ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ekonomista
Ekonomista
02 Dez, 2020 - 14:51

COVID-19: vacina da Pfizer poderá chegar a 1 de janeiro

Ekonomista

O anúncio foi feito esta quarta-feira pela diretora-médica da Pfizer Portugal, numa entrevista à RTP.

Frascos com vacina contra a COVID-19

Numa entrevista à RTP, a diretora-médica da Pfizer Portugal anunciou que a vacina contra a COVID-19 poderá chegar a Portugal já no início de janeiro de 2021.

Susana Castro Marques referiu que a vacina estará no país três dias depois de ser aprovada pela Agência Europeia do Medicamento, o que está previsto acontecer a 29 de dezembro.

Sabe-se que a Pfizer e a BioNTech vão assegurar o transporte da vacina desde a fábrica da Pfizer na Bélgica, e de outras duas na Alemanha, até aos locais de vacinação designados pelas autoridades portuguesas em caixas térmicas a 70 graus negativos.

Estas caixas garantem a estabilidade da temperatura até 10 dias se se mantiverem fechadas e têm dispositivos para assegurar a localização das vacinas durante o transporte (o qual, numa primeira fase, será feito por via aérea e, posteriormente, por uma rede de transporte terrestre para distribuição no país) e a que temperatura se encontram.

As farmacêuticas já produziram 20 milhões de doses da vacina e responsabilizam-se por todas as etapas do transporte. Para 2021, prevêem a produção de mil milhões e 300 mil doses.

Veja também