ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ekonomista
Ekonomista
03 Dez, 2020 - 17:20

COVID-19: conheça o Plano Nacional de Vacinação

Ekonomista

Depois de ter anunciado que a vacina será gratuita, facultativa e administrada nos centros de saúde, o Governo revela agora quais os grupos prioritários.

Médico a vacinar utente contra a COVID-19

O Plano de Vacinação de Portugal contra a COVID-19 foi apresentado esta quinta-feira pela ministra da saúde, Marta Temido, e pelo presidente do Infarmed, Rui Ivo.

A governante anunciou um investimento de 200 milhões de euros, num total de cerca de 22 milhões doses de vacinas. Disse ainda que a vacina será gratuita, facultativa e administrada em duas doses nos centros de saúde, sendo que à partida serão os próprios enfermeiros a fazê-lo, caso contrário serão criadas equipas próprias para o efeito.

Grupos que têm prioridade na toma da vacina e respetivas fases

Além disso, anunciou os grupos que serão vacinados de forma prioritária e em três fases, a saber:

1º grupo

Fase de vacinação entre janeiro e março

  • Profissionais de saúde e residentes em lares e em instituições similares e profissionais e internados em unidades de cuidados intensivos;
  • Pessoas com 50 ou mais anos, com pelo menos uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária,insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração;
  • Profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados de doentes e profissionais de forças de segurança e serviços críticos.
2º grupo

De março a julho

  • Pessoas com 65 ou mais anos, tenham ou não comorbilidades associadas;
  • Pessoas com mais de 50 anos, com diabetes, neoplasia maligna ativa, insuficiência hepática, insuficiência renal, obesidade, hipertensão arterial e, eventualmente, outras patologias.
3º grupo

A partir de julho

A restante população, se for possível assegurar o ritmo de fornecimento previsto.

Veja também