frisar que não há alterações ao plano que já estava delineado, apesar de estar a ser identificado um subgrupo para este primeiro lote de vacinas que chegará em dezembro. Ao que tudo indica poderão ser os profissionais de saúde.

Terminou a sua intervenção apelando aos portugueses para confiarem na vacinação.

Veja também